Código: | ss2210225 | Sigla: | DPS2 | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 59 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 2º | 5 ECTS |
Teórico-Práticas: | 19,50 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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1. Elaborar diagnósticos psicossociais 1.1 Adquirir competências de articulação de saberes de diversas origens disciplinares com vista à construção de problemáticas teóricas explicativas dos problemas sociais vivenciados pelos indivíduos que os alunos acompanham no estágio 1.2 Construir um quadro de análise coerente e unificado a respeito dos problemas e fenómenos sociais 1.3 Saber destrinçar os processos estruturais intangíveis dos mecanismos sociais que são possíveis transformar 1.4 Adquirir competências analíticas para identificar os modos de agir mais adequados à resolução dos problemas a tratar. 2. Descobrir as potencialidades da ação para aprofundar a compreensão dos problemas sociais 3. Perceber a estreita articulação entre um diagnóstico e um projeto de intervenção.
O DIAGNÓSTICO PSICOSSOCIAL: dimensões de caracterização psicossocial dos indivíduos PARTE I DIMENSÃO ECONÓMICA DA INCLUSÃO SOCIAL: PARTICIPAÇÃO NA PRODUÇÃO E CONSUMO DOS INDIVÍDUOS/ FAMÍLIAS - Reconstruir a relação dos indivíduos/famílias com o mundo do trabalho para dar conta dos seus modos peculiares de acederem, ou não, à inclusão económica e a um lugar na sociedade (Gaulejac & Léonetti, 1994). - Compreender a natureza da influência que as famílias exercem sobre os seus filhos no que respeita aos seus projetos profissionais e de vida. - Apreender como é que as formas de integração profissional dos indivíduos interferem na definição de estratégias de vida e nas representações sobre o passado, presente e futuro. PARTE II DIMENSÃO SOCIAL DA INCLUSÃO: Laços Sociais Horizontais 1. Grupo residencial: sociabilidades e experiências de vida no espaço territorial a) Condições de habitabilidade e qualidade arquitetónica da zona residencial onde o indivíduo vive(eu); b) Conotações simbólicas atribuídas ao território onde vivem; c) Práticas culturais e lazeres; d) Modos de fazer face à desvalorização simbólica associada ao facto de residir num habitat desqualificado. 2. Dinâmicas familiares a) Processo de Socialização primária; b) Modos familiares de investimento pedagógico; c) Ordem moral doméstica; d) Formas de exercício da autoridade familiar e) Modos familiares de tratar as situações de conflito (conjugais; parentais); f) Representações que o indivíduo tem em relação à sua família; g) Acontecimentos traumáticos vivenciados no grupo doméstico: perdas, institucionalizações, abandono, negligência, abusos sexuais, maus tratos físicos, prostituição e/ou situações de toxicodependência e alcoolismo dos progenitores. PARTE III DIMENSÃO SOCIAL DA INCLUSÃO: Laços sociais verticais 1. A INSERÇÃO DO INDIVÍDUO NO CONTEXTO ESCOLAR 1.1 O percurso dos indivíduos no sistema de ensino 1.2 Atributos comportamentais voltados para o estudo, para o trabalho e para a sociabilidade (guião de observação)
Os conteúdos programáticos vão ao encontro dos objetivos da disciplina, quer em matéria de formulação de problemas e sua análise, quer em matéria de reflexão a respeito dos eixos de ação mais capazes de superar ou atenuar os problemas identificados.
ANDER-EGG, Ezequiel;Investigacion y diagnostico para el trabajo social, Humanitas, 1990 |
PEREZ SERRANO, Glória;Cómo elaborar un proyecto : Guía para disenar proyectos sociales y culturales, Porto Editora, 2008 |
GUERRA, Isabel;Fundamentos e Processos de uma sociologia de Acção, Principia, 2000 |
Gaulejac, V., Bonetti, M., Fraisse, J.,;L'ingénierie sociale, Syros, 1995 |
Serge Paugam;La disqualification sociale. Essai sur la nouvelle pauvreté, Presses Unversitaires de France, 1991 |
Maria Cidália Queiroz e Marielle Gros;Ser Jovem num bairro de habitação social, Campo das Letras, 2002 |
A avaliação é contínua e o processo de ensino-aprendizagem assenta em métodos activos centrados nas informações recolhidas pelos alunos nos seus estágios e em exercícios práticos de familiarização com os instrumentos de diagnóstico utilizados em várias instituições que prestam serviços sociais. É a partir das situações concretas que se procura refletir sobre os factores sociais que concorrem para a formação dos problemas sociais. É, ainda, a partir da reflexão a respeito da origem dos factos sociais registados pelos alunos que se investe na definição de eventuais linhas de ação a implementar para combater as causas dos problemas diagnosticados. A pedagogia utilizada pretende contribuir para que os estudantes saibam construir um diagnóstico psicossocial a ser submetido a avaliação no final do semestre.
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Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA que consistirá na realização de:
1.1 um exercício de apresentação ORAL (individual ou em grupo);
1.2 apresentação de um trabalho escrito de caracterização diagnóstica (em conjunto com a disciplina de Estágio em Serviço Social 2) - Entrega na data da realização do Exame final.
Cada um dos elementos de avaliação (exercício e teste) tem uma ponderação de 50%.