O trabalho social com famílias tem a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a rutura dos seus vínculos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida e na inclusão das famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos, promovendo o rompimento com os padrões violadores de direitos. Os conceitos que se tem de família e do seu papel na sociedade vão interferir diretamente no trabalho a ser realizado. Ao se considerar, por exemplo, a família como responsável pela proteção dos seus membros, desobrigando o Estado, a atenção será direcionada para a responsabilização da família e sua preparação para exercer seu papel protetivo, com o mínimo de intervenção do Estado. Por outro, se concebermos o princípio da primazia da responsabilidade do Estado na condução das Políticas Públicas, a atenção às famílias proporcionará possibilidades para o protagonismo e a proteção social integral e matricial, a partir da realidade e do território onde vivem, palco das vulnerabilidades riscos sociais.
Discutir o trabalho social com famílias nos serviços de Proteção Social com o desafio de formar trabalhadores capazes de desenvolver ações concretas, facilitadoras da construção da autonomia e do fortalecimento das famílias em sua capacidade de proteção, compreendendo a responsabilidade técnica devido os diversos graus de vulnerabilidade e situações de alta complexidade.
Esta formação tem como público-alvo qualquer interessado no seu desenvolvimento pessoal mas, é dirigido especialmente para todos os profissionais que trabalham com famílias, como é o caso dos profissionais do Serviço Social, Gerontologia Social, outros interventores sociais e outros licenciados em ciências sociais e humanas. Mas também a estudantes universitários na área da intervenção social.
Os objetivos de aprendizagem se articulam ao conteúdo programático especifico, sendo que, nos tópico Centralidade da família nas políticas sociais e os Riscos e Vulnerabilidade Social serão destacadas e desenvolvidas as reflexões sobre a identificação das demandas que geram desproteções às famílias e seus membros. Perante as singularidades das realidades enfrentadas, é imperativo reconhecer a responsabilidades do Estado na oferta de proteção social e identificar as habilidades profissionais para uma intervenção efetiva potencializadora de respostas às dinâmicas familiares.
Marcelo Gallo - Docente do Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Pós Doutorado em Serviço Social, Pela UFPB (2014), Pós-Doutorado em Sociologia pela École des Hauste Études en Sciences Socialies (2015), Pós-Doutorado em Economia pela École des Hauste Études en Sciences Socialies (2017), Pós-Doutorado em Curso em Ciência da Educação pela Universidade do Porto (inicio em 2020 - em curso), Doutoramento em Serviço Social em 2013/09/13, Mestrado em Serviço Social em 2009/06/09 pelo(a) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Licenciatura em Pedagogia em 1996/12/17 pelo(a) Centro Universitário Fundação Santo André, Licenciatura Plena em Matemática em 1995/12/13 pelo(a) Centro Universitário Fundação Santo André Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas e Graduado em Serviço Social em 2006/12/11 pelo(a) Faculdade de Mauá . Possui 10 capítulo(s) de livros. Organizou 3 evento(s). Coorientou 4 dissertação(ões) de mestrado. Participa e/ou participou como Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto(s), Bolseiro de Mestrado em 1 projeto(s), Bolseiro de Pós-Doutoramento em 3 projeto(s), Investigador em 4 projeto(s), Investigador responsável em 5 projeto(s) e Orientador em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Serviço Social, Trabalho e Formação Profissional; Política Social, Proteção Social e Direitos Humanos.
Tatiana Domingues - Docente Universitária , Gestora da Política de Assistência Social, Consultora em políticas sociais, terceiro setor e responsabilidade social Doutora e Mestre pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP , graduada em Serviço Social pela Universidade de Santo Amaro (2004), atua atualmente como consultora e assessora de Políticas Sociais, programas e projetos em diversidade (gênero e etnia) e inclusão.
É docente de pós graduação da Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul nos cursos Trabalho Social com Família e Gerontologia e, facilitadora de processos de educação profissional para trabalhadores sociais.
Rosimeire Mantovan - Docente Universitária , Gestora da Política de Assistência Social, Consultora em políticas sociais, terceiro setor e responsabilidade social.Assistente Social e Advogada com especialização em Direito Constitucional e Gestão da Política Pública de Assistência Social. Mestre em Serviço Social pela PUC-SP. Docente do curso de Serviço Social em graduação e pós graduação. Servidora da Prefeitura de Santo André - SP. Gestora da Política de Assistência Social. Atuou na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. No período de novembro/07 até maio/08 atuou como assessora no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - Secretaria Nacional de Assistência Social, junto ao Departamento de Proteção Social Especial. Atuou entre 2014 e 2016 como docente do Programa Capacita SUAS no Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Adriana Neves - Advogada e Docente no Instituto Superior de Serviço Social do Porto e no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Mestre em Ciências Jurídico-Políticas - Faculdade de Direito da Universidade do Porto; Doutoranda da Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade de Vigo no Doutoramento de "Gestão e Resolução de Conflitos. Menores e Justiça Terapêutica".
ECTS - 5
Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web, como por exemplo o Google Chrome). O curso será lecionado com recurso à plataforma Zoom.
O cumprimento com sucesso dos objectivos pedagógicos desta formação será comprovado através da emissão de um: Certificado do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária e pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.
*Caso pretenda usufruir do mencionado desconto, deve remeter em conjunto com o comprovativo de pagamento, documento que confirme a situação alegada (ex: cartão de estudante ou documento do Centro de Emprego).
A inscrição só será considerada definitiva após pagamento.