Por exemplo:
A organização na qual os participantes realizam a sua atividade de mobilidade deve encontrar-se estabelecida num País do Programa. O país onde vai ser realizada a atividade de mobilidade deve ser distinto do país da instituição de envio e do país de residência do participante.
Cabe ao estudante desenvolver os contactos necessários junto da Entidade de Acolhimento. Para contactarem possíveis Entidades de Acolhimento, os candidatos deverão elaborar uma carta de apresentação, onde apresentem as suas motivações para realizar o estágio nessa Entidade, bem como os seus objectivos e a duração do estágio. A carta deve ser acompanhada por um Curriculum Vitae (CV) detalhado, em língua inglesa. A confirmação do estágio depende da emissão por parte da Entidade de Acolhimento de uma carta de aceitação. Se ainda não tem entidade de acolhimento consulte o Centro Europeu de Projeto/Estágio - Praxis e o Portal ERASMUS INTERN.org.
Para formalizar a candidatura para realizar o Estágio Erasmus, o estudante tem obrigatoriamente que efetuar uma candidatura para o ano letivo seguinte até à data indicada anualmante pelo Gabinete de Relações Internacionais. A candidatura deve ser formalizada de acordo com os prazos e procedimentos estabelecidos anexando a Carta de Aceitação da Entidade de Acolhimento.
Entrega do Training Programme, já devidamente preenchido pelo estudante e assinado pela Instituição de Acolhimento. Este documento representa o contrato que identifica as atividades a desenvolver, as competências a adquirir e as tarefas a desempenhar pelo estudante na Entidade de Acolhimento, bem como a forma de avaliação do estágio.
Antes de partir, o estudante deverá acordar, em colaboração com o coordenador Erasmus e a entidade de acolhimento um plano de estágio. O orientador de estágio do aluno deve auxiliar o estudante a definir o seu programa de estágio, em colaboração com o responsável na instituição de acolhimento. Este contrato só é válido após assinatura pelo estudante, pelo Coordenador Erasmus e pela entidade de acolhimento.
Todos os alunos seleccionados para efectuarem um Estágio Erasmus são automaticamente candidatos a uma Bolsa de Mobilidade para Estágio - Erasmus Placement. O montante da bolsa é fixado anualmente de acordo com os valores publicados pela Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação.
O estudante é responsável pela realização de seguro de responsabilidade civil que será da responsabilidade do estagiário. Assim como o seguro de saúde deverá ser acautelado pelo estagiário através do cartão de saúde europeu.
O estudante, antes e no fim do período de mobilidade, realiza uma avaliação online de competências linguísticas num dos seguintes idiomas: inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, holandês, polaco, checo, dinamarquês, grego e sueco. O estudante pode também beneficiar de um curso online na língua em que realizou o teste. A avaliação de competência linguística é obrigatória. A realização do curso é obrigatória para os estudantes que tenham obtido classificação inferior ou igual a B1.