Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
São três os objectivos fundamentais desta disciplina: 1. Fornecer um conjunto de instrumentos de forma a capacitar os alunos para o acompanhamento e análise crítica do conhecimento científico relevante para a prática do Serviço Social; 2. Capacitar os alunos para a realização de investigação científica no âmbito do Serviço Social e das ciências sociais; 3. Promover a aquisição de conhecimentos e competências do ponto de vista metodológico que permitam operacionalizar um projecto de investigação e de intervenção.
Programa
I. Principais técnicas de recolha e tratamento de informação 1. Amostragem 1.1. Introdução à amostragem 1.2. Métodos de amostragem probabilística 1.2.1. Tipos de amostras: aleatória simples; sistemática; estratificada; em grupos; multi-etápica 1.2.2. Características da amostra probabilística 1.3. Métodos de amostragem não-probabilística 1.3.1. Tipos de amostras: de conveniência; em bola-de-neve; por quotas 1.3.2. Características da amostra não-probabilística 2. O inquérito por questionário 2.1. Breves considerações teóricas 2.2. Tipos de inquérito por questionário: potencialidades e limites 2.2.1. O inquérito por administração directa (auto-administrado) 2.2.2. O inquérito por administração indirecta 2.3. As principais etapas de elaboração do inquérito 2.4. A elaboração do inquérito: aspectos práticos (tipos de perguntas, redacção das perguntas, organização das perguntas) 2.5. A administração do inquérito 2.6. Considerações éticas 2.7. Análise e tratamento da informação recolhida por via do inquérito: o SPSS 3. Entrevistas 3.1. Breves considerações teóricas 3.2. Tipos de entrevistas: 3.2.1. Em função do seu grau de estruturação: estruturadas, semi-estruturadas e não estruturadas 3.2.2. Em função do número de entrevistados envolvidos: entrevistas a indivíduos e entrevistas a grupos (grupos focalizados - focus groups) 3.3. As histórias de vida como forma de entrevista 3.4. A condução da entrevista: aspectos práticos e principais factores interferentes 3.5. Potencialidades e limites das entrevistas 3.6. Considerações éticas 3.7. Análise e tratamento da informação recolhida por via da entrevista: a análise de dados qualitativos 4. Análise documental 4.1. O mundo como texto 4.2. Tipos de documentos: pessoais, oficiais e documentos dos meios de comunicação social 4.3. Critérios de avaliação dos documentos 4.4. Interpretação de documentos (análise de conteúdo e análise de discurso)
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Procurando-se capacitar os alunos para a investigação cientifica, nomeadamente no plano metodológico, o programa centra-se em três aspectos fundamentais: as técnicas de amostragem adequadas às diferentes estratégias de investigação (quantitativa e qualitativa); o inquérito por questionário; a entrevista; e, finalmente, a análise documental, integrando neste último caso a importância do recurso às técnicas audiovisuais para captar o mundo (a fotografia e o vídeo, por exemplo).
Bibliografia Principal
Burgess, R. G.;A Pesquisa de Terreno, Oeiras, Celta Editora, 1997
Cea d'Ancona, M. A.;Metodología cuantitativa: estratégias y técnicas de investigación social, Madrid: Editorial Síntesis, 1999
Foddy, W. ;Como perguntar, Oeiras, Celta Editora, 1996
Fortin, M. F.;O Processo de Investigação: da concepção à realização, Loures, Lusociência, 1999
Ghiglione, R. & Matalon, B. ;O Inquérito, Oeiras, Celta Editora, 1993
Hill, M. M. & Hill, A. ;A construção de um questionário. Série de Working Papers de Dinâmia, Lisboa, Dinâmia, 1998
Lessard-Hébert, M. et al.;Investigação Qualitativa, Lisboa, Instituto Piaget, 1990
Lima, M. P. de ;Inquérito Sociológico, Lisboa, Presença, 2000
Moreira, J. M. ;Questionários: Teoria e Prática, Lisboa, Almedina, 2004
Poirier, J.; Clapier-Valladon, S. & Raybaut, P.;Histórias de Vida, Oeiras, Celta Editora, 1999
Quivy, R. & Campenhoudt, L. Van ;Manual de Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, 1992
Rubin, A. & Babbie, E.;Research Methods for Social Work, Belmont: Thomson, 2005
Spencer, S.;Visual research methods in the social sciences, Londres: Routledge, 2011
Observações Bibliográficas
A docente poderá disponibilizar outros documentos de apoio na pasta de documentos da disciplina no Sigarra.
Métodos de Ensino
Tratando-se de uma disciplina teórico-prática a metodologia de ensino-aprendizagem pressupõe a orientação das aulas em dois sentidos: por um lado, aulas de carácter mais expositivo para apresentação dos principais conteúdos programáticos ilustrados com exemplos concretos e apelando à discussão com os alunos (capitalizando as experiências por estes vivenciadas no terreno); aulas de carácter prático para desenvolvimento de um conjunto diversificado de trabalhos relacionados com as matérias leccionadas (construção de amostras, elaboração de questões, estruturação de questionários e de guiões de entrevista, processos de análise documental e de codificação, no âmbito da análise qualitativa, o recurso à fotografia e ao vídeo como instrumentos de recolha de informação).
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
45
Prova individual
Teste/Exame
2
Estudo autónomo
Estudo
78
Total:
125
Avaliação Contínua
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
a) Avaliação Distribuída
a) Realização de um trabalho de grupo com apresentação oral: ponderação de 45%. Os grupos são constituídos obrigatoriamente por 3 estudantes no mínimo e por 4 estudantes no máximo. Para o efeito, os alunos devem consultar o documento orientador da elaboração do trabalho disponível na pasta de documentos da UC no Sigarra.
b) Realização de uma prova individual (ponderação de 45%) a realizar na mesma data do exame final.
c) Participação nas aulas. Ponderação de 10% (até 1 valor para estudantes que assistam a 75% ou mais das aulas e até 1 valor para a participação ativa nas aulas).
Nota: No caso dos trabalhadores estudantes que não possam assistir às aulas e que pretendam fazer avaliação distribuída, cada prova vale 50%.
b) Exame Final
Realização de um EXAME ESCRITO final. (ponderação de 100% na nota final)
Avaliação Final
Avaliação distribuída Trabalho de grupo com apresentação oral = 45% Teste escrito = 45%
Participação nas aulas = 10%
OU Exame Final Exame final = 100%
Provas e Trabalhos Especiais
Não aplicável.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A aquisição de competências no plano do desenvolvimento de trabalhos de investigação científica e da aplicação de instrumentos metodológicos adequados ao estudo de determinados problemas sociais pressupõe o recurso a estratégias de ensino-aprendizagem que envolvam os alunos em trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos aprendidos. A mera memorização de conteúdos não se coaduna com as exigências de experimentação da prática de investigação. Nesse sentido, o recurso a aulas práticas é um momento crucial de discussão e esclarecimento de dúvidas.