A Musicoterapia é uma disciplina aplicada que assenta na utilização da música e da experiência musical partilhada, por parte de um profissional com formação especializada, com objetivos de redução de processos psicopatológicos, promoção da saúde e bem-estar, reabilitação psicossocial e/ou intervenção comunitária. Neste workshop serão apresentados alguns conceitos e pressupostos centrais da Musicoterapia, como ponto de partida para discussão e partilha de experiências, bem como a apresentação de alguns vídeos demonstrativos das várias formas de aplicação da Musicoterapia no domínio da intervenção social.
Esta formação tem como público-alvo profissionais interessados em obter formação na área da Intervenção Social (sociólogos, psicólogos, técnicos de serviço social, educadores sociais, professores, educadores de infância), bem como profissionais das artes performativas, música, educação e formação musical.
Para frequentar esta aula aberta é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web, como por exemplo o Google Chrome). A aula será leccionada com recurso à plataforma ZOOM. É suposto os participantes terem a câmara de vídeo ligada durante a aula aberta via Zoom.
Professora Doutora Teresa Leite: Psicóloga clínica, psicoterapeuta e musicoterapeuta, professora associada na Universidade Lusíada de Lisboa. Coordenadora do Mestrado em Musicoterapia da ULL. Supervisora em casas de acolhimento para crianças e jovens. Doutorada em Psicologia Clínica e Psicoterapias de Grupo pela AdelphiUniversity (EUA); Mestre em Musicoterapia pela New York University. Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Musicoterapia.
A inscrição só será considerada definitiva após pagamento.
O cumprimento com sucesso dos objectivos pedagógicos desta formação será comprovado através da emissão de um: Certificado do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária e pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.