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Psicologia e Psicopatologia do Envelhecimento


Código: 23MGS2103    Sigla: PPE
Áreas Científicas: PSICOLOGIA

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGS 8 Aviso nº 16432/2023, de 30 de Agosto 7,5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMGS

Teóricas: 2,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Maria Teresa Soares Souto   1,00
Nuno Márcio de Campos Pires   1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

O objetivo geral da Unidade Curricular é capacitar os alunos com conhecimentos fundamentais sobre o processo de envelhecimento desde uma perspetiva psicológica. Mais especificamente, que sejam capazes de: (i) descrever e analisar as principais mudanças decorrentes do processo de envelhecimento ao nível cognitivo, psicoafectivo e psicossocial, com base nas principais abordagens teóricas da Geropsicologia; (ii) compreender e explicar os pressupostos teóricos e conceitos associados ao modelo de "Envelhecimento Bem-Sucedido" e "Envelhecimento Ativo"; (iii) identificar e compreender as síndromes psicopatológicas mais comuns na população idosa, considerando as especificidades da sua manifestação clínica.

Programa

1. Introdução à Geropsicologia e à Geropsicologia Clínica: objecto, conceitos e temáticas centrais de estudo e intervenção.
2. Ageism: atitudes e comportamentos de discriminação em relação às pessoas idosas, mecanismos de manutenção e consequências
3. Adaptações ao envelhecimento: vulnerabilidade e adaptações à velhice, resiliência, envelhecimento bem-sucedido e o modelo SOC (optimização selectiva com compensação, perdas e luto.
4. Envelhecimento ativo: pilares, determinantes, entre outros.
5. Dinâmicas sociofamiliares na velhice: redes sociais e de apoio, solidão, cuidados informais
6. Perturbações neurocognitivas: DCL, delirium, D. Alzheimer, D. Vascular, outras

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos estão organizados de forma integrada, visando permitir a análise de perspetivas pertinentes para a intervenção prática. Parte-se de aspetos gerais acerca do envelhecimento considerado saudável para a especificações ao nível do envelhecimento com psicopatologia. No geral, pretende promover-se a aquisição de conhecimentos científicos e o desenvolvimento de competências profissionais ao nível da gerontologia.

Bibliografia Principal

Fonseca, A.M;Desenvolvimento Humano e Envelhecimento, Climepsi , 2004
Manual de Envelhecimento Activo;Ribeiro, O. & Paúl,. C. , Lidel, 2011
Birren, J. & Schaie, K. ;Handbook of Psychology of Aging, Academic Press, 2006
APA;Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais, 5ª edição (DSM-5), Climepsi Editores, 2015
Castro Caldas. A. & Mendonça, A. (coord.);A Doença de Alzheimer e outras Demências em Portugal, Lidel, 2005
Correia, DT (coord);Manual de Psicopatologia, Lidel, 2013
Firmino, H., Simões, M. & Cerejeira, J.;Saúde Mental das Pessoas Idosas, Lidel, 2016
Carvalho, Á. A. D., Mateus, P., Nogueira, P. J., Farinha, C. S., Oliveira, A. L., Alves, M. I., & Martins, J.;Portugal Saúde Mental em Números, 2015, 2015

Métodos de Ensino

Considerando-se o compromisso assumido enquanto objetivo para a unidade curricular de promover a compreensão tão profunda quanto possível dos fenómenos psicológicos constantes no programa, a uma abordagem expositiva introdutória dos conceitos realizada pelo docente, seguir-se-ão, dependendo da temática, a análise (individual ou em pequeno grupo) de estudos de caso seguida de debate alargado. A metodologia de ensino considera também a exploração pedagógica de material audiovisual (e.g. documentários) e a análise orientada de material científico (artigos e capítulos de livros, relatórios nacionais e internacionais).


Modo de Avaliação

3

Avaliação Contínua

Não aplicável.

Avaliação Final

A avaliação para os alunos em regime de avaliação distribuída consistirá na realização de um trabalho de grupo (40% da nota final) e um teste individual escrito (60% da nota final).
A avaliação para os alunos em regime de avaliação final consistirá na realização de um exame individual escrito (100% da nota final).

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Através das metodologias de ensino e de aprendizagem propostas, pretende-se o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. O recurso a vários tipos de metodologias tem por objetivo potenciar a abordagem da psicologia e psicopatologia do envelhecimento numa perspetiva de complexidade, procurando evidenciar diferentes níveis de análise, fomentando a integração de saberes. Os métodos e estratégias escolhidos pretendem desenvolver nos estudantes conhecimentos, compreensão e competências ao nível da aplicação prática. Assim, pretende-se que os alunos estejam aptos, no final da unidade curricular, a utilizarem de forma independente os conceitos e as ferramentas transmitidos.