Código: | SS2210250 | Sigla: | SI | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LSS1 | 54 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 4º | 6 ECTS |
Teóricas: | 6,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Teóricas: | 20,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Teóricas: | 20,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Teóricas: | 20,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Objetivos de aprendizagem
OA1. Elaborar projeto de estudo e intervenção no âmbito da intervenção do Assistente Social
OA2. Implementar projeto de estudo/intervenção
Competências
1.De conceção e desenho de projetos
2.Na operacionalização dos saberes fazer
3.Relativas à atitude profissional
4.No âmbito do trabalho em equipa
CP1. Fundamentação teórica e modelo de intervenção social
1.1 Fundamentos teóricos destacados na compreensão do(s) fenómeno(s) analisado(s)Os tópicos enunciados em CP1 e CP2 pretendem que os estudantes atinjam OA1. Para alcançar OA2, é necessário viabilizar CP3.
As unidades curriculares de Seminário de Investigação e Estágio V estão organizadas em aulas com componente teórica e componente tutorial. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1) na abordagem de CP1. Para preparar os tópicos em CP2 e CP3 recorrer-se-á a metodologias que apelam a uma participação ativa dos estudantes (ME2), uma vez que os itens em CP2 serão abordados em estreita articulação com o trabalho a desenvolver no âmbito da unidade curricular de Estágio V e CP3 constitui a operacionalização do trabalho no terreno.
1
Modalidade de Avaliação Contínua
A avaliação da UC Seminário consistirá:
90% - realização de trabalhos com vista à produção do relatório de estágio (enquadramento teórico; construção de diagnóstico e conceção do projeto de estágio implementado);
10% - participação dos estudantes em sala de aula.
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
A classificação final será resultante da média aritmética entre a classificação obtida no semestre e a classificação obtida na Defesa do Relatório.
A ME1, é de natureza mais expositiva e está orientada para que os estudantes atinjam OA1. A ME2 procura garantir o treino e desempenho dos estudantes em competências de planeamento da ação prática de intervenção Esta metodologia permitirá aos estudantes atingir OA1 e OA2. A ME2 visa ainda promover a exercitação de saberes fazer e atitudes do Assistente Social na intervenção.