Código: | SS2210201 | Sigla: | FS1 | |
Áreas Científicas: | SOCIOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LSS1 | 52 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 1º | 5 ECTS | 45 | 125 |
Teóricas: | 48,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Docência - Responsabilidades
|
Divisão do trabalho, dinâmicas económicas e integração social
As transformações económicas a que as sociedades modernas têm vindo a assistir produzem profundas desigualdades sociais em matéria de acesso ao mercado de emprego e geram problemas sociais como o desemprego crescente, a precarização do emprego e novas formas de sofrimento no trabalho. Romper com visões estereotipadas sobre a realidade social nesta matéria, nomeadamente as que colocam no indivíduo e nas suas características a génese dos problemas (como o desemprego, por exemplo) é fundamental para a intervenção do Assistente Social. Nesse sentido, o programa da disciplina contempla um conjunto de conceitos e de teorias cujo domínio é fundamental para compreender a génese dos problemas sociais em estudo, assim como as próprias particularidades de desenvolvimento da sociedade portuguesa.
Almeida, J. F. (coord.) ;Introdução à Sociologia, Universidade Aberta, 1994 |
Carmo, H. ;Problemas Sociais Contemporâneos, Universidade Aberta, 2001 |
Castel, R. ;L¿insécurité sociale. Qu¿est-ce qu¿être protégé?, Seuil, 2003 |
Diogo, F. ;Precários voláteis e trajectórias de emprego em carrossel, o caso dos beneficiários do RSI, Forum Sociológico, 20: 29-38. Disponível em https://journals.openedition.org/sociologico/90 , 2010 |
Engels, F. ;A situação da classe trabalhadora em Inglaterra, Afrontamento, s.d. |
Freire, J. ;Sociologia do Trabalho, Afrontamento, 2002 |
Giddens, A. ;Sociologia, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997 |
Giddens, A. ;Sociology, Polity Press, 2021 |
Kovács, I. ;Flexibilidade e crise de emprego: tendências e controvérsias, SOCIUS Working Papers, nº 8. ISEG., 2006 |
Mousli, M. ;Taylor et l¿organisation scientifique du travail, Alternatives Economiques, nº 238, 2006 |
Sá, T. ;"Precariedade" e "trabalho precário": consequências sociais da precarização laboral, Configurações. Revista de Sociologia, n.º 7., 2010 |
Santos, B. de S. ;Estado e Sociedade em Portugal (1974-1988), Afrontamento, 1990 |
Standing, G. ;O precariado. A nova classe perigososa, Presença, 2014 |
Worsley, P. ;Introdução à Sociologia, D. Quixote, 1973 |
A disciplina de Fenómenos Societais 1 é uma disciplina teórica. Não obstante, as aulas não se traduzem em mera exposição de conteúdos mas contemplam, simultaneamente, actividades diversificadas estimuladoras da aprendizagem e que contrariam a lógica da mera memorização de conteúdos: exercícios práticos de realização de cálculos de diversos indicadores com o objectivo de treinar o raciocínio; análise de resultados de cálculos efectuados ou de dados estatísticos com o objectivo de identificar fenómenos sociais, leitura e discussão de textos fornecidos, visualização de filmes/documentários sobre a realidade portuguesa em matéria de organização económica.
3
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Prova individual | Teste/Exame | 2 | |
Estudo autónomo | Teste/Exame | 78 | |
Total: | 125 |
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação: avaliação distribuída OU exame final.
1. Avaliação distribuída (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que é composta pelos seguintes elementos:
a) Um mini-teste individual relativo ao ponto 1 do programa da UC com ponderação total de 30%. Data de realização: 25 de outubro de 2023.
b) Um teste escrito individual a realizar na época normal de exame final das disciplinas semestrais do 1º semestre e comportando a matéria dos pontos 2 e 3 do programa (ponderação de 60%). Este teste ocorrerá em Janeiro de 2024, na data definida para os exames do fim do 1º semestre.
Avaliação distribuída
Não aplicável.
De acordo com as normas do RAC.
De acordo com as normas do RAC.
A compreensão e análise científica da génese dos problemas sociais estreitamente relacionados com as transformações económicas, bem como a capacidade de observar e interpretar a diversidade sócio-cultural da sociedade portuguesa, não se coadunam com a mera memorização de conteúdos. O recurso a estratégias pedagógicas que passam pela implicação activa dos alunos no processo de aprendizagem e conhecimento, através da realização de exercícios práticos diversificados, revela-se a mais adequada.