ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
  • EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Spotify
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > 23MIS2305

Estudo Aprofundado do Fenómeno da Aprendizagem


Código: 23MIS2305    Sigla: EAFA

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR 21 Aviso nº 14192/2023, de 27 de Julho 6 ECTS 30

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teórico-Práticas: 12,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Berta Pereira Granja   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Capacitar para a análise multidisciplinar do processo de aprendizagem
Desenvolver a compreensão da complexidade do fenómeno da aprendizagem humana nas suas diferentes dimensões (biológica, cognitiva afetiva e emocional.
Identificar os contributos básicos das neurociências para a aprendizagem humana.
Capacitar para a participação nos processos pedagógicos e sua analise critica - na relação pedagógica e nos processos de regulação da mesma.
Identificar os factores de risco para as aprendizagens das crianças em situação de exclusão social.


Programa

1. O direito à educação como direito fundamental da criança.
2. O processo de aprendizagem e a sua complexidade biológica, neurológica afetiva e emocional.
3. Os contributos das neurociências para a compreensão do processo de aprendizagem
4. O processo de ensino aprendizagem - elementos fundamentais deste processo.
5. A relação pedagógica e os métodos pedagógicos: A regulação da relação pedagógica
6. As situações de exclusão e sua influência nos processos de aprendizagem
7. A escola inclusiva 

1.        

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os 1. Os alunos de mestrado não estão a preparar-se para a atividade de docência, mas para serem interventores sociais em equipas pluridisciplinares nos diferentes contextos socio educativos junto de crianças e jovens em risco de exclusão social.

2. Nestas equipas os diferentes interventores sociais precisam de ter conhecimento sobre o processo de ensino aprendizagem, como processo fundamental neste ciclo da vida em que a escola e contextos afins são determinantes na vida de crianças e Jovens.
3. Para trabalharem com as famílias com os agentes educativos e comunitários precisam de desenvolver conhecimento sobre estes processos, condições a promover, e capacidade reflexiva e crítica para avaliar os desafios colocados pela diversidade e complexidade das situações. 

Bibliografia Principal

Meirieu, Philipe.; Apprendre oui mais comment? , Paris ESF, 1994
Nordengen, Kaja ;¿O poder do nosso cérebro ¿ desvendando os segredos da mente humana. , Planeta Manuscrito, 2018 (pp55 a 89 ; 151 a 165)
Meirieu, PH; O cotidiano na escola e na sala de aula O fazer e o compreender. , Porto Alegre: ARTMED , 2005 (pp 167 a 176)
Byung-Chull Han; Infocracia , Relógio de àgua, 2022 (pp: 19 a 30)
SETH, D. P; WOLFEB.L;¿How developmental neuroscience can help address the problem of child poverty¿in , Development and Psychopathology, 32, 2020 (1640-1656)
Paulo Freire ;Professora sim Tia não. cartas a quem quer ensinar, Olhs de água , 1993
Monteiro, A;Crianças, Utopia da humanidade, Internacional Press, 2024
Barret, I. F. ;Sete lições e meia sobre o cerebro, circulo de leitores, 2022
Dearing, E.;Psychological costs of growing up poor, New York, Academy of Sciences , 2008
Falco, M e Kuz, A;Compreendendo el aprendizage a través de las neurociencias, com eml entrelaçado de las TICs en education , Revista ibero americana de education en tecnologia en education, 2026

Bibliografia Complementar

Granja, B. e Sousa Nídia;Trabalho em rede, uma estratégia para enfrentar os desafios da pandemia covid 19 - A intervenção das CPCJ , Pedro & João , 2022
Granja, B e Moreno C. ;Um dia inteiro na escola porque se mora longe, Carviçais , 2022

Métodos de Ensino

Exposições da docente sobre os diferentes contributos teóricos, acompanhados de debates estimulados pela docente e facilitados pelos alunos, de acordo com a responsabilidade previamente atribuída - realização de uma apresentação oral e ficha de leitura por cada aluno ou grupos de alunos.
Estes debates, tem por objetivo estimular a auto reflexão sobre a experiência dos estudantes sobre o seu próprio processo cognitivo bem como sobre as vivências profissionais com crianças e jovens em processo de aprendizagem 


Modo de Avaliação

1

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Ficha de leitura (FL) e apresentação oral (AO) sobre a mesma  Estudo  2025-06-07
prova escrita individual  Teste/Exame 
  Total: 30

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando o tempo disponível e a complexidade do conteúdo face às diferentes formações de base dos estudantes a opção são as exposições da docente sobre os principais temas do programa, utilizando bibliografia atualizada em diferentes partes do programas bem como referências básicas  dos autores de referencia como Meirieu e Paulo Freire articulando com contributos recentes das neurociências, filosofia e direito à educação.

Em simultâneo o estímulo à leitura e à participação nas aulas incluindo no processo de avaliação, para permitir uma apropriação do programa de forma mais consistente e regular.