Problemas de Socialização Primária
Ocorrência: 2024/25 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
1TMISIJ
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Refletir sobre os contributos teóricos do
serviço social e da sociologia para apreender a socialização primária e a
construção da identidade como processo dinâmico e produto da interação
dialética entre fenómenos macroestruturais e contextos da vida quotidiana;
processo atravessado por conflitos e contradições que podem inviabilizar a
aprendizagem dos valores e padrões normativos dominantes.
Proporcionar instrumentos para
problematizar os impactos das transformações das instituições (familiares,
educativas, económicas, políticas) e do enfraquecimento do laço social na
construção da realidade social subjetiva de crianças, adolescentes e jovens.
Adquirir instrumentos teoricamente
construídos de observação de contextos de socialização primária, em especial
dos que comportam ruturas que podem comprometer a aquisição de disposições
adequadas a uma transição para a vida adulta, em moldes compatíveis com as
exigências da inclusão social.
Programa
·A
teoria psicossocial do desenvolvimento;
·Construção
histórica do conceito de criança, adolescente e jovem;
·Os
contributos da sociologia para análises dos processos de socialização;
·Transformações
das estruturas familiares e transformações do papel socializador da família:
inconsciências e fragilidades dos modelos familiares;
·Socialização
primária marcada pelas privação relacional, cultural e simbólica: consequências
no plano do desenvolvimento moral, no plano cognitivo e linguístico e no plano
emocional.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Todos os objetivos estão presentes de forma implícita ou explicita em todos os pontos do programa.
Bibliografia Principal
Alarcão, M.; (Des) Equilíbrios Familiares. , Quarteto, 2002 |
Brazelton, T. B., Greenspan, I. ; A Criança e o seu mundo. Requisitos essenciais para o crescimento e aprendizagem, , Presença., 2002 |
Marques, Elsa; Queiroz, M. Cidália ; A Teoria do habitus para a prática do serviço social. Uma experiência de investigação-ação ao serviço da inclusão, , Afrontamento, 2014 |
Oliveira, M.S. ; Transmissão Intergeracional da Violência. Lisboa: , Chiado Editora, 2015 |
Bibliografia Complementar
Ilyas, F., Leventhal J., Magalhaes T, Oliveira M S, Oral R., Soldatou A., Stathi A., Stefano F., Zafar N. ;Child Abuse and Neglect. Successful Collaborations With International Partners. World Perspectives on Child Abuse, 13th Ed: 27-34 , 2018 |
Singly, F. ;Sociologie de la famille contemporaine, , Armand Colin, 2007 |
Métodos de Ensino
Método expositivo dos conteúdos programáticos, com utilização de PPT e vídeos;
Sessões teórico-práticas;
Resolução de casos práticos relativos à matéria lecionada;
Apelo à participação dos/das estudantes na discussão das matérias lecionadas.
Modo de Avaliação
3
Avaliação Contínua
--Avaliação distribuída
(nesta modalidade de avaliação, o/a estudante terá assiduidade obrigatória- Ver RAC).
O/a aluno/a será avaliado/a de acordo com os seguintes parâmetros:
a) Elaboração e apresentação/discussão em sala de aula de um trabalho de grupo (ponderação de 60% na classificação final);
b) Reflexão individual acerca de um tema da unidade curricular (40% na nota final)
Os temas e o modelo do trabalho serão definidos pela docente e discutido nas primeiras aulas com os/às alunos/as.
A apresentação final do trabalho em grupo será realizada nos últimos dias de aulas da uc.
Avaliação Final
Caso o/a aluno/a opte por fazer a avaliação em época de recurso, ou não obtenha a aprovação à UC, será submetido a uma prova de avaliação de conhecimentos que versará sobre todos os conteúdos lecionados.
Quem optar por exame final não será sujeito a controlo de faltas.
O exame final terá uma ponderação de 100% da nota.
Provas e Trabalhos Especiais
--
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
--
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
--
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A aquisição e/ou desenvolvimento de competências de aplicação prática de conceitos e de metodologias essenciais neste domínio, com recurso a metodologias de ensino ativas e aplicadas é incontornável. As metodologias do processo ensino-aprendizagem devem integrar e fomentar esta valência experimental e crítica e, ao mesmo tempo, dar já as bases científicas necessárias para a construção de um profissional autónomo, crítico e capaz