Código: | SS2210247 | Sigla: | ERTC | |
Áreas Científicas: | Competências transversais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 16 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 3º | 2 ECTS |
Teórico-Práticas: | 22,50 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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OA1. Dotar os estudantes de métodos robustos e estruturados para conceber, planear e escrever um relatório técnico-científico.
OA2. Dotar os estudantes de conhecimentos sobre as diferentes modalidades de relatórios em função do tipo de pesquisa desenvolvida.
OA3. Dotar os estudantes de competências para o uso das ferramentas disponíveis nos programas de edição de texto.
1. Introdução: conceitos e características gerais de um relatório
2. Organização de relatórios técnico-científicos
2.1. De pesquisa quantitativa
2.2. De pesquisa qualitativa
2.3. De pesquisa etnográfica
2.4. De pesquisa de métodos mistos
3. Utilização das ferramentas do Word para a elaboração do relatório
A UC destina-se a preparar os estudantes para a elaboração, de forma rigorosa e cientificamente sustentada, de relatórios de natureza técnico-científica. Para o efeito, o programa versa sobre 3 dimensões fundamentais: um ponto introdutório de discussão de conceitos e de identificação das características gerais de um relatório dando cumprimento aos OA1, OA2 e OA3; um ponto destinado à identificação das principais especificidades dos relatórios em função do tipo de pesquisa realizada dando cumprimento ao OA2; um ponto destinado ao uso das ferramentas de Word para a realização do relatório dando cumprimento ao OA3.
Booth, C. et al. ;A Arte da Pesquisa, Martins Fonte, 2000 |
Clark, T., Foster, L., Sloan, L., & Bryman, A. ;Bryman's Social Research Methods, Oxford University Press, 2021 |
Eco, H. ;Como se faz uma tese em Ciências Humanas, Editorial Presença, 2015 |
Gil, P. J. S & Relvas, A. F. C ;O pequeno livro da dissertação, Instituto Superior Técnico, 2015 |
Oliveira, L. A. ;Escrita Científica, Lidel, 2018 |
Rubin, A., & Babbie, E. ;Empowerment Series: Research Methods for Social Work, Cengage Learning., 2016 |
As aulas, de natureza teórico-prática, terão uma componente mais expositiva dos conteúdos programáticos por parte das docentes e uma componente prática, de análise concreta de exemplos de relatórios e de aplicação prática dos conteúdos.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 24 | |
Total: | 24 |
Em termos de avaliação os alunos poderão optar por:
Avaliação distribuída
Não aplicável.
De acordo com o RAC.
De acordo com o RAC.
A aquisição de competências no plano da elaboração de relatórios técnico-científicos pressupõe o recurso a estratégias de ensino-aprendizagem que não se centrem exclusivamente na exposição de conteúdos programáticos (OA1, OA2 e OA3), mas, sobretudo, que envolvam os estudantes em trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos apreendidos (OA2 e OA3). A mera memorização de conteúdos não se coaduna com as exigências de experimentação da prática de elaboração e reação de trabalhos técnico-científicos. Deste modo, o recurso a aulas práticas é fundamental para que os estudantes experimentem através não só da análise de exemplos de relatórios, mas, sobretudo, pela via da elaboração do seu próprio relatório.