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Tese de Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social

Jovens em Centro Educativo. O que falhou no Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens?

Aluno:Mariana Filipa Grilo Sottomaior Faria
Nº de Aluno: 210123002
 
 
Início: 2021-10-17
Inscrição Definitiva: 2022-09-16
Entrega da Tese: 2024-09-25
Defesa: 2024-12-16
 
Título da Tese: Jovens em Centro Educativo. O que falhou no Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens?
Tema Definitivo: Jovens em Centro Educativo. O que falhou no Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens?
Tema Provisório: Jovens em Centro Educativo. O que falhou no Sistema de Promoção e Proteção?
Resumo: Este estudo explora as trajetórias de vida de jovens com medida tutelar educativa de internamento em Centro Educativo, analisando a intervenção do Sistema de Promoção e Proteção e as razões pelas quais esta não conseguiu prevenir e mitigar o desenvolvimento de comportamentos delinquentes mais graves. Os resultados indicam que muitos destes jovens foram sujeitos a múltiplas intervenções anteriores, revelando a persistência de fatores de risco e a complexidade das suas histórias de vida. Verificou-se que, em muitos casos, os fatores de risco acumulados eram tão significativos que a medida tutelar educativa de internamento se tornou a única opção possível. A pesquisa identificou ainda que, apesar de várias tentativas de intervenção, problemas como a desestruturação familiar, a exposição a ambientes de violência e o insucesso escolar permanecem constantes e contribuem para a escalada de comportamentos delinquentes. Além disso, a falta de recursos adequados e a necessidade de uma abordagem mais individualizada e focada no jovem surgem como fatores críticos para a eficácia das medidas aplicadas. Assim, recomenda-se uma reflexão aprofundada sobre as políticas de intervenção existentes, de modo a implementar estratégias mais preventivas e abrangentes, que proporcionem um acompanhamento mais contínuo e integrado, capazes de responder às necessidades específicas dos jovens e dos seus problemas.