Código: | SS2210219 | Sigla: | DPS1 | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 42 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 2º | 5 ECTS |
Teórico-Práticas: | 15,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
1. Desenvolver competências ao nível da elaboração de diagnósticos psicossociais.
1.1 Adquirir saberes teóricos para formular problemas sociais;
1.2 Mobilizar conhecimentos teóricos de origens disciplinares diversas para apreender o articulado de fatores sociais geradores dos problemas que os estudantes observam em contexto de estágio;
1.3 Elaborar problemáticas teóricas capazes de romper com interpretações de senso comum a respeito dos problemas sociais;
1.4 Saber decompor conceitos em dimensões e respectivos indicadores, com vista à estruturação de processos de observação e de recolha de informação;
2. Exercitar as aprendizagens realizadas nas disciplinas de métodos e técnicas de investigação social no que respeita ao processo de observação, registo e análise de informações relevantes para a construção de um diagnóstico.
I. Considerações teóricas gerais sobre o diagnóstico 1.1 O diagnóstico enquanto instrumento de análise e conhecimento da realidade: o aprofundamento das dinâmicas de mudança, potencialidades e obstáculos com vista ao desenho de soluções; 1.2 A necessidade de sínteses teóricas para a formulação e análise de problemas sociais complexos e multifacetados: a identificação dos fatores que contribuem para a formação dos problemas que se pretendem tratar requer a elaboração de uma problemática teórica; 1.3 A estreita articulação entre a interpretação dos problemas sociais e a identificação de práticas de mudança: a interacção entre o conhecimento e a ação; II. Níveis de elaboração de um diagnóstico 2.1 O pré-diagnóstico: uma fase exploratória de identificação dos problemas 2.2 O diagnóstico: a) a formulação de problemas sociais e a identificação das potencialidades/recursos do meio de intervenção;b) o aprofundamento dos fatores sociais que estão na génese dos problemas que se pretendem tratar: a identificação das causalidades dos problemas obriga à construção de diversas problemáticas teóricas e à elaboração de hipóteses teóricas, explicativas da realidade; 2.3 A hierarquização dos problemas sociais e a definição de prioridades de intervenção: a identificação das possibilidades de transformação e a identificação dos atores capazes de sustentar uma dinâmica de mudança.
Sendo o principal objetivo da disciplina desenvolver competências de elaboração de um diagnóstico psicossocial, os conteúdos programáticos encontram-se estruturados em função de vários requisitos, entre os quais se destacam os seguintes: a seleção/articulação de um conjunto de saberes teóricos adequados à compreensão do que é um diagnóstico psicossocial, suas principais etapas de elaboração, cuidados a adotar no processo de construção deste instrumento e sua relevância para a conceção de programas de intervenção.
GUERRA, Isabel;Fundamentos e Processos de uma sociologia de Acção, Cascais, Principia, 2000 |
GAULEJAC, V., BONETTI, M., FRAISSE, J.;L'Ingénierie sociale, Paris, Syros, 1995 |
ALMEIDA, José Luís de; SOUSA, Paula;Avaliação Diagnóstica na Prática do Serviço Social, Viseu, PsicoSoma, 2016 |
ANDER-EGG, Ezequiel ;Investigacion y diagnostico para el trabajo social. , 2ª ed. Buenos Aires : Humanitas, 1990. ISBN: 950-582-201-5 |
ANDER-EGG, Ezequiel ; AGUILAR IDÁNEZ, María José ;Cómo elaborar un proyecto : Guía para disenar proyectos sociales y culturales., Argentina, Lumen, 1995 |
PEREZ SERRANO, Glória ;Elaboração de projectos sociais : casos práticos., Porto : Porto Editora, 2008. ISBN: 978-972-0-34857-9 |
O processo de ensino-aprendizagem assenta em dinâmicas activas, a partir da apresentação de filmes e de várias experiências de intervenção social, devidamente sustentadas pelo recurso ao método expositivo, através da selecção e articulação dos contributos teóricos indispensáveis para a compreensão do conceito de diagnóstico psicossocial. A pedagogia é centrada essencialmente na análise e reflexão dos instrumentos de diagnóstico que serão apresentados pela docente e por diferentes profissionais convidados para abordar a sua experiência em matéria de avaliação diagnóstica (em distintos campos de intervenção).
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1. AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA (Artigo 11 do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de:
1.1 Exercício escrito individual sobre os conteúdos programáticos - 50%
1.2 Exercício prático de simulação de uma entrevista - Trabalho de grupo (máximo 3 elementos) (50%.)
OU
2. EXAME FINAL (Artigo 12 do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de um exame escrito individual.
A metodologia de ensino adotada permite que os saberes científicos sejam seleccionados e articulados em função das experiências concretas de avaliação diagnóstica que serão apresentadas na sala de aula. A pedagogia utilizada, sustentada numa abordagem expositiva mas também centrada na reflexão crítica dos instrumentos de diagnóstico partilhados pelos profissionais convidados, é uma condição para que os estudantes compreendam o que é um diagnóstico e sua relevância para a intervenção.