Código: | SS2210244 | Sigla: | DC | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 54 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 3º | 3 ECTS |
Teórico-Práticas: | 28,00 |
Orientação Tutorial: | 14,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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1 - Proporcionar o contato com temas e conteúdos fundamentais acerca do desenvolvimento e da desigualdade social em Portugal, desafiando o aluno a participar da construção do conhecimento crítico sobre a realidade sócio, política e econômica de Portugal.
2 - Desenvolver a percepção da importância das interpretações acerca do desenvolvimento econômico e desigualdade social em países periféricos para a compreensão dos aspectos sociais, políticos e econômicos, objetivando entender a realidade para transformá-la.
3 ¿ Compreender o contexto histórico do serviço social em Portugal e sua relação com o trabalho comunitário;
4 ¿ Analisar o debate do desenvolvimento comunitário a luz do contexto do desenvolvimento do sistema capitalista;
5 ¿ Verificar como a teoria de Amartya Sem sobre o desenvolvimento como liberdade é incorporado pela agenda neoliberal na construção de Políticas Sociais Públicas;
6 ¿ Identificar as principais metodologias participativa de trabalho comunitário;
7 ¿ Apreender a construção de um projeto de desenvolvimento comunitário de camadas populares com maior grau de vulnerabilidade social.
O Programa está dividido em 4 Unidades:
Unidade 1: Desenvolvimento Capitalista e Desigualdade Social; Desenvolvimento Social de Portugal; A desigualdade social em Portugal e as respostas publicas para este processo;
Unidade 2: O serviço social português e sua interface com a construção de políticas sociais públicas; O trabalho comunitário do serviço social português
Unidade 3: O Desenvolvimento como liberdade na teoria de Amartya Sen; A incorporação de parte da tese de Amrtya Sem pela agenda neoliberal
Unidade 4: Projeto de desenvolvimento comunitário; Etapas do processo de construção do projeto; O projeto para atender demandas específicas de camadas sociais mais vulneráveis em Portugal.
Os conteúdos programáticos mobilizam diversos contributos teóricos e metodológicos para compreender a intervenção social na óptica do desenvolvimento comunitário e a imprescindibilidade da implicação dos actores locais (grupos populacionais em situação de vulnerabilidade, órgãos de poder local, agentes institucionais e empresariais, associações de base local, ¿) no processo. Ao mesmo tempo, avançam com elementos relevantes para problematizar o papel que o Serviço Social tem/deve ter neste campo de acção, identificando e definindo os mais importantes procedimentos e modos de fazer a ele associados. Providenciam ainda ferramentas no domínio do saber conceber e programar projectos de intervenção com a(s) comunidade(s) e em parceria.
Glória Pérez Serrano;Elaboração de Projetos Sociais: casos práticos, Porto Editora. ISBN: 54-277-1041-0 |
Capucha, L. ;Planeamento e Avaliação de Projectos - Guião prático |
Cavalieri, I., Almeida, H;Power, Empowerment and Social Participation- the Building of a Conceptual Model, European Journal of Social Sciences Education and Research, , 2018 |
Costa, A., B. ;Um olhar sobre a pobreza ¿ vulnerabilidade e exclusão social no Portugal contemporâneo, Gradiva, 2008 |
Fragoso, A. ;Desenvolvimento Participativo: uma sugestão de reformulação conceptual, Revista Portuguesa de Educação, 18(1), 23-51, 2005 |
Guerra, I. ;Participação e acção colectiva, . S. João do Estoril: Principia, 2006 |
Nunes, N. ;Desigualdades Sociais e Práticas de Ação Coletiva na Europa., Editora Mundos Sociais, 2013 |
Disciplina com carácter teórico-prático, pelo que a metodologia de ensino-aprendizagem é orientada em dois sentidos: aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos, ilustrados com exemplos concretos e fazendo apelo à participação e pensamento crítico dos alunos, sobretudo capitalizando as suas experiências no quadro do trabalho de terreno; aulas práticas: (I) reflexão acerca de práticas de trabalho social com comunidades (colaboração de profissionais do terreno); (II) exercitação e treino de competências no domínio da formação e dinamização de grupos, de acções colectivas e da construção de parcerias. Em conformidade com a natureza dos conteúdos programáticos e metodologia de ensino, a avaliação integrará dois momentos: um teste destinado à avaliação dos conhecimentos teórico-abstractos; trabalho de grupo onde os alunos serão desafiados a conceber e planificar um projecto de intervenção para fazer face aos problemas e necessidades de uma comunidade real ou hipotética.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 48 | |
Total: | 48 |
De acordo com o estabelecido no Regulamento de Avaliação de Conhecimento
Não Aplicável
De acordo com o estabelecido no Regulamento de Avaliação de Conhecimento
A aquisição de conhecimentos sobre o desenvolvimento comunitário e sobretudo de competências no domínio da intervenção em comunidades pressupõe o recurso a processos pedagógicos dinâmicos e interactivos. Processos pedagógicos que envolvam os alunos numa alternância entre teoria e prática, numa aprendizagem ancorada na exemplificação e em práticas de simulação em contexto de sala de aula (exercícios práticos em torno da dinamização de reuniões, do tratamento de conflitos, da organização e dinamização de grupos de moradores com base em interesses colectivos, da construção de parcerias, etc.) e no acesso a práticas de intervenção em comunidade, recorrendo à colaboração de assistentes sociais que as desenvolvam.