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Métodos e Técnicas de Investigação Social 1


Código: SS2210221    Sigla: MTIS1
Áreas Científicas: Teoria Social Aplicada

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 79 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TURMAU

Teórico-Práticas: 32,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Idalina Maria Morais Machado   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Iniciar os estudantes na prática da investigação científica:
1. Adquirir competências no plano da produção de conhecimento científico, do acompanhamento e análise crítica do conhecimento produzido no Serviço Social
1.1. Ser capaz de identificar e romper com os principais obstáculos ao conhecimento científico
1.2. Ser capaz de elaborar perguntas de partida, problemáticas teóricas e modelos de análise adequados à análise dos problemas sociais trabalhados no âmbito do trabalho de estágio
1.3. Ser capaz de usar os princípios do pensamento crítico e da argumentação na elaboração de relatórios de investigação
2. Adquirir competências no plano da realização de uma investigação científica recorrendo aos instrumentos metodológicos adequados
2.1. Ser capaz de desenvolver um trabalho de observação participante e de elaborar um diário de campo no âmbito do trabalho de estágio

Programa

1. A produção de conhecimento científico
1.1. A importância da investigação social na prática do Assistente Social
1.2. Realidade e conhecimento sobre a realidade: o conhecimento como construção
1.3. Obstáculos epistemológicos e ruptura com o senso comum
1.3.1. O naturalismo, o individualismo e o etnocentrismo
1.3.2. O princípio metodológico de explicar o social pelo social
1.4. Estratégias de investigação científica
1.4.1. Método de análise extensiva (ou de medida), método de análise intensiva (ou de estudo de casos) e método experimental
1.4.2. A triangulação
1.5. Pensamento crítico e argumentação

2. A condução de uma de investigação científica em Ciências Sociais
2.1. Definição de problemas a explicar
2.1.1. Formulação da questão de partida
2.1.2. Fase exploratória
2.2. Construção da problemática teórica e formulação de hipóteses/modelo de análise
2.2.1. A teoria no processo de investigação
2.2.2. Conceptualização e medida: conceitos, indicadores, fiabilidade e validade
2.2.3. Hipóteses teóricas e modelo de análise
2.3. Realização da investigação: breves referências
2.3.1. Construção e aplicação de instrumentos de recolha de informação
2.3.2. Tratamento e análise dos dados recolhidos

3. Observação participante
3.1. Etapas da observação e papéis do observador
3.2. Observar e registar: a elaboração das notas de campo
3.3. Tratamento, análise e apresentação de dados 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O trabalho de intervenção social levado a cabo pelos alunos no quadro do trabalho de estágio desenvolvido ao longo do semestre pressupõe a determinação rigorosa das causas dos problemas identificados. A rutura com visões deturpadas da realidade e dos problemas sociais e o domínio das etapas de condução de uma investigação científica e dos processos de argumentação são um passo fundamental para uma prática teoricamente sustentada evitando, assim, ações meramente assistencialistas e reprodutoras desses mesmos problemas. No plano da aquisição de competências em matéria de utilização de instrumentos metodológicos adequados para proceder à investigação, o enfoque incide no método etnográfico/observação participante essenciais para a prossecução do trabalho de estágio desenvolvido pelos estudantes.

Bibliografia Principal

Bryman, A. ;Social Research Methods, Oxford University Press, 2004
Bruyne, P. et al. ;Dinâmica de Pesquisa em Ciências Sociais, Francisco Alves Editora, 1991
Burgess, R. G. ;A Pesquisa de Terreno, Celta Editora, 1997
Campenhoudt, L. V. & Quivy, R. ;Manual de Investigação nas Ciências Sociais, Gradiva, 1992
Carmo, H. ;Metodologia de Investigação, Universidade Aberta, 1998
Cottrel, S. ;Critical Thinking Skills, Macmillan, 2017
Cottrel, S. ;The Study Skills Handbook, Palgrave, 1999
D¿Ancona, M. A. ;Metodologia cuantitativa. Estrategias y técnicas de investigacíon social, Síntesis, 2001
Freixo, M. J. V. ;Metodologia Científica. Fundamentos, Métodos e Técnicas, Instituto Piaget, 2011
Oliveira, L. A. ;Escrita Científica, Lidel, 2018
Peretz, H. ;Métodos em Sociologia, Temas e Debates, 2000
Rubin, A. & Babbie, E. ;Research Methods for Social Work, Thomson, 2005
Schutt, R. ;Investigating the Social World, Pine Forge Press, 2001
Silva, A. S. ;A ruptura com o senso comum nas ciências sociais. In A. S. Silva & J. M Pinto (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais (pp.29-53), Afrontamento, 1986

Métodos de Ensino

Tratando-se de uma disciplina teórico-prática, a metodologia de ensino-aprendizagem pressupõe a orientação das aulas em dois sentidos: por um lado, aulas de carácter mais expositivo para apresentação dos principais conteúdos programáticos ilustrados com exemplos concretos e apelando à discussão com os estudantes (capitalizando as experiências por estes vivenciadas no estágio); aulas de carácter prático para desenvolvimento de um conjunto diversificado de trabalhos relacionados com as matérias lecionadas (análise critica de textos usando os princípios do pensamento crítico e da argumentação; elaboração de perguntas de partida: hipóteses teóricas: operacionalização de conceitos, entre ouras atividades).


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Prova individual  Teste/Exame  2
Estudo autónomo  Estudo  43
  Total: 75

Avaliação Contínua

Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

1. Avaliação distribuída (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que é composta pelos seguintes elementos:

a) Realização de um teste escrito individual a ser realizado na época dos exames. Ponderação de 70%.

b) Realização de um trabalho de grupo (2 estudantes). Ponderação de 30%.

NOTE BEM: Ao abrigo do ponto 3 do artigo 11º do RAC serão aprovadas em avaliação distribuída os estudantes que no final tenham uma classificação igual ou superior a 10 valores, desde que nas classificações parcelares tenham pelo menos 6,5 valores.
Os estudantes devem ler com atenção o artigo 11º do RAC.

2. Exame Final (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos):
Realização de um exame escrito final.
Ponderação de 100%.

Avaliação Final

Avaliação distribuída
Teste = 70%
Trabalho de grupo = 30%


Exame
Exame = 100%

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas do RAC.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com as normas do RAC.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A aquisição de competências no plano do desenvolvimento de trabalhos de investigação científica e da aplicação de instrumentos metodológicos adequados ao estudo de determinados problemas sociais pressupõe o recurso a estratégias de ensino-aprendizagem que envolvam os alunos em trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos aprendidos. A mera memorização de conteúdos não se coaduna com as exigências de experimentação da prática de investigação.