Código: | 23MIS2310 | Sigla: | TMA | |
Áreas Científicas: | Competências transversais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MISIJR | 21 | Aviso nº 14192/2023, de 27 de Julho | 1º | 4 ECTS | 30 |
Teórico-Práticas: | 12,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Os objetivos da UC são:
- Compreender a dinâmica das famílias na atualidade
- Conhecer a Mediação como estratégia para a resolução de conflitos e prevenção da violência;
- Adquirir conhecimentos sobre os marcos legais da Mediação em Portugal;
- Reconhecer a importância da mediação em contexto escolar como estratégia de resolução de conflitos;
- Conhecer o papel do mediador familiar e escolar;
- Conceber, fundamentar e implementar propostas e dispositivos de mediação adequados aos contextos de intervenção: escolar, comunitário e familiar
1. Introdução à mediação no contexto da infância
2. Ética e aspectos legais na mediação com crianças
2. Papel do mediador no processo de mediação com crianças
3. Mediação e as crianças em conflitos familiares (divórcio, responsabilidades parentais, promoção e protecção), em contexto escolar, em situações de violência e com crianças com necessidades especiais.
4. Questões atuais da atualidade como a mediação online e tecnologias aplicadas na mediação com crianças
sta Unidade Curricular visa fornecer informação jurídica e social no domínio em que se insere a criança de forma a preparar os futuros interventores para a compreensão do quadro normativo que regula as relações familiares, com especial incidência no campo da mediação, e o sistema de promoção e proteção destas crianças face as adversidades fisicas, psiquicas ou sociais. Estes conhecimentos são considerados imprescindíveis para um desempenho eficiente e eficaz enquanto interventor social no seu dia a dia.
Manual de gestão construtiva de conflitos . ;Manual de gestão construtiva de conflitos . , Universidade Fernando Pessoa, 2016. ISBN: 978-989-643-140-2. |
Cunha. P., & Monteiro, A;Gestão de conflitos na escola , Pactor, 2018 |
Marlow, L;Mediación Familiar: Una práctica en busca de una teoría. Una nueva visión del derecho., Granica, 1999 |
Monteiro, A., Cunha., P & Brandão, A. (Coords).;Gestão de conflitos na família , Pactor, 2019 |
Neves, A. ;A protecção Juridica do menor em risco: realidade ou utopia, Lema d origem , 2023 |
Sistema de Mediação Familiar;Uma outra forma de solucionar os conflitos. In Ministério da Justiça - Julgados de Paz e Mediação ? Uma nova face da justiça, Almedina, 2006 |
Esta Unidade Curricular esta estruturada em aulas teórico-práticas e engloba metodologias expositivas, discussão, organizativas, ativas, visando promover competências de autonomia e reflexão. Horas de trabalho autónomo destinam-se a leituras para acompanhamento das aulas, realização de exercícios para debate posterior em aula, preparação para teste individual
1
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
Exame Final
Esta Unidade Curricular visa competencias na area do conhecimento e capacidade de análise do enquadramento jurídico e social na área dos Direitos das Crianças, no ambito da mediação e , competências argumentativas necessárias à fundamentação de pareceres e de planos de acompanhamento de famílias , de apoio à tomada de decisão judicial e competências operativas no domínio do acesso aos direitos e garantias