Código: | 23MGS2106 | Sigla: | AQRSI | |
Áreas Científicas: | Gerontologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGS | 7 | Aviso nº 16432/2023, de 30 de Agosto | 1º | 5 ECTS |
Teórico-Práticas: | 16,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Esta UC pretende transmitir os conhecimentos teórico/práticos que permitam analisar e recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de serviços, residenciais ou não, e proporcionar aos profissionais conhecimentos para melhorar a qualidade das suas práticas. Procura-se demonstrar a importância da avaliação dinâmica e participada: - na produção de uma cultura organizacional autorreflexiva, com forte abertura à mudança, à criatividade, à escuta das necessidades dos utentes e à estimulação da sua participação nos contextos institucionais que os acolhem; - na consciencialização de que a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade não é um mero "custo acrescido", ideia que ainda prevalece em algumas organizações; - na compreensão de que a melhoria da gestão da organização e da qualidade dos serviços oferecidos conduz a um aumento da produtividade, que por sua vez garante uma redução dos custos e tem potencial para atrair novos clientes; - na compreensão de que funcionamentos e rotinas institucionais rígidas são um fortíssimo obstáculo à prestação de serviços de qualidade e à preservação da dignidade e autonomia das pessoas idosas.
1. Gestão pela qualidade 1.1 Evolução do conceito de qualidade Modelos de gestão da qualidade Modelo EFQM (European Foundation for Quality Management). Normas ISO (Internacional Standars Organization) Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais (MAQRS)I.S.S 1.2 Dificuldades à implementação da qualidade 2. Sistema de Qualificação das Respostas Sociais (SQRS), desenvolvido pelo Instituto da Segurança Social (ISS, IP) 2.1 Objetivos do modelo 2.2 Níveis de qualificação 2.3 Critérios do modelo 2.4 Processos-Chave previstos no modelo 2.5 Questionários de Avaliação da Satisfação de Clientes, Colaboradores e Parceiros 3. A qualidade entendida como prática de cuidado centrado na pessoa 3.1 Filosofia de Cuidados Humanitude 3.2 3.2 Princípios e Regras de Arte subjacentes a esta filosofia 3.3 3.3 Os pilares relacionais e o pilar identitário 3.4 3.4 Sequência Estruturada de Procedimentos Cuidativos Humanitude 3.5 3.5 Profissionalização da relação e qualidade nos cuidados
A melhoria da qualidade dos serviços dirigidos a adultos mais velhos pressupõe um trabalho sistemático de avaliação diagnóstica, de planificação, de execução mediante as oportunidades de melhoria identificadas e de verificação da sua concretização. Sem fechar este círculo sistemático, corre-se o risco de a qualidade ser um mero exercício processual e burocrático sem impacto na qualidade de vida dos residentes ou outros utilizadores de serviços para pessoas idosas. O programa conduz o aluno nesse percurso sistemático, partindo da razão de ser da instituição ou serviço, à gestão das medidas de melhoria dos serviços e da relação de cuidado.
Andrade, A. (coord.).;Programa Qualidade do Ministério da Segurança Social e do Trabalho: Um Modelo Integrado de Aplicação da CAF,, Lisboa: Secretaria-Geral do Ministério da Segurança Social e do Trabalho., 2004 |
António, N. S.; Teixeira, A.; Rosa, A;Gestão da Qualidade ¿ de Deming ao Modelo de Excelência da EFQM , Lisboa: Edições Sílabo (2ª ed), 2016 |
Carvalho. J.M. S.;Planeamento Estratégico ¿ o seu guia para o sucesso,, Porto: Vida Económica, 2013 |
De Melo, R.C.C.P.; Queirós, P.J.P.; Tanaka, L.H.; Salgueiro, N.R.M.; Alves, R.E.; Araújo, J.P. & Rodrigues, M.A.;Estado da arte da implementação da metodologia de cuidado Humanitude em Portugal, , Revista de Enfermagem Referência Série IV - n.º 13 - ABR./MAI./JUN. 2017, pp. 53-62, 2017 |
Fernandez-Ballesteros, R.;Gerontologia Social, , Madrid: Ediciones Pirâmide, 2000 |
Gineste, Y.; Pellissier, J. ;Humanitude. Cuidar e Compreender a Velhice, , Edições Piaget, 2008 |
Grupo de Coordenação do Plano de Auditoria Social CID Crianças, Idosos e Deficientes ¿ Cidadania, Instituições e Direitos;Manual de Boas Práticas ¿ um guia para o acolhimento residencial das pessoas mais velhas, , Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P.. ISBN: 2005 |
Manual dos Processos-Chave - Estrutura Residencial para Idosos, , Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P. |
Modelo de Avaliação da Qualidade ¿ Estrutura Residencial para Idosos, , Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P. |
Questionários de Avaliação da Satisfação - Estrutura Residencial para Idosos,, Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P. |
O ensino é de índole teórico prático, com a apresentação dos modelos de avaliação da qualidade selecionados, discussão de casos práticos e apresentação de experiências de profissionais e/ou visita a instituições certificadas. Os alunos são encorajados a participar neste processo trazendo exemplos das suas experiências institucionais e relacionais. Os alunos podem escolher uma das seguintes modalidades de avaliação: Avaliação distribuída - 10% participação em aulas; - 45% relatório sobre visita a instituição certificada pelos MQSS; - 45% relatório sobre visita a instituição certificada pela Filosofia da Humanitude. Avaliação final ¿ exame final ¿ 100%.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Participação em aulas - 10% | Participação Presencial | ||
Relatório de Visita - 45% | Trabalho laboratorial ou de campo | ||
Relatório de Visita - 45% | Trabalho laboratorial ou de campo | ||
Total: | 30 |
A concretização do objetivo fundamental da unidade curricular só é possível mediante uma metodologia que consagre, em simultâneo, a apresentação dos elementos teóricos principais e a discussão concreta de questões de relevo que decorrem das experiências prévias dos estudantes e/ou dos exemplos empiricamente observados nas instituições que protagonizam os modelos de qualidade enquadrados nos conteúdos da unidade curricular. Por essa razão, são trazidos para debate e análise exemplos paradigmáticos das matérias versadas quer por iniciativa da docente quer por iniciativa dos alunos.