Código: | SS2210212 | Sigla: | PD2 | |
Áreas Científicas: | PSICOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 43 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 1º | 5 ECTS | 30 | 30 |
Teóricas: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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A disciplina de Psicologia do Desenvolvimento 2 deve ser perspetivada em articulação e complementaridade com a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento 1, lecionada no 1º semestre. No final da UC os estudantes devem: - Compreender a relevância da perspetiva desenvolvimental para o estudo da idade adulta; - Conhecer teorias, modelos conceptuais e investigação empírica sobre o desenvolvimento psicológico na idade adulta e no idoso; - Compreender os processos e as transições do desenvolvimento humano da idade adulta ao envelhecimento.
1. O estudo da psicologia do desenvolvimento na idade adulta e na velhice: considerações gerais.
2. A adultez emergente e o jovem adulto
2.1. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
3. A idade adulta e a meia-idade.
3.1. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
4. Os idosos e os muito idosos.
4.1. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
A presente Unidade Curricular, situando-se no âmbito formação avançada de Assistentes Sociais, pretende proporcionar um aprofundamento das questões do desenvolvimento humano, destacando os contributos da Psicologia do Desenvolvimento para a intervenção social. Tomando por referência as teorias psicológicas do desenvolvimento, à luz da literatura e da investigação atual nesses domínios, os conteúdos estão organizados de forma integrada, visando permitir a análise de perspetivas pertinentes para a intervenção prática.
Parte-se de aspetos gerais acerca do desenvolvimento para particularidades do desenvolvimento ao longo do ciclo de vida, especialmente ao nível das alterações físicas, cognitivas e psicossociais. Conhecer os processos do desenvolvimento humano e entender a sua natureza facilitará a promoção do desenvolvimento integral dos alunos, tornando-os mais eficientes na apreensão e aplicação dos conhecimentos. No geral, pretende-se promover a aquisição de conhecimentos científicos e o desenvolvimento de competências profissionais, que integram os conhecimentos da psicologia do desenvolvimento com os do serviço social.
Berryman, J. C., Hargreaves, D., Herbert, M., & Taylor, A. ;A psicologia do desenvolvimento humano, Instituto Piaget, 2002 |
Birren, J.E., & Schaie, K.W. ;Handbook of the Psychology of Aging , Elsevier, 2006 |
Fonseca, A. M. ;Desenvolvimento Humano e Envelhecimento, Climepsi, 2005 |
Fonseca, A. M. ;O envelhecimento: uma abordagem psicológica, Universidade Católica, 2006 |
Marchand, H. ;Psicologia do Adulto e do Idoso, Quarteto, 2005 |
Papalia, D.E., Olds, S.W. & Fieldman, R.D. ;Desenvolvimento Humano (8ª Ed.), McGraw-Hill, 2006 |
Schaffer, H.R. ;Key concepts in developmental psychology, Sage, 2010 |
Lally, M. & Valentine-French, S. (2019); Lifespan Development: A Psychological Perspective (2º ed)., 2019 |
Aulas expositivas, onde serão utilizados recursos audiovisuais. Apelar-se-á à participação ativa dos estudantes e as aulas servirão de base organizadora para o respetivo estudo / leituras complementares. Estas abordagens poderão ser complementadas, numa perspetiva de aplicação, com a análise de casos e a resolução de problemas. O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias de role-playing.
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Não aplicável.
A avaliação para os alunos consistirá na realização de um exame individual escrito (100% da nota final).
Não aplicável.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Através das metodologias de ensino e de aprendizagem propostas, pretende-se o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. O recurso a vários tipos de metodologias tem por objetivo potenciar a abordagem da psicologia e psicopatologia do desenvolvimento numa perspetiva de complexidade, procurando evidenciar diferentes níveis de análise, fomentando a integração de saberes. Os métodos e estratégias escolhidos pretendem desenvolver nos estudantes conhecimentos, compreensão e competências ao nível da aplicação prática. Assim, pretende-se que os alunos estejam aptos, no final da unidade curricular, a utilizarem de forma independente os conceitos e as ferramentas transmitidos.