Código: | 23MIS2305 | Sigla: | EAFA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MISIJR | 21 | Aviso nº 14192/2023, de 27 de Julho | 1º | 6 ECTS | 30 |
Teórico-Práticas: | 12,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Capacitar para a análise multidisciplinar do processo de aprendizagem
Desenvolver a compreensão da complexidade do fenómeno da aprendizagem humana nas suas diferentes dimensões (biológica, cognitiva afetiva e emocional.
Identificar os contributos básicos das neurociências para a aprendizagem humana.
Capacitar para a participação nos processos pedagógicos e sua analise critica - na relação pedagógica e nos processos de regulação da mesma.
Identificar os factores de risco para as aprendizagens das crianças em situação de exclusão social.
1. O direito à educação como direito fundamental da criança.
2. O processo de aprendizagem e a sua complexidade biológica, neurológica afetiva e emocional.
3. Os contributos das neurociências para a compreensão do processo de aprendizagem
4. O processo de ensino aprendizagem - elementos fundamentais deste processo.
5. A relação pedagógica e os métodos pedagógicos: A regulação da relação pedagógica
6. As situações de exclusão e sua influência nos processos de aprendizagem
7. A escola inclusiva
1.
Os 1. Os alunos de mestrado não estão a preparar-se para a atividade de docência, mas para serem interventores sociais em equipas pluridisciplinares nos diferentes contextos socio educativos junto de crianças e jovens em risco de exclusão social.
2. Nestas equipas os diferentes interventores sociais precisam de ter conhecimento sobre o processo de ensino aprendizagem, como processo fundamental neste ciclo da vida em que a escola e contextos afins são determinantes na vida de crianças e Jovens.
Meirieu, Philipe.; Apprendre oui mais comment? , Paris ESF, 1994 |
Nordengen, Kaja ;¿O poder do nosso cérebro ¿ desvendando os segredos da mente humana. , Planeta Manuscrito, 2018 (pp55 a 89 ; 151 a 165) |
Meirieu, PH; O cotidiano na escola e na sala de aula O fazer e o compreender. , Porto Alegre: ARTMED , 2005 (pp 167 a 176) |
Byung-Chull Han; Infocracia , Relógio de àgua, 2022 (pp: 19 a 30) |
SETH, D. P; WOLFEB.L;¿How developmental neuroscience can help address the problem of child poverty¿in , Development and Psychopathology, 32, 2020 (1640-1656) |
Paulo Freire ;Professora sim Tia não. cartas a quem quer ensinar, Olhs de água , 1993 |
Monteiro, A;Crianças, Utopia da humanidade, Internacional Press, 2024 |
Barret, I. F. ;Sete lições e meia sobre o cerebro, circulo de leitores, 2022 |
Dearing, E.;Psychological costs of growing up poor, New York, Academy of Sciences , 2008 |
Falco, M e Kuz, A;Compreendendo el aprendizage a través de las neurociencias, com eml entrelaçado de las TICs en education , Revista ibero americana de education en tecnologia en education, 2026 |
Granja, B. e Sousa Nídia;Trabalho em rede, uma estratégia para enfrentar os desafios da pandemia covid 19 - A intervenção das CPCJ , Pedro & João , 2022 |
Granja, B e Moreno C. ;Um dia inteiro na escola porque se mora longe, Carviçais , 2022 |
Exposições da docente sobre os diferentes contributos teóricos, acompanhados de debates estimulados pela docente e facilitados pelos alunos, de acordo com a responsabilidade previamente atribuída - realização de uma apresentação oral e ficha de leitura por cada aluno ou grupos de alunos.
Estes debates, tem por objetivo estimular a auto reflexão sobre a experiência dos estudantes sobre o seu próprio processo cognitivo bem como sobre as vivências profissionais com crianças e jovens em processo de aprendizagem
1
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Ficha de leitura (FL) e apresentação oral (AO) sobre a mesma | Estudo | 2025-06-07 | |
prova escrita individual | Teste/Exame | ||
Total: | 30 |
Considerando o tempo disponível e a complexidade do conteúdo face às diferentes formações de base dos estudantes a opção são as exposições da docente sobre os principais temas do programa, utilizando bibliografia atualizada em diferentes partes do programas bem como referências básicas dos autores de referencia como Meirieu e Paulo Freire articulando com contributos recentes das neurociências, filosofia e direito à educação.