• EN
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Pós-Graduação em Mediação familiar > Pós-Graduação em Mediação familiar
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Pós-Graduação em Mediação familiar

De 9 de Janeiro de 2025 a 14 de Junho de 2025





Objectivos

A Pós-Graduação em Mediação familiar visa primordialmente a preparação de profissionais para o exercício de mediação de conflitos familiares, nomeadamente questões de divórcio, regulação de responsabilidade parentais, partilhas, relações geracionais, cuidados a terceiros maiores (idosos), etc.

Principais objetivos

  1. Compreender e contextualizar o conflito familiar;
  2. Treino de competências profissionais e pessoais que permitam intervir em situações de mediação familiar;
  3. Reflexão critica sobre a actividade de mediação familiar, respeitando a ética e as regras deontológicas próprias;
  4. Compreender as situações familiares nas suas diversas componentes jurídicas, psicológicas e sociológicas;
  5. Determinar as necessidades das crianças e as questões associadas;
  6. Mostrar capacidade de determinar a adequação da mediação familiar à situação, incluíndo situações de violência doméstica e conhecimentos das respostas apropriadas;
  7. Demonstrar o conhecimento do processo de negociação e mediação familiar (role-play).

Destinatários

Esta Pós-graduação em Mediação Familiar destina-se essencialmente a assistentes sociais, gerontólogos, educadores sociais, animadores, psicólogos, e outros interventores sociais, juristas e outros licenciados em ciências sociais e humanas.

Condições de Admissibilidade

    1. ser detentor de uma licenciatura.

A frequência total deste curso com aproveitamento confere ao aluno um diploma de Pós-graduação, numa instituição credível, no qual se inclui a classificação média final obtida, bem como a obtenção de 21 ECTS.

Docentes

Adriana Neves - Advogada. Doutorada em Direito no Curso de Doutoramento em Gestão e Resolução de conflitos, Menores, família e justiça terapêutica da Universidade de Vigo. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa desde 2006. Docente do Instituto Superior de Serviço Social do Porto e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Coordenadora do Gabinete de Formação do Instituto Superior de Serviço Social do Porto.

Anabela Quintanilha - Advogada. Mestre em Direito com especialização em Justiça Restaurativa. Pós-Graduada em Protecção de Menores. Licenciada em Direito e certificada como mediadora de conflitos familiares desde 1995. Membro associado do Centro de Direito da Família da Universidade de Coimbra. Membro da associação "A Voz da Criança" e associada da Federação Nacional de Mediação de Conflitos. Docente convidada em diversos estabelecimentos de ensino superior. Foi presidente da Associação Nacional para a Mediação Familiar-Portugal e presidente da Federação Nacional de Mediação de Conflitos. Sócia gerente da MEDIARMAIS - Formação, Mediação e Coaching, Ldª.

Ana Paula Ribeiro - Licenciada em Direito. Pós-Graduada em Mediação de Conflitos Civis e Escolares. Pós-Graduada em Parentalidade e Educação Positiva. Certificada em Positive Discipline Classroom Educator, pela Positive Discipline Association. Mediadora Comunitária, Familiar e Escolar. Formadora. Coacher. Mentora do projeto da Associação Proconsenso denominado Mediação de Conflitos em Contexto Escolar.

João Fernando Martins - Psicólogo Clínico e Forense. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Licenciado em Psicologia. Mestre em Medicina Legal. Doutorando em Processos Psicológicos e Comportamento Social na Universidade de Santiago de Compostela. Dirige atualmente o seu gabinete de psicologia, mas dedica-se também à formação e ensino, tendo sido recorrentemente convidado como Orador e Palestrante em várias universidades da zona norte de Portugal.

Joana Topa - Professora Auxiliar na Universidade da Maia desde 2011, é investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e investigadora colaboradora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. É doutorada em Psicologia Social (2013) pela Universidade do Minho e é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses sendo reconhecida pela mesma como Especialista em Psicologia Social, Psicologia da Educação e Psicologia Comunitária. É formadora certificada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua e é formadora especialista reconhecida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) nas áreas de Igualdade de Género, Violência de Género e Migrações. Autora de vários livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. As suas principais áreas de investigação são os estudos de género, migrações, violência de género, diversidade, desigualdades sociais e discriminações múltiplas. Participou em diversas conferências internacionais e nacionais e integrou diversas comissões científicas e organizações de eventos. Tem participado ativamente em vários projetos de investigação académica e social financiados.

Katian Caria - Mediadora de Conflitos Transfronteiriça. Curso Avançado em Formação de Adultos (1º ano de Doutoramento em Ciências da Educação, Instituto de Educação  da Universidade de Lisboa). Mestrado em Estudos Europeus (Itália, Roma). Licenciatura em Relações Internacionais (ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa). Estudante Erasmus em França, Estrasburgo. Formada em MBSR - Mindfulness Based Stress Reduction - Qualified Teacher pela Universidade da Califórnia, San Diego, Center for Mindfulness, Mindfulness-Based Professional Training Institute. Recebeu o prémio de Melhor empreendedora anfitriã do EYE - Erasmus for young Entrepreneurs. Business Coaching pela More Institute - European Coaching Association e possui reconhecimento como ACC - Accredited Certified Coach pela ICF - International Coaching Federation. MTa Certified em Aprendizagem Experiencial pela Martin Thompson Associates. DiSC Trainer pela Wiley. Certificada como Formadora pela DGERT. Certificada a nível nacional e internacional como Mediadora de Conflitos, com várias especializações, em Portugal reconhecida pelo Ministério da Justiça e pela União Europeia.

Maria João Castelo Branco - Advogada. Coach certificada e Mediadora de Conflitos Familiares (Mediação Privada e Pública), Escolares, Civis e Comerciais. Formadora nestas áreas em diversas instituições e ensino superior. Membro do Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Docente convidada em cursos de Pós-Graduação na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Presidente da Direção da FMC - Federação Nacional de Mediação de Conflitos (2018- 2020). Sócia gerente da MEDIARMAIS - Formação, Mediação e Coaching, Ldª.

Mónica Nogueira Soares - Psicóloga, docente universitária, educadora emocional e parental, investigadora e mediadora escolar e familiar, atuando desde 2006 na área da psicologia e da educação. É doutorada em psicologia e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos, sendo reconhecida pela mesma como Especialista em Psicologia da Educação e Psicologia Clínica e da Saúde. Pós-graduada em Psicologia nos Centros de Saúde e em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar. Possui certificações internacionais em Kids e Teen Coaching e em Educação Emocional de crianças e jovens, tendo também formação de Profiler. Tem atuado igualmente na área da formação e educação parental, estando certificada para o desenvolvimento de programas de educação parental nacionais e internacionais. Possui cursos de especialização em perturbações do comportamento alimentar e em mediação familiar. Atualmente é Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Professora Auxiliar Convidada na Universidade da Maia - ISMAI. Também faz parte da equipa de coordenação da FPCEUP do projeto de inovação e flexibilidade e autonomia curricular numa escola de 1º ciclo. Faz igualmente parte do CIPD na qualidade de investigadora integrada, colaborando também com a UNIDEP. Exerceu funções na Cruz Vermelha Portuguesa e na ADEIMA, integrando a Divisão de Educação da Câmara Municipal de Matosinhos, como psicóloga escolar e coordenadora do Observatório de ocorrências de indisciplina. É mediadora de conflitos certificada pelos critérios do Qualifying Assessment Program do International Mediation Institute na área familiar e escolar, tendo uma ampla experiência e formação nestas áreas. Ainda no âmbito da mediação de conflitos, é mentora do projeto de mediação escolar "Mediação de Conflitos - Por uma nova Cultura de Convivência", faz parte dos órgãos sociais da Federação Nacional de Mediação de Conflitos, é colaboradora do Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto, integrando também o Núcleo de Investigação em Mediação do CeiED na qualidade de investigadora colaboradora. Está também inscrita na lista de Mediadores de Conflitos Privados da DGPJ do Ministério da Justiça e é orientadora e supervisora de estágios em mediação de conflitos e em psicologia. Enquanto formadora, certificada pelo lEFP, pelo CCPFC e pela DGEA, tem lecionado diversas formações para docentes e outros públicos-alvo no âmbito da psicologia, das competências relacionais, da gestão e mediação de conflitos. É autora do livro "Educação para a Convivência na Escola"

Teresa Barreto Xavier - É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa. Pós-Graduada em Estudos Europeus (UCP/Lisboa) e em Direito da Comunicação (FDUC). É advogada inscrita na Ordem dos Advogados desde 1992. Mediadora de Conflitos desde 2004, iniciou o seu percurso na Mediação desde 2003-2004 (AMC/IMAB), tendo feito desde então, formação nas áreas da Mediação Familiar (2005), Mediação Escolar (2004), Educativa (2020), Mediação Laboral (2006), Mediação Civil e Comercial e Mediação Penal (2005, 2010), Práticas Restaurativas (2016), Mediação Comunitária (2010) e Cyber-Mediação (2020). É mediadora privada, nos Julgados de Paz e nos serviços públicos de mediação SMF e SML. É formadora de profissionais em diversas áreas, nomeadamente na mediação de conflitos, na área jurídica e na área ética e deontologia.

Carga Horária

O curso terá um total de 180 horas, em regime pós-laboral (6ª feira das 18h30 às 21h30 e sábado das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00).

Calendarização

De 9 de Janeiro de 2025 a 14 de Junho de 2025.

Preço

  • 1620€ (pagamento de €520,00 no acto de inscrição, 4 pagamentos no valor de €275 até ao dia 8 de cada mês).
  • Desconto de 15% para alunos e funcionários do ISSSP.
  • Desconto de 10% para ex-alunos do ISSSP e formandos ao abrigo dos protocolos com a CESSS.
  • Desconto de 10% para instituições que enviem grupos de, no mínimo, dois formandos.
  • Desconto de 10% para formandos que efectuam o pagamento na totalidade no acto de inscrição.
  • Desconto de 10% para desempregados*
  • Desconto de 10% para estudantes do ensino superior*
  • *Caso pretenda usufruir do mencionado desconto, deve remeter em conjunto com o comprovativo de pagamento, documento que confirme a situação alegada (ex: cartão de estudante ou documento do Centro de Emprego).

    Inscrição

    Documentação necessária:
    1. Ficha de inscrição
    2. Comprovativo de pagamento da taxa de inscrição (a enviar para cfec@isssp.pt para o IBAN PT50 003507550000315533002.
    A inscrição só é considerada definitiva após pagamento.

    Programa

    1. Introdução à Mediação de Conflitos (40 horas) - 5 ECTS
    1. Aspectos Sociológicos. Aspectos Psicológicos
    2. O Conflito. Definição, características e estrutura do conflito
    3. Meios de Resolução alternativos de litígios. Negociação, mediação, arbitragem e julgados de paz
    4. Introdução à Mediação. Evolução e surgimento em Portugal. Vantagens e desvantagens da mediação. Actuação do mediador e o seu papel
    5. Introdução à teoria da comunicação
    6. Formas de comunicação: comunicação verbal, não-verbal e para verbal
    7. Autoconhecimento do mediador
    8. A presença, a autenticidade e a escuta do mediador
    9. Percepção e Comunicação: os sistemas de representação
    10. O modelo de comunicação não violenta
    2. Mediação familiar (60 horas) - 8 ECTS

    Módulo I - Psicossociologia da família

    1. Sistemas, estruturas e processos familiares
    2. Ciclos de vida da família, crises e conflitos familiares, processos de ruptura e luto
    Módulo II - Direito da família
    1. Divórcio: Fundamentos e formas de divórcio (mútuo consentimento ou sem consentimento)
    2. Consequências jurídicas do divórcio
    3. As responsabilidades parentais
    4. Regulação das responsabilidades parentais nos casos de ruptura familiar
    5. Inibição e limitação das responsabilidades parentais
    6. A obrigação de alimentos
    Módulo III - Princípios éticos e deontológicos em mediação familiar
    1. A ética em mediação
    2. Os códigos de conduta em mediação de conflitos familiares
    3. Incompatibilidades, deveres e a confidencialidade.
    Módulo IV - O processo de mediação familiar
    1. Princípios gerais da mediação
    2. Fases do processo de mediação
    3. A exposição das partes e a investigação
    4. A negociação em mediação familiar: as dinâmicas colaborativas e a obtenção do consenso
    5. O acordo e o encerramento da mediação
    6. A avaliação do processo de mediação
    3. Campo de aplicação da mediação familiar (60 horas)- 8 ECTS

    Módulo I - Dinâmica do consenso na família
    1. A negociação cooperativa vs. Competição inerente ao conflito
    2. A negociação pelos interesses
    3. A criatividade na resolução de problemas
    4. Os impasses e bloqueios negociais em conflitos negociais. Estratégias de superação.
    Módulo II - Violência doméstica
    1. O problema e definições
    2. Impacto da violência doméstica nas crianças e nos adolescentes
    3. Impacto nos maiores (idosos)
    4. Deveres do mediador na violência conjugal
    4. Seminários (10 horas)
    1. A Mediação nos conflitos familiares Transfronteiriços
    2. Parentalidade Positiva em contexto de Mediação Familiar
    3. Os Conflitos Geracionais e a Mediação Familiar
    4. A Mediação Escolar

    Certificado

    O cumprimento com sucesso dos objectivos pedagógicos desta formação será comprovado através da emissão de um: Certificado do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária com a homologação da Direcção Geral de Política da Justiça.

    Política de desistência

  • Desistências até 96 horas antes do dia do curso: 100% devolução do valor de inscrição;
  • Desistências no período das 96 horas antes do dia do curso: 50% devolução do valor de inscrição;
  • Não comparecimento ou desistência no dia de início do curso: sem devolução do valor de inscrição. Caso o inscrito ainda não tenha liquidado a primeira prestação, aquando da receção do pedido de desistência, terá de liquidar sempre


  • Contactos e Informações

    Email: cfec@isssp.pt
    Telf: 229577217 ou 912250270