Código: | SS2210217 | Sigla: | GOS | |
Áreas Científicas: | ECONOMIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 60 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 48,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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1. O Terceiro Sector
2. Os recursos humanos
3. A produtividade
4. Avaliação e responsabilização
5. A constituição de alianças
6. Recolha de fundos
Os conteúdos estão organizados de forma
integrada, visando permitir a análise de conceitos e perspectivas pertinentes para a
compreensão das organizações do 3º sector, principal empregador dos assistentes sociais. Parte-se de uma abordagem contextual das organizações que operam neste sector e das suas principais características para o estudo de alguns dos principais desafios que se colocam à gestão deste tipo de organizações, tendo por base os conceitos e funções da actividade gestionária.
Werther, W. B, Jr., Berman, E. M;Third Sector Management - The Art of Managing Nonprofit Organizations, Georgetown University Press/Washington, D.C., 2001. ISBN: ISBN 978-0-87840-843-6 |
Andrade, A. M., Franco, R.;Economia do conhecimento e organizações sem fins lucrativos, SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação, 2007. ISBN: 978-972-8589-79-0 (disponível online) |
João M. S. Carvalho;Organizações não Lucrativas: aprendizagem organizacional, orientação de mercado, planeamento estratégico e desempenho,, Edições Sílabo, 2005 |
O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem
teórica, construindo um
quadro de referência de base que possibilite a compreensão das exigências, princípios e estratégias que devem orientar a gestão das organizações sociais. Para isso recorrer-se-á ao método expositivo e também à exemplificação através da abordagem de casos práticos.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Total: | 45 |
Avaliação distribuída:
Três testes, cada um com uma ponderação de 1/3. O primeiro e segundo testes realizam-se durante o período lectivo, o terceiro na mesma data do exame final da época normal. A nota mínima exigida em qualquer dos testes é de 6,5 valores, conforme o previsto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (RAC).
Exame escrito individual.
Conforme regulamentos.
Conforme regulamentos.
O método expositivo e de debate adequa-se bem ao objectivo de aprendizagem das teorias e da capacidade de transferência das ditas para os contextos profissionais dos discentes.