• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS2210250
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Seminário de Investigação


Código: SS2210250    Sigla: SI
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 54 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 6 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

4TURMAP3

Teóricas: 6,00
Inquéritos: 0,00

4TURMAP1

Teóricas: 20,00
Inquéritos: 0,00

4TURMAP4

Teóricas: 20,00
Inquéritos: 0,00

4TURMAP2

Teóricas: 20,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 4 8,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   2,00
Marcelo Gallo   2,00
Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes   2,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objetivos de aprendizagem
OA1. Elaborar projeto de estudo e intervenção no âmbito da intervenção do Assistente Social
OA2. Implementar projeto de estudo/intervenção

Competências
1.De conceção e desenho de projetos
2.Na operacionalização dos saberes fazer
3.Relativas à atitude profissional
4.No âmbito do trabalho em equipa 

Programa

CP1. Fundamentação teórica e modelo de intervenção social 

1.1 Fundamentos teóricos destacados na compreensão do(s) fenómeno(s) analisado(s)
1.2 Modelo de Intervenção Social adoptado na prática profissional do Assistente Social
CP2. Desenho do projeto de intervenção
2.1 Elaborar diagnósticos de situação (Identificar mudanças que pretende produzir a nível individual, familiar e institucional)
2.2 Definir objetivos de mudança a atingir
2.3 Identificar recursos a mobilizar
2.4 Selecionar saberes necessários à ação
CP3. Execução do projeto de intervenção

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os tópicos enunciados em CP1 e CP2 pretendem que os estudantes atinjam OA1. Para alcançar OA2, é necessário viabilizar CP3.  

Métodos de Ensino

As unidades curriculares de Seminário de Investigação e Estágio V estão organizadas em aulas com componente teórica e componente tutorial. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1) na abordagem de CP1. Para preparar os tópicos em CP2 e CP3 recorrer-se-á a metodologias que apelam a uma participação ativa dos estudantes (ME2), uma vez que os itens em CP2 serão abordados em estreita articulação com o trabalho a desenvolver no âmbito da unidade curricular de Estágio V e CP3 constitui a operacionalização do trabalho no terreno.


Modo de Avaliação

1

Avaliação Contínua

Modalidade de Avaliação Contínua
A avaliação da UC Seminário consistirá:
90% - realização de trabalhos com vista à produção do relatório de estágio (enquadramento teórico; construção de diagnóstico e conceção do projeto de estágio implementado);
10% - participação dos estudantes em sala de aula.

Avaliação Final

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
A classificação final será resultante da média aritmética entre a classificação obtida no semestre e a classificação obtida na Defesa do Relatório.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A ME1, é de natureza mais expositiva e está orientada para que os estudantes atinjam OA1. A ME2 procura garantir o treino e desempenho dos estudantes em competências de planeamento da ação prática de intervenção Esta metodologia permitirá aos estudantes atingir OA1 e OA2. A ME2 visa ainda promover a exercitação de saberes fazer e atitudes do Assistente Social na intervenção.