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Tese de Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social

O impacto da Covid-19 na idade dos ¿porquês

Aluno:Raquel Pereira Pinto
Nº de Aluno: 190123019
 
 
Início: 2020-07-27
Inscrição Definitiva: 2022-09-16
Entrega da Tese: 2022-12-22
Defesa: 2023-01-06
 
Título da Tese: O impacto da Covid-19 na idade dos ¿porquês
Tema Definitivo: O impacto da Covid-19 na idade dos ¿porquês
Tema Provisório: O serviço social no sistema educativo: centros sociais (valência de jardim infantil) que promovem a educação e a inclusão .
Resumo: A rotina é desde sempre um fator que concebe alguma segurança natural ao ser humano, a habilidade e a eficiência com que o individuo reage à mudança são variáveis. O presente trabalho decorre durante um período em que a mudança é implícita de forma obrigatória para todos os seres humanos de forma igual. A Covid 19 ocasionou um impacto em várias escalas na vida do ser humano, as restrições económicas foram alvo de um grande escrutínio, e pese embora as restrições socias tenham sido também elas avaliadas e aprofundadas de uma forma global, os estudos e debates sobre o impacto da pandemia nas crianças ainda hoje se revela escasso. Posto isto, através das estruturas mentais o adulto deve revelar alguma capacidade para reagir à mudança que foi imposta pela pandemia, através de mecanismos que foi contruído durante o seu período de vida, mas e a criança? Deste modo pretendeu-se analisar e entender a forma como as crianças compreenderam todo o impacto da Covid-19, alcançar quais as repercussões ao nível da aprendizagem e as sequelas/ alterações ao nível do comportamento, e ter em conta todas as repercussões futuras. Para tal, foi realizado um estudo num Jardim de Infância, pertencente ao Concelho de Vila Nova de Gaia, onde estiveram incluídos pais, crianças e educadoras. O estudo consolidou- se com a recolha de dados, análises de documentos institucionais, questionários realizados aos pais de 17 crianças (com idades compreendidas entre os 4 e 7 anos) e por fim foram efetuadas entrevistas a profissionais. Através do estudo foi possível concluir que este longo período de tempo expôs as crianças para emoções menos positivas e as repercussões fizeram sentir-se no desenvolvimento individual. A aprendizagem foi interrompida numa larga escala, as estruturas emocionais e relacionais foram afetadas, e à posterior todas as dinâmicas que existiam dentro da sala antes da pandemia tiveram que ser novamente descortinadas e assimiladas. Ainda assim é de destacar a capacidade de adaptação de um grande número de crianças para a nova realidade e param os novos hábitos que foram implementados face a todas as restrições impostas pela Covid 19.