Código: | SS2210221 | Sigla: | MTIS1 | |
Áreas Científicas: | Teoria Social Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 79 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 2º | 3 ECTS |
Teórico-Práticas: | 32,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Iniciar os estudantes na prática da investigação científica:
1. Adquirir competências no plano da produção de conhecimento científico, do acompanhamento e análise crítica do conhecimento produzido no Serviço Social
1.1. Ser capaz de identificar e romper com os principais obstáculos ao conhecimento científico
1.2. Ser capaz de elaborar perguntas de partida, problemáticas teóricas e modelos de análise adequados à análise dos problemas sociais trabalhados no âmbito do trabalho de estágio
1.3. Ser capaz de usar os princípios do pensamento crítico e da argumentação na elaboração de relatórios de investigação
2. Adquirir competências no plano da realização de uma investigação científica recorrendo aos instrumentos metodológicos adequados
2.1. Ser capaz de desenvolver um trabalho de observação participante e de elaborar um diário de campo no âmbito do trabalho de estágio
O trabalho de intervenção social levado a cabo pelos alunos no quadro do trabalho de estágio desenvolvido ao longo do semestre pressupõe a determinação rigorosa das causas dos problemas identificados. A rutura com visões deturpadas da realidade e dos problemas sociais e o domínio das etapas de condução de uma investigação científica e dos processos de argumentação são um passo fundamental para uma prática teoricamente sustentada evitando, assim, ações meramente assistencialistas e reprodutoras desses mesmos problemas. No plano da aquisição de competências em matéria de utilização de instrumentos metodológicos adequados para proceder à investigação, o enfoque incide no método etnográfico/observação participante essenciais para a prossecução do trabalho de estágio desenvolvido pelos estudantes.
Bryman, A. ;Social Research Methods, Oxford University Press, 2004 |
Bruyne, P. et al. ;Dinâmica de Pesquisa em Ciências Sociais, Francisco Alves Editora, 1991 |
Burgess, R. G. ;A Pesquisa de Terreno, Celta Editora, 1997 |
Campenhoudt, L. V. & Quivy, R. ;Manual de Investigação nas Ciências Sociais, Gradiva, 1992 |
Carmo, H. ;Metodologia de Investigação, Universidade Aberta, 1998 |
Cottrel, S. ;Critical Thinking Skills, Macmillan, 2017 |
Cottrel, S. ;The Study Skills Handbook, Palgrave, 1999 |
D¿Ancona, M. A. ;Metodologia cuantitativa. Estrategias y técnicas de investigacíon social, Síntesis, 2001 |
Freixo, M. J. V. ;Metodologia Científica. Fundamentos, Métodos e Técnicas, Instituto Piaget, 2011 |
Oliveira, L. A. ;Escrita Científica, Lidel, 2018 |
Peretz, H. ;Métodos em Sociologia, Temas e Debates, 2000 |
Rubin, A. & Babbie, E. ;Research Methods for Social Work, Thomson, 2005 |
Schutt, R. ;Investigating the Social World, Pine Forge Press, 2001 |
Silva, A. S. ;A ruptura com o senso comum nas ciências sociais. In A. S. Silva & J. M Pinto (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais (pp.29-53), Afrontamento, 1986 |
Tratando-se de uma disciplina teórico-prática, a metodologia de ensino-aprendizagem pressupõe a orientação das aulas em dois sentidos: por um lado, aulas de carácter mais expositivo para apresentação dos principais conteúdos programáticos ilustrados com exemplos concretos e apelando à discussão com os estudantes (capitalizando as experiências por estes vivenciadas no estágio); aulas de carácter prático para desenvolvimento de um conjunto diversificado de trabalhos relacionados com as matérias lecionadas (análise critica de textos usando os princípios do pensamento crítico e da argumentação; elaboração de perguntas de partida: hipóteses teóricas: operacionalização de conceitos, entre ouras atividades).
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Prova individual | Teste/Exame | 2 | |
Estudo autónomo | Estudo | 43 | |
Total: | 75 |
Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que é composta pelos seguintes elementos:
a) Realização de um teste escrito individual a ser realizado na época dos exames. Ponderação de 70%.
b) Realização de um trabalho de grupo (2 estudantes). Ponderação de 30%.
NOTE BEM: Ao abrigo do ponto 3 do artigo 11º do RAC serão aprovadas em avaliação distribuída os estudantes que no final tenham uma classificação igual ou superior a 10 valores, desde que nas classificações parcelares tenham pelo menos 6,5 valores.
Os estudantes devem ler com atenção o artigo 11º do RAC.
2. Exame Final (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos):
Realização de um exame escrito final.
Ponderação de 100%.
Avaliação distribuída
Teste = 70%
Trabalho de grupo = 30%
Exame
Exame = 100%
Não aplicável.
De acordo com as normas do RAC.
De acordo com as normas do RAC.
A aquisição de competências no plano do desenvolvimento de trabalhos de investigação científica e da aplicação de instrumentos metodológicos adequados ao estudo de determinados problemas sociais pressupõe o recurso a estratégias de ensino-aprendizagem que envolvam os alunos em trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos aprendidos. A mera memorização de conteúdos não se coaduna com as exigências de experimentação da prática de investigação.