Como forma de cumprir com o objetivo de contribuir para o apoio social e humanização da assistência ao doente oncológico em todas as fases da doença, e reconhecendo a existência de grandes fragilidades no contexto socioeconómico de determinados doentes, aspeto que pode colocar em causa o cumprimento do seu plano terapêutico e, consequentemente, o seu bem-estar, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) no cumprimento da sua missão e objetivos, desenvolve um conjunto de projetos no âmbito do apoio social ao doente oncológico e família. Assim, seja um apoio informativo, emocional ou material, a LPCC tem organizadas respostas, para os doentes e suas famílias.
Estes projetos têm como objetivo garantir a acessibilidade do doente aos cuidados de saúde, bem como a sua subsistência através da satisfação de necessidades básicas e cumprimento de encargos que por si só, não conseguiria suprir. A intervenção da LPCC tem lugar, quando esgotados os mecanismos estatais de apoio, e consubstancia-se na avaliação socioeconómica da situação do doente e seu agregado através da apresentação de documentos comprovativos da mesma, bem como da realização de contactos interinstitucionais para uma intervenção mais articulada.
Deve ter acesso a um computador com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web, como por exemplo o Google Chrome). A ação será facilitada com recurso à plataforma ZOOM.
Cristiana Fonseca e Sara Silva, representantes da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
O cumprimento com sucesso dos objetivos pedagógicos desta ação será comprovado através da emissão de um: Certificado de Participação do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária e pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.