Os idosos, tal como em todas as fases da vida, dispõem de características específicas que se baseiam em inúmeros factores, desde as suas características idiossincráticas, às particularidades geradas pelo envelhecimento primário e secundário.
Torna-se assim relevante dotar o pessoal técnico que intervém diretamente com esta população de ferramentas que favoreçam uma comunicação mais assertiva e adequada, considerando aspetos particulares da vivência interna do idoso, como o seu estado emocional ou cognitivo, reforçando um comunicar coerente, recorrendo não só à linguagem verbal, como também à não verbal, como são exemplos o tom de voz, as expressões da face e do corpo.
Dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam desenvolver estratégias de comunicação eficazes no apoio geriátrico considerando as problemáticas inerentes ao cuidado e assistência a idosos com base na sua personalidade e estado cognitivo.
Esta formação tem como público-alvo profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e intervenção social, tais como psicólogos, técnicos de serviço social, gerontólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, educadores sociais, animadores, entre outros, que perspetivam ou tenham vínculo profissional com as instituições do sector social.
A estrutura programática pretende seguir uma linhacontínua e progressiva, considerando uma contextualização que forneça ao participante um conjunto de conteúdos sobre a comunicação, bem como uma descrição das possíveis particularidades associadas à população idosa.
Posteriormente reforçam-se as matérias contextuais com um enquadramento na linguagem e comunicação nas suas variantes, complementando com a análise de casos práticos que permitam uma aplicação desses mesmos conteúdos.
João Fernando Martins -Psicólogo Clínico e Forense Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses Licenciado em Psicologia, Mestre em Medicina Legal, Doutorando em Processos Psicológicos e Comportamento Social na Universidade de Santiago de Compostela Dirige atualmente o seu gabinete de psicologia, mas dedica-se também à formação e ensino, tendo sido recorrentemente convidado como Orador e Palestrante em várias universidades da zona norte de Portugal.
O curso terá um total de 10 horas, em regime online
Horário: 18:00-21:00 (sexta) e 10:00 - 13:00 e 14:30 - 17:30 (sábado)
ECTS - 1,5
Datas: 23 e 24 de setembro de 2022
Parte 1: Contextualização
O Processo Comunicacional
Os Défices Comunicacionais e o Estado Cognitivo
A Comunicação e o Idoso
Parte 2: A comunicação em geriatria
Comunicação Verbal
Comunicação Não Verbal
Estratégias de Comunicação Assertiva
A Persuasão na Comunicação com Idosos
Parte 3: Componente prática
Análise de casos práticos
Exercício de Avaliação
Discussão de resultados e encerramento
Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web, como por exemplo o Google Chrome). O curso será lecionado com recurso à plataforma Zoom.
O cumprimento com sucesso dos objectivos pedagógicos desta formação será comprovado através da emissão de um: Certificado do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária e pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.
*Caso pretenda usufruir do mencionado desconto, deve remeter em conjunto com o comprovativo de pagamento, documento que confirme a situação alegada (ex: cartão de estudante ou documento do Centro de Emprego).
Se pretender o pagamento faseado, por favor envie email para cfec@isssp.pt para preenchimento do formulário de pedido.
A inscrição só será considerada definitiva após pagamento.