O Mundo assiste a uma mobilidade incessante de pessoas. Os processos migratórios têm sido os grandes impulsionadores desta mobilidade humana que acarreta grandes implicações demográficas, económicas, psicológicas, sociais e políticas, tanto para os países de origem como para os países de destino. Portugal tem assistido nos últimos anos a um aumento substancial de pessoas provenientes de diferentes geografias mundiais, o que tem acarretado desafios para os territórios, instituições e profissionais.
A Pós-Graduação em Migrações e Intervenção Social oferece um programa abrangente e inovador, desenhado para proporcionar uma compreensão aprofundada das dinâmicas migratórias a nível nacional e para possibilitar o desenvolvimento de competências a nível da intervenção social com pessoas migrantes.
Com uma abordagem multidisciplinar, o curso combina conhecimentos teóricos e práticos, capacitando os/as participantes a desenvolver conhecimentos e competências essenciais para analisar criticamente questões relacionadas com os fenómenos migratórios, promover uma autorreflexão das suas práticas profissionais, elaborar e implementar, de forma participada, estratégias eficazes de intervenção social e contribuir para a promoção de uma sociedade mais justa, coesa e inclusiva.
O programa será realizado em formato online e ministrado por pessoas da academia e especialistas na área, além de profissionais experientes que atuam em organizações governamentais e não-governamentais.
Este curso de Pós-Graduação tem como principais objetivos dotar os/as participantes de conhecimentos sobre migrações no contexto português, as suas potencialidades e desafios e desenvolver competências necessárias a uma intervenção eficaz junto de pessoas migrantes.
Módulo 1: Migrações e Dinâmicas Globais
Módulo 2: Migrações e a Realidade Portuguesa
Módulo 3: Enquadramento Legal e Político das Migrações
Módulo 4: Migração, Diversidade Cultural e Interculturalidade
Tutoria aos Projetos dos/as Alunos/as
Módulo 5: Dimensões e Contextos de Inclusão
Módulo 6: Metodologias de Integração e de Intervenção com Migrantes
Módulo 7: A Mediação Intercultural (10h)
Seminários (2h cada- 10h):
Apresentação Projetos
Esta Pós-graduação destina-se a estudantes e pessoas detentoras de uma licenciatura, na área do Serviço Social, Educação Social, Animação Sociocultural, entre outros interventores/as sociais e outros/as licenciados/as em ciências sociais e humanas. Intervenção com População Migrante: acolhimento, atendimento e intervenção com pessoas migrantes, quer nos serviços públicos, entidades não governamentais, IPSS, quer nas equipas de mediadores municipais e interculturais.
Contextos de intervenção: Instituições de segurança social, serviços e instituições de saúde, autarquias locais e serviços e organismos públicos, escolas, instituições de emprego.
O curso terá um total de 105 horas , em regime pós-laboral, na modalidade online com sessões síncronas.
ECTS - 16
07 de Outubro de 2025 a 26 Fevereiro de 2026
Unidades Curriculares e Seminários:Formação à Distância, com sessões síncronas.
Número limite de alunos: 25 alunos
Contínua, que visa a reciclagem e/ou aperfeiçoamento de capacidades/competências ao longo do período ativo do trabalhador para o desempenho de uma ou mais atividade e/ou funções.
Formação com uma exposição teórica dinâmica, na qual serão privilegiados os métodos expositivo, interrogativo e ativo, com apresentação, análise e discussão de casos práticos, de modo a que os formandos tenham um primeiro contacto e compreendam o tema exposto.
O Centro de Formação do ISSSP assegura a existência de recursos humanos em número e com as competências adequadas aos produtos de formação profissional que fornece, garantindo que todos os técnicos e formadores envolvidos são criteriosamente selecionados e demonstram competências ao nível académico, implementação da formação, saber-fazer e experiência em contexto de trabalho apropriados.
A avaliação faz parte integrante do processo formativo e tem a finalidade de validar os conhecimentos, capacidades e aptidões adquiridas ou desenvolvidas pelos formandos ao longo da formação. Todas as classificações são expressas numa escala de 0 a 20 valores. A nota mínima para aprovação é 10 valores. Para conclusão da formação com sucesso, o formando tem que desenvolver um projeto de intervenção dirigido a pessoas migrantes e/ou refugiadas, que responda a uma problemática concreta identificada num contexto profissional ou social.
O cumprimento com sucesso dos objectivos pedagógicos desta formação será comprovado através da emissão de um: Certificado do Instituto Superior de Serviço Social do Porto por via do seu Centro de Formação e Extensão Comunitária.
*Caso pretenda usufruir do mencionado desconto, deve remeter em conjunto com o comprovativo de pagamento, documento que confirme a situação alegada (ex: cartão de estudante ou documento do Centro de Emprego).
A inscrição só será considerada definitiva após pagamento.