ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
  • EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Spotify
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > G2410302

Economia e Gestão Gerontológica: Perspectivas Teóricas


Código: G2410302    Sigla: EGGPT
Áreas Científicas: Gestão

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LG 3 Aviso nº 18228/2024/2 5 ECTS 32,5 32,5

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA1-GS

Teórico-Práticas: 35,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,50
Ana Cristina Rodrigues Carvalho   2,50
Inquéritos Totais 1 0,00
Ana Cristina Rodrigues Carvalho   0,00

Programa

1. Questões da economia do envelhecimento:

- Consumo e poupança a nível macroeconómico e a nível microeconómico; 
- O impacto sobre as rubricas que pesam no orçamento: saúde e segurança social; 
- A participação no mercado de trabalho e a reforma; 
- As transferências intergeracionais. 
2. Envelhecimento como capital 
3. Economia do bem-estar e envelhecimento 
4. Economias prateadas, criativas e sociais como respostas positivas ao envelhecimento da população 

Métodos de Ensino

Aulas fundamentalmente teóricas, com exemplificação de situações próximas da realidade com que se defrontam os gestores e os profissionais do sector gerontológico. São apresentadas sínteses operativas sobre as diversas matérias objecto de análise e discussão. Os alunos são estimulados a acompanhar de forma compreensiva as matérias leccionadas, assim como a familiarizarem-se com conceitos mais comuns nesta área do conhecimento. São disponibilizados, como suporte teórico base, os slides apresentados nas aulas, que congregam os conteúdos fundamentais da UC. Há um esforço de uma prática pedagógica pró-activa, estimulando os alunos a participarem e a colocarem questões sobre as matérias em análise. O professor disponibiliza todos os materiais de suporte no Sigarra. A avaliação proposta é distribuída, baseada em dois testes que ocorrerão em dois momentos diferentes. As regras de avaliação reger-se-ão de acordo com os regulamentos de avaliação em vigor.


Modo de Avaliação

1

Avaliação Contínua

Avaliação Distribuída:


Dois testes escritos, com igual ponderação na nota final (50%+50%).

Avaliação Final

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular faz parte de um conjunto mais amplo de matérias, no quadro da economia e gestão gerontológica, existindo mais duas unidades curriculares subsequentes. Assim, não deve ser analisada de forma isolada. Esta primeira abordagem à economia e gestão gerontológica, privilegia uma metodologia de ensino mais teórica e dirigida. A apresentação das matérias em análise, e a sua discussão, é centrada nos contributos teóricos e na mediação interpretativa efectuada pelo professor. Deseja-se que, nas unidades curriculares seguintes, os alunos sejam capazes de aplicar alguns dos conhecimentos entretanto adquiridos a situações reais, de forma a permitir reinterpretálos à luz da especificidade e das exigências sociais que se colocam à economia e organizações gerontológicas.