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Avaliação da Qualidade de Residências e Serviços para Idosos


Código: 23MGS2106    Sigla: AQRSI
Áreas Científicas: Gerontologia

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGS 7 Aviso nº 16432/2023, de 30 de Agosto 5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMGS

Teórico-Práticas: 16,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta UC pretende transmitir os conhecimentos teórico/práticos que permitam analisar e recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de serviços, residenciais ou não, e proporcionar aos profissionais conhecimentos para melhorar a qualidade das suas práticas. Procura-se demonstrar a importância da avaliação dinâmica e participada: - na produção de uma cultura organizacional autorreflexiva, com forte abertura à mudança, à criatividade, à escuta das necessidades dos utentes e à estimulação da sua participação nos contextos institucionais que os acolhem; - na consciencialização de que a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade não é um mero "custo acrescido", ideia que ainda prevalece em algumas organizações; - na compreensão de que a melhoria da gestão da organização e da qualidade dos serviços oferecidos conduz a um aumento da produtividade, que por sua vez garante uma redução dos custos e tem potencial para atrair novos clientes; - na compreensão de que funcionamentos e rotinas institucionais rígidas são um fortíssimo obstáculo à prestação de serviços de qualidade e à preservação da dignidade e autonomia das pessoas idosas.

Programa

1. Gestão pela qualidade 1.1 Evolução do conceito de qualidade Modelos de gestão da qualidade Modelo EFQM (European Foundation for Quality Management). Normas ISO (Internacional Standars Organization) Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais (MAQRS)I.S.S 1.2 Dificuldades à implementação da qualidade 2. Sistema de Qualificação das Respostas Sociais (SQRS), desenvolvido pelo Instituto da Segurança Social (ISS, IP) 2.1 Objetivos do modelo 2.2 Níveis de qualificação 2.3 Critérios do modelo 2.4 Processos-Chave previstos no modelo 2.5 Questionários de Avaliação da Satisfação de Clientes, Colaboradores e Parceiros 3. A qualidade entendida como prática de cuidado centrado na pessoa 3.1 Filosofia de Cuidados Humanitude 3.2 3.2 Princípios e Regras de Arte subjacentes a esta filosofia 3.3 3.3 Os pilares relacionais e o pilar identitário 3.4 3.4 Sequência Estruturada de Procedimentos Cuidativos Humanitude 3.5 3.5 Profissionalização da relação e qualidade nos cuidados

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A melhoria da qualidade dos serviços dirigidos a adultos mais velhos pressupõe um trabalho sistemático de avaliação diagnóstica, de planificação, de execução mediante as oportunidades de melhoria identificadas e de verificação da sua concretização. Sem fechar este círculo sistemático, corre-se o risco de a qualidade ser um mero exercício processual e burocrático sem impacto na qualidade de vida dos residentes ou outros utilizadores de serviços para pessoas idosas. O programa conduz o aluno nesse percurso sistemático, partindo da razão de ser da instituição ou serviço, à gestão das medidas de melhoria dos serviços e da relação de cuidado.

Bibliografia Principal

Andrade, A. (coord.).;Programa Qualidade do Ministério da Segurança Social e do Trabalho: Um Modelo Integrado de Aplicação da CAF,, Lisboa: Secretaria-Geral do Ministério da Segurança Social e do Trabalho., 2004
António, N. S.; Teixeira, A.; Rosa, A;Gestão da Qualidade ¿ de Deming ao Modelo de Excelência da EFQM , Lisboa: Edições Sílabo (2ª ed), 2016
Carvalho. J.M. S.;Planeamento Estratégico ¿ o seu guia para o sucesso,, Porto: Vida Económica, 2013
De Melo, R.C.C.P.; Queirós, P.J.P.; Tanaka, L.H.; Salgueiro, N.R.M.; Alves, R.E.; Araújo, J.P. & Rodrigues, M.A.;Estado da arte da implementação da metodologia de cuidado Humanitude em Portugal, , Revista de Enfermagem Referência Série IV - n.º 13 - ABR./MAI./JUN. 2017, pp. 53-62, 2017
Fernandez-Ballesteros, R.;Gerontologia Social, , Madrid: Ediciones Pirâmide, 2000
Gineste, Y.; Pellissier, J. ;Humanitude. Cuidar e Compreender a Velhice, , Edições Piaget, 2008
Grupo de Coordenação do Plano de Auditoria Social CID Crianças, Idosos e Deficientes ¿ Cidadania, Instituições e Direitos;Manual de Boas Práticas ¿ um guia para o acolhimento residencial das pessoas mais velhas, , Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P.. ISBN: 2005
Manual dos Processos-Chave - Estrutura Residencial para Idosos, , Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P.
Modelo de Avaliação da Qualidade ¿ Estrutura Residencial para Idosos, , Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P.
Questionários de Avaliação da Satisfação - Estrutura Residencial para Idosos,, Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P.

Métodos de Ensino

O ensino é de índole teórico prático, com a apresentação dos modelos de avaliação da qualidade selecionados, discussão de casos práticos e apresentação de experiências de profissionais e/ou visita a instituições certificadas. Os alunos são encorajados a participar neste processo trazendo exemplos das suas experiências institucionais e relacionais. Os alunos podem escolher uma das seguintes modalidades de avaliação: Avaliação distribuída - 10% participação em aulas; - 45% relatório sobre visita a instituição certificada pelos MQSS; - 45% relatório sobre visita a instituição certificada pela Filosofia da Humanitude. Avaliação final ¿ exame final ¿ 100%.


Modo de Avaliação

1

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Participação em aulas - 10%  Participação Presencial 
Relatório de Visita - 45%  Trabalho laboratorial ou de campo 
Relatório de Visita - 45%  Trabalho laboratorial ou de campo 
  Total: 30

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A concretização do objetivo fundamental da unidade curricular só é possível mediante uma metodologia que consagre, em simultâneo, a apresentação dos elementos teóricos principais e a discussão concreta de questões de relevo que decorrem das experiências prévias dos estudantes e/ou dos exemplos empiricamente observados nas instituições que protagonizam os modelos de qualidade enquadrados nos conteúdos da unidade curricular. Por essa razão, são trazidos para debate e análise exemplos paradigmáticos das matérias versadas quer por iniciativa da docente quer por iniciativa dos alunos.