Esta formação tem como público-alvo assistentes sociais, gerontólogos sociais, profissionais da área da saúde (medicina, enfermagem, psicologia, nutrição, fisioterapia, etc), e outros profissionais que trabalhem ou pretendam vir a trabalhar na área da intervenção social (como estudantes das áreas de Intervenção Social e Saúde).
As metodologias de ensino, em primeiro lugar, permitirão aos formandos a aquisição dos vários conceitos teóricos e a sua ligação à prática. Em segundo lugar, a integração destas duas dimensões do conhecimento será realizada de forma individual e reforçada na interação grupal, de forma contínua e ao longo da formação.
Margarida Rocha - Professora Especialista em Musicoterapia, título atribuído pelo Instituto Politécnico do Porto - U.P; Musicoterapeuta Certificada pela APMT; Mestre, Formadora e Supervisora Clínica no Modelo Benenzon de Musicoterapia; Professora Convidada pela Escola Superior de Educação e pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Cádis; Professora na Academia Internacional Benenzon; Tem habilitação superior para o Ensino da Música e para o Ensino Especial; Conta com vários seminários, conferências, workshops, formações variadas, publicações, no seu currículo.
O curso terá um total de 30 horas, em regime pós-laboral
ECTS - 5
12, 19, 27 de outubro - entre as 18h e as 22h
3, 9, 16, 23 de novembro - entre as 18h e as 22h
30 de novembro, entre as 18h e as 20h
*Caso pretenda usufruir do mencionado desconto, deve remeter em conjunto com o comprovativo de pagamento, documento que confirme a situação alegada (ex: cartão de estudante ou documento do Centro de Emprego).
A inscrição só será considerada definitiva após pagamento.
I. Música - fenómeno humano com efeitos terapêuticos.
II. As funções da música e sua aplicação nos vários domínios do funcionamento humano.
III. A música na comunidade.
IV. Os fundamentos da Musicoterapia.
V. A música em terapia e como terapia.
VI. Musicoterapia no diagnóstico e/ou na fase de tratamento.
VII. Musicoterapia para a relação, comunicação e desenvolvimento.
VIII. A Musicoterapia comunitária.
IX. A Musicoterapia aplicada em vários âmbitos de intervenção social.
X. Experiências musicais terapêuticas - self-experience.
XI. Projetos de musicoterapia implementados na comunidade.
XII. Estudos de investigação nesta área.
O cumprimento com sucesso dos objectivos pedagógicos desta formação será comprovado através da emissão de um: Certificado do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária e pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.