Assistentes Sociais, educadores sociais, psicólogos, animadores socioculturais, dirigentes associativos, ou ainda outros profissionais que trabalham diretamente com crianças e jovens (área das ciências sociais e humanas). Podem ainda ser admitidos profissionais de qualquer outro domínio científico, desde que manifestem interesse e motivação em frequentar a formação.
A ação de formação visa capacitar os/as formandos/as para compreenderem o enquadramento legal dos direitos das crianças e jovens, reconhecerem a criança como sujeito de direitos e aplicarem metodologias participativas que promovam a cidadania ativa.
ANA MARIA MARQUES DOS SANTOS - É uma profissional especializada nas áreas da proteção à infância, intervenção social, educação e inclusão, com extensa experiência no Município de Vila Nova de Gaia. Atualmente, exerce funções como Técnica Superior, coordenando projetos estratégicos ligados ao combate do abandono escolar, prevenção do mau-trato, promoção dos direitos da criança e elaboração de programas como o PRR. Possui mais de três décadas de experiência em políticas sociais, incluindo liderança do CPCJ de Gaia Sul, participação em projetos nacionais e europeus, vasta atividade como formadora e docente convidada, e produção científica relevante. Detém formação avançada - incluindo título de especialista, mestrado e doutoramento em curso - e um percurso pela coordenação de equipas, conceção de projetos sócio-educativos e forte intervenção na capacitação de técnicos e instituições.
O curso terá um total de 10 horas, em regime de elearning.
Horário: 20 de fevereiro - das 18h30 às 20h30 (sexta-feira, remoto)
21 de fevereiro - das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 16:30 (sábado, presencial)
06 de março - das 18h30 às 20h30 (sexta-feira, remoto)
07 de março - das 10h00 às 13h00 e das 14H30 às 16h30 (sábado, presencial)
ECTS - 1,5.
- A Criança como Sujeito de Direitos;
- Convenção sobre os Direitos da Criança;
- Legislação Nacional e internacional dos direitos da infância e juventude;
- Participação e Cidadania;
- Modelos e Formas de Participação;
- Metodologias participativas na infância e Juventude;
- Projetos/iniciativas participativas.
O cumprimento dos objetivos pedagógicos desta formação será comprovado através da emissão de um: Certificado do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária e pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.
*Caso pretenda usufruir do mencionado desconto, deve remeter em conjunto com o comprovativo de pagamento, documento que confirme a situação alegada (ex: cartão de estudante ou documento do Centro de Emprego).
A inscrição só será considerada definitiva após pagamento.