Código: | ss2210233 | Sigla: | DSI1 | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 55 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 3º | 5 ECTS |
Teórico-Práticas: | 22,50 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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. Capacitar os estudantes com uma estrutura de saberes em uso na prática:
- Saberes teóricos para o estudo das organizações e para a conceção de projetos de mudança organizacional;
- Saberes processuais e saberes fazer a investir na ação para promover a construção de mediações entre poderes institucionais e interesses/necessidades dos utilizadores, promovendo a participação e expressão dos seus interesses.
. Identificação dos obstáculos gerados nos modos de funcionamento institucional que comprometem:
- o cumprimento da sua missão, finalidades e objetivos pela implementação de um projeto institucional inovador;
- a adequação das respostas institucionais aos problemas dos utilizadores e a implicação destes na sua resolução; que traduza um clima organizacional positivo.
. Definição de possibilidades de ação sobre as dinâmicas institucionais, orientadas para a promoção do desenvolvimento social:
- respondendo às necessidades e aos problemas dos utilizadores, combinando a prestação de serviços com a (re)construção da autonomia e a elevação do estatuto social.
1. 3 Relações de poder e estratégias de afirmação de grupos profissionais. 2 Tipologia das teorias da organização: a análise da dimensão subjectiva |
Sendo o principal objectivo da disciplina o domínio de saberes implicados na elaboração de diagnósticos sócio-institucionais, o programa centra-se na abordagem do património teórico que permite aos alunos o estudo das organizações para terem mais sucesso nas suas intervenções sociais. A abordagem do sistema de gestão tradicional e do sistema de gestão promotor do desenvolvimento social e das teorias que destacam a análise da dimensão subjectiva na abordagem das organizações, permite a mobilização de saberes teóricos cruciais para a construção desse diagnóstico. Tendo como dimensões de estudo, a identificação da missão, finalidades, objetivos e projeto institucional, a génese e o percurso da organização, a(s) lógica(s) a que obedece(m) a organização dos espaços institucionais, a adequação dos recursos materiais neles existentes e uma primeira abordagem à análise das relações entre os diferentes atores sociais (objecto de estudo/intervenção considerada central), os alunos identificam obstáculos e potencialidades existentes na organização, com vista à elaboração de estratégias de intervenção promotoras do desenvolvimento social.
João Bilhim;Teoria organizacional - estruturas e pessoas, ISCSP, 2004 |
Gustave Fischer;Psicologia Social do Ambiente, Edições Piaget, 1994 |
Vincent Gallejac;Exclusão Social, CICSS - ISSSP, 2012 |
GAULEJAC, V.; BONETTI, M.;L¿engénerie social. , Syros., 1989 |
GAULEJAC, Vincent; LEONETTI. Isabel ; La Lutte des places. , Paris : Hommes et Perspectives. , 1994 |
Campenhoudt, L. V.;Considerar qualquer maneira de viver como normal e aceitável, in Introdução à Análise dos Fenómenos Sociais, Lisboa: Gradiva, 2003 |
- Canavarro, José M.; Teorias e Paradigmas Organizacionais, Coimbra: Quarteto, 2000 |
Mintezberg, Henry; Estrutura e Dinâmica das Organizações, Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1979 |
João Teixeira Lopes;À PROCURA DE UMA VOZ COM SUJEITO: NOTAS SOBRE INCLUSÃO, DISCURSO E LINGUAGEM, Espaço T, 2021 |
Joaquim Fialho, Carlos A. da Silva e José Saragoça;Diagnóstico Social Teoria, Metodologia e Casos Práticos, Edições Sílabo, 2017 |
Ferreira, J. M. C.; Neves, J.; Caetano, A. ;Psicossociologia das Organizações, Mc Graw Hill, 2001 |
As aulas são destinadas à construção de um guião para a elaboração do diagnóstico sócio-institucional que permite orientar o processo de análise da organização, nas suas diversas dimensões de estudo, combinando a análise da dimensão formal e a análise da dimensão informal. Para a análise da dimensão formal da organização os alunos são orientados para a recolha e análise documental de fontes oficiais. Para a análise da dimensão informal constroem-se guiões para a observação do quotidiano institucional e guiões de entrevista a realizar aos actores da organização. Para tal o aluno utiliza os contributos teóricos trabalhados nas aulas.
A avaliação é distribuída e final.
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Avaliação distribuída ou avaliação final
Sendo o principal objectivo da disciplina a elaboração de diagnósticos, o processo de ensino-aprendizagem implica o predomínio dos métodos ativos orientados para a construção de instrumentos de recolha de informação utilizados na sua elaboração. Este método é devidamente sustentado pelo recurso ao método expositivo, designadamente para a seleção de contributos teóricos indispensáveis para a estruturação dos processos de observação e análise. Os alunos têm a oportunidade de elaborar e aplicar o guião para a elaboração do diagnóstico sócio-institucional e, desta forma, atribuir significado e utilidade prática aos conhecimentos teóricos requeridos para a sua elaboração e desenvolver saberes processuais e saberes fazer a investir na ação voltada para a mudança organizacional. O exercício de realização da análise de SWOT, ao permitir identificar os pontos fracos e os pontos fortes e também as ameaças e as oportunidades, conduz os alunos à definição de possibilidades de ação sobre as dinâmicas institucionais, para que a instituição estruture todo o seu trabalho nas necessidades e problemas dos utilizadores, melhorando a qualidade das suas respostas.