Código: | SS2210242 | Sigla: | DSI2 | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 56 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 3º | 5 ECTS |
Teórico-Práticas: | 18,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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. Capacitar os estudantes com uma estrutura de saberes em uso na prática:
- Saberes teóricos para o estudo das organizações e para a conceção de projetos de mudança organizacional;
- Saberes processuais e saberes fazer a investir na ação para promover a construção de mediações entre poderes institucionais e interesses/necessidades dos utilizadores, promovendo a participação e expressão dos seus interesses.
. Identificação dos obstáculos gerados nos modos de funcionamento institucional que comprometem:
- a construção de uma estrutura organizacional inovadora a nível de:
- divisão do trabalho, hierarquia e tomada de decisão, coordenação, comunicação.
- a construção de relações entre os atores que traduzam um clima organizacional positivo:
- a relação de qualidade entre profissionais e utilizadores,
- a constituição de equipas coesas,
- o trabalho de parceria .
. Definição de possibilidades de ação sobre as dinâmicas institucionais, orientadas para a promoção do desenvolvimento social:
Parte I
1 Tipologia das teorias da organização: a análise da dimensão objectiva
1.1 O sistema organizacional:
1.1.1 Componentes da estrutura;
1.1.2 Desenho organizacional;
1.1.3 Modelos de decisão;
1.1.4 Poder, conflito e negociação;
1.1.5 Cultura organizacional.
2 Mudança organizacional
2.1 Gestão do desenvolvimento social e satisfação de necessidades;
2.2 Condições do modelo organizativo e elaboração de situações criativas para os problemas;
2.3 A afirmação da concertação interdisciplinar e interinstitucional.
Parte II
1. O diagnóstico. O fenómeno organizacional como objecto de estudo/intervenção social: da análise dos factores que estruturam a situação às possibilidades de transformação. Estudos de caso
1.1 Relações entre os atores
1.1.1 Estrutura organizacional, estruturas orgânicas e jogos de poder;
1.1.2 Modelos de gestão;
1.1.3 Processo decisional;
1.1.4 O sistema de comunicação e de informação;
1.1.5 A caracterização dos diferentes grupos de atores e das suas relações;
1.1.6 As fases da trajetória institucional e o quotidiano de vida;
1.1.7 As práticas profissionais e o trabalho de equipa;
1.1.8 As relações inter-institucionais.
Sendo o objetivo da disciplina o domínio dos principais saberes implicados na elaboração de diagnósticos sócio institucionais, o programa centra-se na abordagem do património teórico que permite aos alunos o estudo das organizações para terem mais sucesso nas intervenções sociais. A abordagem das teorias que destacam a análise da dimensão objetiva no estudo das organizações e particularmente a abordagem do conceito de estrutura organizacional permite a mobilização de saberes teóricos cruciais para a construção desse diagnóstico. Destaque-se, ainda, a abordagem da mudança organizacional que é fundamental para a identificação de caminhos de intervenção inovadores. Tendo como dimensão de estudo, a análise das relações entre os atores sociais, em sud-dimensões como a estrutura organizacional, as estruturas orgânicas e os jogos de poder, os modelos de gestão e o processo decisional, a coordenação, o sistema de comunicação e de informação, as representações e as práticas dos profissionais, o trabalho de equipa e de parceria, os alunos identificam obstáculos e potencialidades da organização, com vista à construção de caminhos de intervenção inovadores.
António Caetano, José Gonçalves das Neves e José Maria Carvalho Ferreira;Psicossociologia das Organizações Fundamentos e aplicações, Edições Sílabo, 2020 |
João Bilhim;Teoria Organizacional - Estruturas e Pessoas., I.S.C.S.P, 2009 |
Petit, F. et Dubois, M. ;Introdução à Psicossociologia das Organizações Instituto Piaget, Instituto Piaget, 1998 |
Mintezberg, H.;Estrutura e Dinâmica das Organizações, Publicações Dom Quixote, 1979 |
Ander-Egg, Ezequiel; Introdução ao Trabalho Social , Vozes, 1995 |
PINTO, Carla Cristina Graça;Representações e práticas do Empowerment nos trabalhadores sociais,e Ciências Sociais e Políticas Universidade Técni, ISCSP, 2011 |
Alcides Monteiro; Fernando Ribeiro;Redes Sociais. Experiências, Políticas e Perspectivas, Húmus |
Isac Nikos Iribarry;Aproximações sobre a Transdisciplinaridade: Algumas Linhas Históricas, Fundamentos e Princípios Aplicados ao Trabalho de Equipe, Psicologia: Reflexão e Crítica, 16, 2003 |
As aulas são destinadas à construção de um guião para a elaboração do diagnóstico sócio-institucional que permite orientar o processo de análise da organização, nas suas diversas dimensões de estudo, combinando a análise da dimensão formal e a análise da dimensão informal. Para a análise da dimensão formal da organização os alunos são orientados para a recolha e análise documental de fontes oficiais. Para a análise da dimensão informal constroem-se guiões para a observação do quotidiano institucional e guiões de entrevista a realizar aos actores da organização. Para tal o aluno utiliza os contributos teóricos trabalhados nas aulas.
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Exame
A avaliação é distribuída. Os alunos são avaliados pela produção de um trabalho
Sendo o principal objetivo da disciplina a elaboração de diagnósticos, o processo de ensino-aprendizagem implica o predomínio dos métodos ativos orientados para a construção de instrumentos de recolha de informação utilizados na sua elaboração. Este método é devidamente sustentado pelo recurso ao método expositivo, designadamente para a seleção de contributos teóricos indispensáveis para a estruturação dos processos de observação e análise. Os alunos têm a oportunidade de elaborar e aplicar o guião para a elaboração do diagnóstico sócio-institucional e, desta forma, atribuir significado e utilidade prática aos conhecimentos teóricos requeridos para a sua elaboração e desenvolver saberes processuais e saberes fazer a investir na ação voltada para a mudança organizacional. O exercício de realização da análise de SWOT, ao permitir identificar os pontos fracos e os pontos fortes e também as ameaças e as oportunidades, conduz os alunos à definição de possibilidades de ação sobre as dinâmicas institucionais, para que a instituição estruture todo o seu trabalho nas necessidades e problemas dos utilizadores, melhorando a qualidade das suas respostas.