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Autenticação
As Passwords (palavras passe) devem ser confidenciais, ficam algumas dicas para as
manter protegidas:
Não escreva em papéis ou locais visíveis
Mude passwords regularmente mesmo em sistemas que não obriguem a fazê-lo
Não grave passwords de forma automática nos sistemas (Ex:. Browser)
Use passwords diferentes para contas diferentes e sistemas diferentes
Não use as mesmas passwords no contexto laboral que se usa no contexto pessoal
Configurações seguras
Utilize software obtido de fontes legítimas e mantenha-o sempre atualizado. Altere passwords pré-definidas e, caso necessário, configurações default
Não continue a usar software já não suportado pelo fornecedor
Prevenção de Malware
Instale e mantenha atualizado a defesa contra código malicioso (antivírus)
Dispositivos móveis externos
Duvide de dispositivos externos (p.e. USB) com origem desconhecida
Desative a funcionalidade de Autorun
Análise com um antivírus antes de aceder
Utilização
Não abra ficheiros cuja origem não lhe garanta confiança
Não aceda a links de origem desconhecida, pare e analise antes de conectar
Não utilize o seu equipamento de trabalho para fins pessoais
O "Phishing"; é um dos métodos mais usados para aceder a dados confidenciais/infetar sistemas com malware, exemplo: um atacante, através de um email fraudulento, finge pertencer aos serviços da universidade e solicita as credenciais de acesso do estudante/docente/não docente
Redes Wi-fi
Evite conectar a uma rede wi-fi sem autenticação ou de uma entidade desconhecida
Se utilizar, adote medidas de autoproteção utilizando por exemplo uma VPN
Não aceda a serviços críticos nestas redes
Certifique-se que o site é seguro fazendo duplo clique sobre o cadeado ou aceda pelo endereço (URL) que deve começar por "https://" e não por "http://"
Dados Pessoais
Proteja os dados pessoais que tenha em sua posse
Verifique como são recolhidos, processados, armazenados e destruídos, mantendo as condições de segurança
Certifique-se da licitude para o tratamento de dados pessoais realizado
Que indícios devem levantar a suspeita de que algo pode ser um cibercrime?
É preciso estar atento a:
Origem da mensagem
O remetente do e-mail é desconhecido e/ou "soa" estranho?
Enviam-lhe uma mensagem escrita através de aplicações (como WhatsApp ou Facebook) e nem percebe bem quem a enviou?
O número de onde ligam é desconhecido?
Tipo de mensagem
A mensagem é alarmista e urgente, daquelas que requerem acção imediata?
Quase assusta e nem deixa quase tempo para pensar?
Propõem-lhe uma oferta demasiado boa para ser verdade?
Acabou de ganhar alguma coisa sem nunca ter concorrido a nada?
O texto contém erros de ortografia ou de concordância?
Pedidos
É convidado a clicar num determinado link ou botão suspeito?
Solicitam que faça o download/instalação de um ficheiro que não pediu?
Pedem-lhe directamente ou encaminham para uma página com o objectivo de introduzir dados de acesso, como palavras-passe, PIN ou CVV do cartão, ou ainda códigos de segurança/autorização/autenticação que recebeu no seu telemóvel?