Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1. Objectivos:
1.1 Objectivo geral
Constitui objectivo central desta unidade curricular promover o conhecimento sociológico dos contextos e dos processos educativos em curso nas sociedades contemporâneas, com destaque para a educação em contextos escolares que se traduzem na desqualificação de crianças, jovens e adolescentes.
1.2 Objectivos específicos: 1.2.1 Fornecer instrumentos de análise da evolução do sistema de ensino e dos mecanismos de reprodução das desigualdades culturais e sociais que operam, com crescente subtileza, no quadro do ensino de massas; 1.2.2 Contribuir para a construção de uma síntese teórica que permita captar com rigor a diversidade dos mecanismos geradores do insucesso e abandono escolares, assim como dos seus efeitos em matéria de produção da vulnerabilidade dos indivíduos.
1.3 Competências a adquirir: Especificamente, espera-se que os alunos revelem ser capazes de: a) Compreender o fenómeno da massificação do ensino, os seus factores, processos e dinâmicas no sentido de promover a desqualificação social de alguns grupos desmunidos de recursos; b) Relacionar as mudanças no contexto educativo com as mutações sociais globais; c) Analisar a complexidade da relação entre as desigualdades sociais e as desigualdades escolares;
d) Equacionar os principais desafios que se colocam actualmente à educação nas sociedades de modernidade avançada;
Programa
1 A expansão da escolarização nas sociedades contemporâneas, em geral, e na sociedade portuguesa, em particular
1.1 Factores económicos e políticos da chamada democratização do ensino
1.2 Expansão do ensino e conservação da estrutura de distribuição diferencial dos proveitos escolares e a translação das distâncias culturais e sociais por via da desvalorização dos títulos escolares
1.3 A passagem de uma ordem hierárquica dos ciclos de ensino simples e claramente identificável à constituição de um sistema cada vez mais complexo e mais subtilmente hierarquizado
2.2 Da eliminação precoce e brutal às práticas de exclusão suave e dissimulada 2.1 Os processos de interacção selectiva na sala de aula 2.2 Ilusão escolar e aprendizagem da desafeição social
2.3 Consequências identitárias das imposições contraditórias do sistema escolar
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os fenómenos da massificação do ensino e da desqualificação escolar dos jovens estão profundamente associados entre si. Para se compreender a complexidade desta relação é necessário dominar os conhecimentos indispensáveis sobre o peso das estruturas económicas, sociais e políticas na pretensa democratização do ensino, e as contradições geradas pela complexificação de um sistema educativo cada vez mais hierarquizado. Por outro lado, entre os processos e dinâmicas promotores da desqualificação escolar encontram-se as práticas de exclusão dissimuladas profundamente instituídas no funcionamento quotidiano da sala de aula. Neste sentido, os conteúdos programáticos da disciplina estão em consonância com os objectivos de proceder à aquisição de conhecimentos científicos que permitam elaborar uma enunciação teórica de encadeamento entre os factores macroestruturais e os factores microestruturais de produção de desigualdades escolares e consequentemente de desigualdade social.
Bibliografia Principal
Almeida, S., Machado, I., & Melo, S. (2022);Serviço social em escolas e efetivação do direito à educação: representações e práticas profissionais., Atas Do XI Congresso Português de Sociologia, Março, 2022.
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BOURDIEU, P., PASSERON, J.C. ;Les Héritiers. Les étudiants et la culture, Paris, Minuit, 1964
BOURDIEU, P.;«Les trois états du capital culturel », , Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 30, pp. 3-6
BOURDIEU, P. CHAMPAGNE, P.;« Les exclus de l¿intérieur », Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 91/92, pp. 71-75, 1992
BOURDIEU, P. ;« Propostas para o ensino do futuro », , in Cadernos de Ciências Sociais, Porto, n.º 5, 1987
BÉAUD, S. ;80% au bac » et après?: Les enfants de la démocratisation scolaire, , Paris, La Découverte, 2002
Melo, S., Machado, I., Mendes, S., & Guedes, J. (2022). ;O uso da Arte na formação dos assistentes sociais em Portugal., Atas Do XI Congresso Português de Sociologia, Março, 2022.
Spade, J. Z. and Ballantine, J. H. (2008), "Schools and Society : A Sociological Approach to Education". Brockport Bookshelf. 82.
STRECHT, P. ;A minha escola não é esta, , Lisboa, Assírio e Alvim, 2008
Métodos de Ensino
O processo de ensino/aprendizagem é prioritariamente desenvolvido com base na exposição teórica pelo docente acerca dos conteúdos programáticos, debate dos temas das aulas partindo da leitura de dados estatísticos, de textos seleccionados e do visionamento de filmes, numa perspectiva de ruptura com os (pré) conceitos e ideias de senso comum sobre a desqualificação escolar.
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
0
Total:
0
Avaliação Final
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída
a) Apresentação oral de um texto previamente seleccionado. Esta componente pode ser desenvolvida em grupo (máximo 2 alunos). Ponderação 40%
b) Realização de uma reflexão crítica individual sobre a relação existente entre as desigualdades sociais e as desigualdades escolares. Ponderação de 60%. Data de entrega: data do exame final.
OU
2. Exame final Exame final a realizar na época de exames. Ponderação 100%
Provas e Trabalhos Especiais
De acordo com o RAC.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
De acordo com o RAC do ISSSP.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
De acordo com o RAC do ISSSP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A compreensão das várias leituras do fenómeno do insucesso e desqualificação escolar produzidas no quadro da Sociologia, considerando quer a dimensão macrosicologógica de análise (sistema de emprego e classes sociais), quer a dimensão microsociológica de análise (estabelecimento de ensino, sala de aula, alunos/pais/professores) apela a um esforço de aplicação teórica das teorias sociológicas em aprendizagem a um dado fenómeno social concreto. Para isso consideramos fundamental o investimento em metodologias activas de ensino/aprendizagem, onde se solicite ao aluno a participação na realização de exercícios, discussão de casos práticos, interpretação de eventos associados ao contexto empírico. Este tipo de metodologia tem como motor desencadeador o recurso a aulas expositivas/activas onde são apresentados sistematizadamente os conteúdos programáticos da disciplina.