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Fenómenos Societais 3


Código: SS2210216    Sigla: FS3
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 69 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TURMAU

Teóricas: 45,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 3,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
Adriano Zilhão de Queirós Nogueira   3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem


Objetivos da disciplina

. Compreender que a produção das desigualdades sociais é um fenómeno recorrente na estruturação das sociedades;
. Ler e interpretar a desigualdade nas sociedades contemporâneas;
. Conhecer e compreender as dinâmicas de mobilidade social que atravessam as sociedades contemporâneas;

Programa




1. A desigualdade social: o debate em torno da noção, critérios e categorias de análise da desigualdade

Texto 1
Stavenhagen R. ¿Classes sociales y estratificación¿ extraído de Las classes sociales en la sociedad capitalista avanzada, Barcelona, Ed. Península, 1971, pp 169-189 (tradução de A. J.Esteves e A.J.Fleming, Sociologia, Porto, Porto Ed., 1981).

2. O lugar no consumo como fonte de desigualdade: contributos para a teoria da estratificação na proposta de Melvin Tumin

Texto 2
Tumin, Melvin, A Estratificação Social, São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1970, cap. 2, pp. 27-36.

3. O lugar na produção como fonte de desigualdade: contributos para a teoria das classes sociais

3.1. O conceito de classe social de Marx

Texto 3
Campenhoudt, L. V., Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva, 2003, pp 178-187.
Texto 4 
Terray, E. ¿Sobre as classes sociais¿ in: A. J. Esteves e A. J. Fleming, ¿Sociologia¿ Porto, Porto Ed. 1981.


3.2. N. Poulantzas e a estrutura de classes nas sociedades contemporâneas

Texto 5
N. Poulantzas, ¿As classes sociais no capitalismo de hoje¿, ¿Introdução¿, Rio de Janeiro, Zahar Ed., 1975, pp 13-38.
Texto 6
Poulantzas, Nicos, ¿Classes: os critérios políticos e ideológicos, in Teoria das Classes Sociais, Porto, Pub. Escorpião, 1976, pp. 24-43. (Reproduzido por A. J. Esteves e A. J. Fleming, Sociologia, Porto, Porto Editora, 1981, pp. 215-225)

4. A Mobilidade Social

4.1. Conceptualização e operacionalização da noção de mobilidade social.

Texto 8

Demartis, Lucia ¿Compêndio de Sociologia¿, pp 130-131, Edições 70, Lisboa, 2002.

4.2. A interpretação sociológica da Mobilidade Social

Texto 9
Ferreira, J. M. Carvalho e outros, ¿Sociologia¿, pp356-358 e pp 366-374, McGraw-Hill, 1995.




Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Estão previstas as seguintes atividades: - apresentação de textos/outros documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada; - aprofundamento das matérias teóricas (conceitos, teorias) a partir da realização do relatório temático e de exercícios propostos pelos docentes; - orientação tutorial, individual e em pequeno grupo, quer quanto às matérias gerais da disciplina, quer quanto à realização do relatório temático.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino contemplarão aulas de exposição geral da matéria, aulas de orientação tutorial dos trabalhos de avaliação de conhecimentos e aulas para visionamento de filmes ou outros elementos para debate e ilustração de tópicos ou conceitos fundamentais do programa.


Modo de Avaliação

1

Avaliação Contínua

AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída
A avaliação distribuída consistirá:
a) Na realização de duas fichas de leitura (individual ou em grupo, até um limite de 3 elementos), nomeadamente sobre textos programáticos da cadeira. Cada ficha de leitura terá uma ponderação de 25 % na nota final, terá que ser escrita em letra Arial 11, espaço 1,5, alinhamento do texto justificado e ocupar cerca de 10 páginas. Serão considerados como critérios de avaliação:

- articulação do tema com as matérias programáticas;
- capacidade de análise crítica dos textos;
- sistematicidade;
- consulta bibliográfica;
- originalidade;
- empenho no trabalho.
b) Num exercício escrito individual (a realizar em data a definir) com ponderação de 50% na nota final e que incidirá, maioritariamente, sobre matéria programática trabalhada, nomeadamente, nas fichas de leitura.
A participação nas aulas poderá, também, ser levada em consideração na definição da nota final.
2. Avaliação por exame final


Avaliação Final

Exame, nas diferentes épocas de avaliação.

Provas e Trabalhos Especiais

Nos termos do RAC.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Nos termos Regulamentares.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Nos termos do RAC.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Estão previstas sessões que contemplam um conjunto de atividades científico-pedagógicas, que visam consolidar as competências dos alunos. Estão previstas as seguintes atividades: apresentação de textos/outros documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada; aprofundamento das matérias teóricas (conceitos, teorias) a partir da realização do ensaio crítico e de exercícios propostos pelo docente; orientação tutorial, individual e em pequeno grupo, quer quanto às matérias gerais da disciplina, quer quanto à realização do ensaio crítico - indispensáveis à concretização dos objetivos da Unidade Curricular.