Código: | M2101 | Sigla: | M2101 |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGS | 14 | Despacho nº 22637-A/2007, de 27 de Setembro | 1º | 7,5 ECTS | 0 | 0 |
Teóricas: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
Fornecer conhecimentos que permitam aprofundar a interpretação do envelhecimento como fenómeno social e cultural complexo e diversificado. Contribuir para a construção de uma síntese teórica que potencie a construção de hipóteses teóricas a respeito das diversas expressões do envelhecimento enquanto problema social e de hipóteses operacionais susceptíveis de orientar a intervenção social neste campo.
1. Demografia do envelhecimento: duplo envelhecimento na estrutura etária; esperança média de vida e desigualdades sociais.
Binstock, R. &, George, K. ;Handbook of Aging and the Social Sciences, Academic Press, 1996 |
Bengtson, V. & Schaie, K. ;Handbook of theories of aging, Springer P ublishing Company, 1999 |
Caselli, G., Vallin, J. Wunsh, G.(;Demography: Analysis And Synthesis, A Treatise In Population Studies (Volume 1-4), Elsevier, 2005 |
Fernandes, A. ;Questões Demográficas. Demografia e Sociologia da População. , Edições Colibri, 2008 |
Lenoir, R. «Objet sociologique et Problème social», In: P. Champagne, L. Pinto, R. Lenoir, Initiation à la pratique sociologique, 1990 Paris, Dunod. |
Epinay, C. Lalive d’, «Les représentations de la vieillesse dans les récits autobiographiques de personnes âgées». Bibliothèque on line da Universidade de Laval, 2004. (http://www.bibl.ulaval.ca/doelec/pul/dumont/fdchap20.html) |
Gubrium, J. F. (1997) Living and Dying at Murray Manor, Charlottesville: University Press of Virginia |
Guillemard, A.M. (1996) Vieillissement et exclusion, in: S. Paugam, L’exclusion des saviors, Paris: La Découverte |
Guillemard, A.M. (2002) De la retraite mort sociale à la retraite solidaire, Gérontologie et société,nº 102 |
Lopes, A. (2011) Ageing and social class: towards a dynamic approach to class inequalities in old age in: Age Discrimination and Diversity. Multiple Discrimination from an Age Perspective, Cambridge: University Press |
Pais, J. M. (2006) Nos rastos da solidão. Deambulações sociológicas, Porto: Ambar |
Epinay, C. Lalive, Vieillir ou la vie à inventer, Paris, L’Harmattan, 1991. |
E. Goffman, Asiles. 1968, Paris, Ed. de Minuit. |
Epinay, C. Lalive d’, «La retraite et après ? Vieillesse entre science et conscience. Leçon d’adieu», Université de Genève, Coll. Questions d’âge, nº 2. |
Elias, N.;A solidão dos moribundos, Rio de Janeiro: Zahar, 2001 |
Fernandes A.A., Velhice e sociedade, Oeiras, Edições Celta, 1997. |
Mallon, I. ;«A protecção de si no Lar de Idosos» in: F. de Singly (org.), Livres juntos. O individualismo na vida comum, Lisboa, Ed. Dom Quixote, 2000 |
O processo de ensino/aprendizagem comporta a exposição teórica pelo docente e exposição de leituras de textos pelos alunos, debate dos temas apresentados, numa perspectiva de desconstrução dos conceitos e teorias abordadas. Toma a leitura, fora da aula, como componente fundamental da aprendizagem, uma vez que esta assegura uma participação mais consistente dos alunos, das suas dúvidas e dificuldades, assim como permite fazer da aula um momento de estudo produtivo.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 57 | |
Total: | 57 |
A modalidade de avaliação distribuída terá uma dupla componente: teste escrito com a cotação de 50% da nota final e trabalho escrito com a cotação de 50% da nota final.
De acordo com o regulamento de avaliação do conhecimentos do ISSSP.