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Gestão das Organizações Sociais


Código: SS2210217    Sigla: GOS
Áreas Científicas: ECONOMIA

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 60 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TURMAU

Teóricas: 48,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 3,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
Gabriel Augusto Leite Mota   3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos da disciplina no contexto da licenciatura: 
 1) Fornecer aos alunos os conceitos e outros instrumentos teórico-práticos de gestão de organizações sem fins lucrativos. 
 2) Contribuir para a formação interdisciplinar dos técnicos de serviço social.

Objectivos específicos da disciplina: 
 1) Dar competências de análise e decisão aos assistentes sociais e outros profissionais, no âmbito da gestão, para serem capazes de contribuir para o planeamento e gestão estratégica e operacional de organizações e/ou projectos. 
 2) Promover a compreensão e utilização de instrumentos de gestão que permitam aumentar a eficácia e a eficiência das organizações.

Programa

1. O Terceiro Sector
2. Os recursos humanos
3. A produtividade
4. Avaliação e responsabilização
5. A constituição de alianças
6. Recolha de fundos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos estão organizados de forma integrada, visando permitir a análise de conceitos e perspectivas pertinentes para a compreensão das organizações do 3º sector, principal empregador dos assistentes sociais. Parte-se de uma abordagem contextual das organizações que operam neste sector e das suas principais características para o estudo de alguns dos principais desafios que se colocam à gestão deste tipo de organizações, tendo por base os conceitos e funções da actividade gestionária.

No conjunto, pretende promover-se a aquisição de conhecimentos básicos mas sólidos de Gestão das Organizações Sociais, onde maioritariamente os Assistentes Sociais irão desempenhar as suas funções profissionais.

Bibliografia Principal

Werther, W. B, Jr., Berman, E. M;Third Sector Management - The Art of Managing Nonprofit Organizations, Georgetown University Press/Washington, D.C., 2001. ISBN: ISBN 978-0-87840-843-6

Bibliografia Complementar

Andrade, A. M., Franco, R.;Economia do conhecimento e organizações sem fins lucrativos, SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação, 2007. ISBN: 978-972-8589-79-0 (disponível online)
João M. S. Carvalho;Organizações não Lucrativas: aprendizagem organizacional, orientação de mercado, planeamento estratégico e desempenho,, Edições Sílabo, 2005

Métodos de Ensino

O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica, construindo um quadro de referência de base que possibilite a compreensão das exigências, princípios e estratégias que devem orientar a gestão das organizações sociais. Para isso recorrer-se-á ao método expositivo e também à exemplificação através da abordagem de casos práticos.


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua

Avaliação distribuída:

Três testes, cada um com uma ponderação de 1/3. O primeiro e segundo testes realizam-se durante o período lectivo, o terceiro na mesma data do exame final da época normal. A nota mínima exigida em qualquer dos testes é de 6,5 valores, conforme o previsto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (RAC).

Para os estudantes não trabalhadores, há 10% de ponderação da nota final em função da presença nas aulas.


Avaliação Final

Exame escrito individual. 

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Conforme regulamentos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Conforme regulamentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O método expositivo e de debate adequa-se bem ao objectivo de aprendizagem das teorias e da capacidade de transferência das ditas para os contextos profissionais dos discentes.