Código: | 23MGS2104 | Sigla: | SPVRI | |
Áreas Científicas: | SOCIOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGS | 7 | Aviso nº 16432/2023, de 30 de Agosto | 1º | 5 ECTS |
Teóricas: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Esta unidade curricular propõe um aprofundamento da reflexão acerca das políticas sociais dirigidas à velhice. Pretende-se assim, desenvolver a capacidade de a reflexão sobre os contextos sócio históricos e económicos em que se desenvolveram os atuais sistemas de proteção social, especialmente os que afetam a população idosa. A evolução demográfica, a crise do que resta do estado providência saído dos pós guerra em associação com o avanço do neoliberalismo, colocam os cidadãos perante escolhas difíceis que podem colocar em risco a solidariedade intergeracional que sustentou o modelo social europeu. Pretende-se desenvolver a capacidade de leitura e de interpretação crítica das diferente medidas de politica social, de forma a utilizar o seu potencial emancipador e/ou tentar neutralizar os seus efeitos reprodutores de desigualdades sociais.
O objetivo desta UC é capacitar os alunos para a compreensão dos mecanismos existentes com capacidade para providenciar proteção social, seja através da ação pública, da ação privada ou da ação solidária. Os conteúdos permitem assim uma melhor compreensão das diferentes situações concretas de vida das pessoas idosas que são fortemente determinados pela possibilidade de acionar a seu favor os diferentes, e muito desiguais, sistemas e subsistemas de proteção social que vigoram em Portugal.
Fernandes, A.;Velhice e sociedade, Oeiras: Celta Editora, 1997 |
Mendes, F. Ribeiro;Conspiração Grisalha. Segurança Social, Competitividade e Gerações, Oeiras: Celta, 2005 |
Paúl, C. & Fonseca, A. (Coord.).;Envelhecer em Portugal, Lisboa: Climepsi Editores, 2005 |
Guedes, J. ;Cuidados Formais a idosos - desafios inerentes à sua prestação (pp.183-218), In Fonseca, A. (2014). Envelhecimento, Saúde e Doença - Novos desafios para a Prestação de Cuidados a Idosos, Lisboa: Editora Coisas de Ler, 2014 |
Fernandes, A;Questões Demográficas. Demografia e Sociologia da Polulação, Lisboa: Edições Colibri. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2008 |
Lourenço, Paulo Guilherme Mota;Solidariedade Intergeracional e Cuidados Informais. Uma perspetiva de gerontologia., Edições Brochado, 2019 |
Varela, R. (Coord.);A Segurança Social É Sustentável. Trabalho, Estado e Segurança Social em Portugal, Bertrand Editora, 2013 |
Louça, F. ; Albuquerque, J. L.; Junqueira, V.; De Almeida, J. R.;Segurança Social. Defender a Democracia, Lisboa: Bertrand Editora, 2016 |
A apresentação das bases teóricas é conjugada com a apresentação de casos reais, dados históricos dados estatísticos e transcrição de elementos legislativos, etc. Os alunos são estimulados a partilhar as suas experiências profissionais para, e através da comparação de situações concretas de idosos, perceberem a extrema complexidade da proteção social portuguesa e a sua fragmentação. A avaliação consiste na apresentação de um Relatório, fruto de um trabalho de individual e respetiva apresentação, sobre um tema relevante entre as matérias estudadas.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 26 | |
Trabalho individual sobre um tema à escolha - 60% | Relatório/Dissertação | ||
Apresentação oral do trabalho - 30% | Relatório/Dissertação | ||
Assiduidade e participação ativa nas aulas - 10% | Participação Presencial | ||
Total: | 26 |
A consecução do objetivo fundamental da unidade curricular só é possível mediante uma metodologia que consagre, em simultâneo, a apresentação dos elementos teóricos principais e a discussão concreta de questões de relevo da atualidade, enquadrada pelas noções de conteúdo teórico. Por essa razão são trazidos para debate e análise exemplos paradigmáticos das matérias versadas quer por iniciativa do docente quer por iniciativa dos alunos.