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Tese de Gerontologia Social

O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NA INCAPACIDADE INTELECTUAL: Proposta de uma Intervenção Psicoeducativa para Cuidadores Informais

Aluno:Liliana do Carmo Silva Beirão
Nº de Aluno: 220121008
 
 
Início: 2022-09-30
Inscrição Definitiva: 2023-09-30
Entrega da Tese: 2024-12-03
Defesa: 2024-12-20
 
Título da Tese: O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NA INCAPACIDADE INTELECTUAL: Proposta de uma Intervenção Psicoeducativa para Cuidadores Informais
Tema Definitivo: O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NA INCAPACIDADE INTELECTUAL: Proposta de uma Intervenção Psicoeducativa para Cuidadores Informais
Tema Provisório: O processo de envelhecimento na incapacidade intelectual: proposta de uma intervenção psicoeducativa para cuidadores informais
Resumo: O aumento da esperança média de vida nas pessoas com incapacidade intelectual (II) levou ao aparecimento de novos desafios individuais, familiares e sociais. Em torno desta questão salientam-se aspetos essenciais, tais como as especificidades do processo de envelhecimento precoce nestas pessoas, bem como a falta de conhecimento dos seus cuidadores informais (CI). Ainda sobre este processo, o elevado desgaste e a sobrecarga vivenciada pelos mesmos, que na maioria dos casos, também eles já em idade avançadas. Neste sentido, torna-se fundamental criar estratégias e intervenções que minimizem os efeitos associados ao ato de cuidar, nomeadamente a sobrecarga física e emocional a que estão sujeitos estes cuidadores de pessoas adultas com II. Neste contexto e considerando a experiência profissional da estudante com CI de pessoas com II, o presente trabalho de projeto realizado no âmbito do Mestrado em Gerontologia Social do Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP), teve como objetivo principal o desenvolvimento de um programa de intervenção psicoeducativo para CI, com enfoque no processo de envelhecimento em pessoas com II. Esta proposta assentou sobretudo na informação recolhida e analisada na revisão da literatura sobre esta temática, bem como na avaliação realizada sobre as necessidades dos CI e seu potencial interesse na participação neste programa. Desta última análise, foi possível verificar que estes CI consideram ter pouca informação sobre o processo de envelhecimento em pessoas com II, manifestando ainda interesse na participação neste programa. Foram igualmente apresentados procedimentos de avaliação dos efeitos deste programa, considerando os seus objetivos previamente definidos.