Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
A UC tem como principais objetivos:
O1. Dotar os/as estudantes de ferramentas teórico-metodológicas que permitam o desenvolvimento de trabalhos de investigação científica robustos nos diferentes domínios do Serviço Social
O2. Capacitar os/as estudantes para a investigação no campo do Serviço Social recorrendo a metodologias quantitativas, qualitativas ou mistas
O3. Capacitar para a elaboração do desenho de instrumentos de investigação social e sua operacionalização
O4. Desenvolver o espírito crítico, reflexivo e operativo inerente ao processo de investigação.
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
C1. Desenvolver uma investigação científica recorrendo aos instrumentos metodológicos adequados;
C2. Distinguir entre estratégias de investigação quantitativa, qualitativa e mista;
C3. Identificar as singularidades da investigação científica em Serviço Social;
C4. Desenvolver processos de investigação em Serviço Social promotores da Justiça Social.
Programa
1. A produção social do conhecimento científico 1.1. Investigação e construção do Conhecimento em Serviço Social 1.2. O desenho da pesquisa em Serviço Social 1.3. A Ética na investigação em Serviço Social 2. Questões teórico- metodológicas e processo de investigação/pesquisa em serviço social 2.1. As estratégias de investigação 2.1.1. Investigação quantitativa: fundamentos, processos e técnicas 2.1.2. Investigação qualitativa: fundamentos, processos e técnicas 2.1.3. Métodos mistos: fundamentos, processos e técnicas 2.2. A investigação-ação e a intervenção 3. Problemáticas de investigação em Serviço Social
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O foco essencial do programa pretende o desenvolvimento de competências de pesquisa que resultem na produção de conhecimento em Serviço Social. Para o efeito, o programa é concebido para capacitar teoricamente os/as estudantes no campo da investigação social (pontos 1 e 2). O último ponto do programa (ponto 3) visa contribuir para o desenvolvimento de capacidades operativas traduzidas pela análise crítica e reflexiva de exemplos de investigação tradutores das singularidades da pesquisa em Serviço Social sua utilidade e os dilemas a ela associados.
Bibliografia Principal
Barbier, R. ;La Recherche-Action, Anthropos, 1996
Bryman, A. ;Mixed methods research: combining quantitative and qualitative research. In Social Research Methods (pp. 628¿653), Oxford University Press, 2012
Clark, T., Foster, L., Sloan, L., & Bryman, A. ;Bryman's social research methods, Oxford University Press, 2021
Coutinho, C. ;Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas, Almedina, 2015
Creswell, J. & Clark, V. ;Designing and Conducting Mixed Methods Research, Sage, 2007
D'Ancona, M. A. ;Metodologia cuantitativa. Estrategias y técnicas de investigacíon social, Síntesis, 2001
Flick, U. ;Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Monitor, 2002
Freixo, M. J. V.;Metodologia Científica. Fundamentos, Métodos e Técnicas, Instituto Piaget, 2011
Ghiglione, R. & Matalon, B. ;O Inquérito: teoria e prática, Celta Editora, 2011
Moreira, J. M. ;Questionários: Teoria e Prática, Almedina, 2004
Rubin, A. & Babbie, E. ;Research Methods for Social Work, Thomson, 2005
Shaw, I., Briar-Lawson, K., Orme, J., & Ruckdeschel, R.;Social Work Research, Sage, 2010
Thiollent, M. ;Metodologia de Pesquisa-Ação, Cortez, 2005
Observações Bibliográficas
Para além da bibliografia principal, as docentes poderão fornecer, ao longo das aulas, indicações bibliográficas complementares.
Métodos de Ensino
As aulas serão teórico-práticas articulando a exposição teórica com a ilustração empírica e a inclusão da participação dos/das estudantes. Optar-se-á por método de ensino centrado nos estudantes, partindo dos seus conhecimentos sobre os conteúdos programáticos e envolvendo-os em diferentes tarefas e atividades, individualmente e em pequenos grupos, que permitam aprofundá-los e enriquecê-los.
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
30
Total:
30
Avaliação Contínua
Os/as estudantes poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída A avaliação distribuída pressupõe a realização de duas provas:
a) Um teste escrito individual a realizar no dia 13 de dezembro de 2024. Ponderação 50%-
b) Um trabalho de grupo: análise de um artigo cientifico com apresentação oral e realização de um Poster ilustrativo do mesmo (apresentação oral em Janeiro de 2025; entrega do Poster na data do exame). Ponderação de 50%. Para o efeito, os/as estudantes devem consultar o guião orientador para a elaboração do trabalho de grupo disponível na pasta de documentos da UC no Sigarra.
2. Exame final Realização de um exame sobre a matéria da UC na data de exames. Ponderação de 100%.
Avaliação Final
Avaliação distribuída Teste - 50% Trabalho de grupo - 50%
Exame final Exame - 100%
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas do RAC.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
De acordo com as normas do RAC.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os conteúdos da UC privilegiam conceitos relacionados com os fundamentos teóricos do processo de investigação aplicada ao Serviço Social. Estas abordagens permitem desenvolver raciocínio crítico e análise de artigos científicos no âmbito das singularidades da pesquisa em Serviço Social; desenvolver competências de seleção de estratégias de investigação e de técnicas de recolha de informação adequadas aos objetos de estudo; mobilizar a experiência de intervenção social dos alunos, decorrente de um processo de trabalho em contacto com ex-estudantes e investigadores; lançar as bases do trabalho dos/das estudantes a realizar no 3º semestre do mestrado.