A Intervenção Psicológica em crise centra-se numa abordagem que obedece a princípios e objetivos distintos do aconselhamento psicológico ou de uma intervenção psicoterapêutica com sessões estruturadas. A crise surge normalmente pela quebra do funcionamento adaptativo do indivíduo, que face a uma situação exigente não disporá de recursos para lidar com essa mesma situação, causando um desequilíbrio psicológico. Este tipo de intervenção centra-se assim maioritariamente no presente, tendo como objetivo primordial a estabilização do sujeito, mobilizando ações que diminuam o mal-estar psicológico e físico experienciado no momento, através dos Primeiros Socorros Psicológicos.
Profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e intervenção social, tais como psicólogos, técnicos de serviço social, gerontólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, educadores sociais, animadores, entre outros, que perspetivam ou tenham vínculo profissional com as instituições do sector social
A metodologia deverá privilegiar o tipo expositivo, complementando com demonstrações e análise de vídeos.
A avaliação, apesar de ter um momento final, deverá considerar também todo o decorrer do processo formativo.
João Fernando Martins - Psicólogo Clínico e Forense, Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Licenciado em Psicologia, Mestre em Medicina Legal, Doutorando em Processos Psicológicos e Comportamento Social na Universidade de Santiago de Compostela. Dedica-se também à formação e ensino, tendo sido recorrentemente convidado como Orador e Palestrante em várias universidades da zona norte de Portugal.
O curso terá um total de 10 horas, em regime presencial.
Horário: 18:30 - 21:30 (sexta) e 10:00 - 13:00 e 14:30 - 17:30 (sábado)
ECTS - 1,5
Datas: 21 e 22 de Março de 2025
Nível 1: A Crise
- As reações ao Stress
- O Trauma e o Stress Pós-Traumático
- O Luto
Nível 2: A Intervenção em Crise
- A Intervenção Imediata
- Guidelines Gerais para a Intervenção Imediata
- Autocuidado
Nível 3: Os Primeiros Socorros Psicológicos
- Os Princípios de Hobfoll
- Modelo de Primeiros Socorros Psicológicos
- Técnicas de Grounding, Respiração e Relaxamento Muscular
- Exercícios práticos
O cumprimento com sucesso dos objectivos pedagógicos desta formação será comprovado através da emissão de um: Certificado do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária e pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.
Caso pretenda usufruir do mencionado desconto, deve remeter em conjunto com o comprovativo de pagamento, documento que confirme a situação alegada (ex: cartão de estudante ou documento do Centro de Emprego).
A inscrição só será considerada definitiva após pagamento.