Aluno: | Joana Simões das Neves | |
Nº de Aluno: | 200123005 | |
Início: | 2020-09-18 | |
Inscrição Definitiva: | 2022-09-16 | |
Entrega da Tese: | 2023-08-04 | |
Defesa: | 2023-10-19 | |
Título da Tese: | Escola Protetora ou Escola Desviante? O papel da Escola no desenvolvimento de comportamentos desviantes | |
Tema Definitivo: | Escola Protetora ou Escola Desviante? O papel da Escola no desenvolvimento de comportamentos desviantes | |
Tema Provisório: | Educação ou Deseducação? - O papel da Escola junto. | |
Resumo: | O presente estudo analisa a perspectiva dos professores em relação à escola e à postura dos seu alunos de uma forma geral, com o objectivo de se explorar, de uma forma indirecta, a relação professor-aluno e a forma como esta pode ser determinante ao longo do desenvolvimento biopsicossocial das crianças e jovens. Com o desenvolvimento do estudo foi possível entender que o factor mais importante em qualquer contexto é sempre, primeiramente, o bem-estar de cada indivíduo, o que não é diferente para as crianças e jovens em contexto educativo. No contexto deste estudo, sendo este de metodologia qualitativa, procedeu-se à aplicação de entrevistas junto de uma amostra de professores. Com as actividades de investigação foi possível perceber, através dos resultados obtidos com as entrevistas aplicadas, que esse bem-estar é de facto valorizado, também pelos próprios professores, e que, no entanto, não é uma condição garantida, nem para os alunos, nem para os próprios professores. |