• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > 23MIS2310
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Técnicas de Mediação Avançada


Código: 23MIS2310    Sigla: TMA
Áreas Científicas: Competências transversais

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 21 Aviso nº 14192/2023, de 27 de Julho 4 ECTS 30

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teórico-Práticas: 16,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Adriana Manuela Carvalho Gomes Neves   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Os objetivos da UC são:
- Compreender a dinâmica das famílias na atualidade
- Conhecer a Mediação como estratégia para a resolução de conflitos e prevenção da violência;
- Adquirir conhecimentos sobre os marcos legais da Mediação em Portugal;
- Reconhecer a importância da mediação em contexto escolar como estratégia de resolução de conflitos;
- Conhecer o papel do mediador familiar e escolar;
- Conceber, fundamentar e implementar propostas e dispositivos de mediação adequados aos contextos de intervenção: escolar, comunitário e familiar

Programa

1. Introdução à mediação no contexto da infância
2. Ética e aspectos legais na mediação com crianças
2. Papel do mediador no processo de mediação com crianças
3. Mediação e as crianças em conflitos familiares (divórcio, responsabilidades parentais, promoção e protecção), em contexto escolar, em situações de violência e com crianças com necessidades especiais.
4. Questões atuais da atualidade como a mediação online e tecnologias aplicadas na mediação com crianças

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

sta Unidade Curricular visa fornecer informação jurídica e social no domínio em que se insere a criança de forma a preparar  os futuros interventores para a compreensão do quadro normativo que regula as relações familiares, com especial incidência no campo da mediação,  e o  sistema de promoção e proteção destas crianças face as adversidades fisicas, psiquicas ou sociais. Estes conhecimentos são considerados imprescindíveis para um desempenho eficiente e eficaz enquanto interventor social no seu dia a dia.

Bibliografia Principal

Manual de gestão construtiva de conflitos . ;Manual de gestão construtiva de conflitos . , Universidade Fernando Pessoa, 2016. ISBN: 978-989-643-140-2.
Cunha. P., & Monteiro, A;Gestão de conflitos na escola , Pactor, 2018
Marlow, L;Mediación Familiar: Una práctica en busca de una teoría. Una nueva visión del derecho., Granica, 1999
Monteiro, A., Cunha., P & Brandão, A. (Coords).;Gestão de conflitos na família , Pactor, 2019
Neves, A. ;A protecção Juridica do menor em risco: realidade ou utopia, Lema d origem , 2023

Bibliografia Complementar

Sistema de Mediação Familiar;Uma outra forma de solucionar os conflitos. In Ministério da Justiça - Julgados de Paz e Mediação ? Uma nova face da justiça, Almedina, 2006

Métodos de Ensino

Esta Unidade Curricular esta estruturada em aulas teórico-práticas e engloba metodologias expositivas, discussão, organizativas, ativas, visando promover competências de autonomia e reflexão. Horas de trabalho autónomo destinam-se a leituras para acompanhamento das aulas, realização de exercícios para debate posterior em aula, preparação para teste individual


Modo de Avaliação

1

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Avaliação Final

Exame Final

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta Unidade Curricular visa competencias na area do conhecimento e capacidade de análise do enquadramento jurídico e social na área dos Direitos das Crianças, no ambito da mediação e , competências argumentativas necessárias à fundamentação de pareceres e de planos de acompanhamento de famílias , de apoio à tomada de decisão judicial e competências operativas no domínio do acesso aos direitos e garantias