Código: | G2410303 | Sigla: | IGS | |
Áreas Científicas: | Gestão e Administração |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LG | 2 | Aviso nº 18228/2024/2 | 1º | 5 ECTS | 32,5 | 32,5 |
Teóricas: | 35,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Pretende-se que o aluno integre conceitos gerais à compreensão do processo de envelhecimento e da Gerontologia como área de síntese interdisciplinar, compreendendo a importância de uma abordagem integrada para a sua intervenção. No final desta UC, o estudante: -define e descreve o objeto de estudo da Gerontologia e descreve seu contexto histórico de surgimento ; -identifica os contributos da Gerontologia para a compreensão do desenvolvimento humano nas últimas etapas de vida;-analisa os contributos associados a variáveis como género, cultura e fatores ambientais e socioeconómicos, na diversidade da experiência de envelhecer;-identifica, descreve e distingue as principais abordagens e modelos teóricos da Gerontologia; -problematiza as implicações da discriminação com base na idade (idadismo) a nível individual, social, organizacional e político; e descreve os principais papéis do gerontólogo na área dos serviços e políticas do envelhecimento, e na produção de conhecimento e investigação.
1.Gerontologia Social
1.1. Conceptualização, objeto de estudo e evolução histórica.
1.2. Temas emergentes na investigação.
2. Envelhecimento
2.1. Conceptualização.
2.2. Tipos de envelhecimento (normal vs patológico).
2.3. Heterogeneidade/diversidade na experiência de envelhecer.
2.4. Estudos longitudinais relevantes na área do envelhecimento.
3. Teorias sociais do envelhecimento
3.1. Teoria Social antes de 1961.
3.2. Transformação da teoria (Teoria dos Papéis e Teoria da Atividade).
3.3. Primeira transformação da teoria (Teoria do Desligamento; Gerotranscendência; Teoria da Continuidade).
3.4. Perspetivas teóricas alternativas.
3.5. Segunda transformação da teoria.
4.Conceções/representações sociais sobre a velhice
4.1. Mitos/estereótipos
4.2. Idadismo (ageism) e gerontofobia.
5. O profissional de Gerontologia
5.1. Perfis e papéis.
5.2. Contextos de intervenção.
Esta UC aponta para as principais questões associadas à Gerontologia enquanto disciplina de síntese interdisciplinar e aborda conceitos centrais à compreensão do envelhecimento humano, numa perspetiva biopsicossocial. A UC parte de uma abordagem à evolução histórica da Gerontologia enquanto disciplina científica, bem como dos temas emergentes na investigação nesta área. É feita uma concetualização do envelhecimento, enquanto processo coextensível ao desenvolvimento humano, com foco no seu caráter intra e interindividual.Parte-se Seguidamente, para a exploração de abordagens teóricas sociais do envelhecimento. As representações sociais da velhice serão abordadas recorrendo às imagens negativas e positivas mais comuns e às atitudes idadístas e respetivas implicações na sociedade (e, particularmente, nos adultos mais velhos). A UC finaliza com a análise dos perfis/papéis do gerontólogo, com uma análise dos seus contextos de intervenção.
Dannefer, D., & Philllipson, C.;The SAGE Handbook of Social Gerontology. , London: SAGE., 2010 |
George, L. K. & Ferraro, K. ;Handbook of Aging and the Social Sciences (8th edition). , London: Academic Press., 2015 |
Paúl, C.& Ribeiro,O. ;Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais. , Lisboa: Lidel., 2011 |
World Health Organization;Global Report on Ageism. , Geneva: World Health Organization. ¿, 2021 |
As aulas, sendo de natureza teórica-prática, incluem a exposição de conteúdos pelo docente, os quais são complementados pela discussão ativa de textos científicos e análise de casos, bem como pela exploração pedagógica de material audiovisual (e.x. filmes e documentários). As aulas serão assentes num modelo de problematização que promove a iniciativa, participação e interação. Haverá possibilidade de convidar ex-alunos da licenciatura para partilhar experiências profissionais tidas como relevantes para ilustrar o campo de ação e desafios do gerontólogo.
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 32,5 | |
Assiduidade e participação ativa nas aulas | Participação Presencial | 32,5 | 2024-01-12 |
Trabalho escrito individual | Trabalho laboratorial ou de campo | 32,5 | 2025-01-10 |
Teste de avaliação escrito individual | Teste/Exame | 2025-01-10 | |
Total: | 97,5 |
Os(as) alunos(as) poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação: Avaliação é distribuída, englobando as seguintes componentes: 5% Assiduidade e participação ativa nas aulas; 45% Trabalho escrito individual (realização e análise de uma entrevista a um gerontólogo) e 50% Teste de avaliação escrito individual; Avaliação final ¿ exame escrito individual (100%).
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP.