Código: | SS2210245 | Sigla: | E2 | |
Áreas Científicas: | Teoria Social Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 82 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 3º | 3,5 ECTS |
Teórico-Práticas: | 28,00 |
Orientação Tutorial: | 14,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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MS Excel
IBM SPSS
No final desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
¿ Análise preliminar de dados estatísticos
o Introdução geral¿ Distribuições
o Revisão dos principais conceitos da estatística descritiva
o Análise preliminar de dados estatísticos no SPSS
o Conceitos básicos de Teoria das Probabilidades
o Variáveis aleatórias discretas
o Principais distribuições de probabilidade: Discretas e Contínuas
¿ Intervalos de Confiança¿ Parâmetros das distribuições discretas e contínuas
o Testes de hipóteses paramétricos¿ Análise estatística inferencial com o SPSS
o Testes de hipóteses não paramétricos
o Realização de exercícios práticos sobre intervalos de confiança e testes de hipóteses com recurso ao SPSS
O delineamento do programa desta disciplina, visa mostrar a importância da análise estatística na actividade do assistente social; promover a aquisição de conhecimentos que permitam conceptualizar, modelizar e avaliar estudos de campo; contribuir para a compreensão dos processos decisórios baseados no estudo empírico da realidade, como forma de aumentar a probabilidade de sucesso da intervenção social e promover a aplicação simulada da inferência estatística a casos concretos, através da utilização do programa informático SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).
Hill, A., Neves, C. e Pereira, A. ;Grande Maratona de Estatística no SPSS, Escolar Editora, Lisboa, 2011 |
Bryman, A. e Cramer, D.;Análise de Dados em Ciências Sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS, Celta Editora, Oeiras, 1998 |
Figueiredo, F., Figueiredo, A., Teles, P. e Ramos, A.;Estatística Descritiva e Probabilidades, Escolar Editora, Lisboa, 2007 |
Guimarães, R. e Cabral, J. ;Estatística ¿ edição revista, McGraw-Hill de Portugal, 1997 |
Hill,M.M.eHill,A.;Investigaçãoporquestionário,1aEd., EdiçõesSílabo,Lda., 2000 |
Maroco,J.;Análise Estatística como SPSS Statistics, ReportNumber, 7a edição., 2018 |
Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística, Porto Editora, Porto, 2004. ISBN: Pedrosa, A. e Gama, S. |
Pestana, M. H & Gageiro, J. N. ;Análise de dados para Ciências Sociais. A complementaridade do SPSS, 6a ed., Edições Sílabo, 2014 |
Ribeiro, C., Pimenta, C., Pimenta, F., Murteira, B. e Silva, J.;Introdução à Estatística, 3a ed., Escolar Editora, Lisboa, 2015 |
Rodrigues,P.,Pinho,M.eOliveira,R.;EstatísticaemCiênciasHumanaseSociais, Univ. Lusíada Editora, Lisboa., 2010 |
Tratando-se de uma disciplina teórico-prática, a metodologia de ensino-aprendizagem pressupõe aulas em dois sentidos:
¿ Aulas de carácter mais expositivo para apresentação dos principais conteúdos programáticos ilustrados com exemplos concretos e apelando à discussão com os alunos;Existirão ainda aulas tutoriais para acompanhamento dos trabalhos e esclarecimento de dúvidas.
¿ Aulas de carácter prático, por um lado com a realização de exercícios práticos de forma a solidificar os conceitos teóricos transmitidos, por outro lado recorrendo ao software para estatística IBM SPSS para o desenvolvimento de um conjunto diversificado de trabalhos relacionados com as matérias leccionadas.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 48 | |
Total: | 48 |
Não se Aplica
o Teste 1 - 6 de março de 2024
o Teste 2 - 17 abril de 2024
o Teste 3 - Data do Exame de época normal
Uma vez que os objetivos de aprendizagem da unidade curricular incluem a aquisição de conhecimentos de decisão, cálculo, interpretação de indicadores e testes estatísticos, assim como a sua implementação num software estatístico (IBM SPSS) e ainda a sua posterior utilização e aplicação prática na resolução de problemas concretos, propõe-se a utilização de uma metodologia de aprendizagem ativa que se baseia essencialmente na resolução de pequenos exercícios, integrando-os no desenvolvimento de um relatório científico no final da unidade curricular, promovendo assim a participação proativa do aluno no processo de aprendizagem.