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Demografia e Envelhecimento


Código: G2410306    Sigla: DE
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LG 3 Aviso nº 18228/2024/2 5 ECTS 32,5 32,5

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA1-GS

Teóricas: 0,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,50
Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes   2,50
Inquéritos Totais 1 0,00
Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes   0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

a) Mobilizar os contributos da Sociologia para compreender que o envelhecimento é um fenómeno social indissociável
dos contextos sociais em que ocorre e para desinstalar preconceitos e ideias estereotipadas a respeito dos factos
sociais em geral, do envelhecimento em particular;
b) compreender o que são regularidades sociais a partir do estudo da transição demográfica;
c) apreender os principais fatores económicos, políticos e culturais que estão na sua génese a fim de suplantar
interpretações de senso comum: individualistas no que respeita à diminuição da natalidade; naturalistas relativamente
ao aumento da esperança de vida;
d) compreender que o envelhecimento é mais do que um processo biológico e que atinge os indivíduos de forma
desigual em função da sua pertença social e dos recursos acumulados ao longo da vida;
e) compreender a importância da utilização da abordagem do curso de vida como lente conceptual para captar as
mudanças ao longo da vida humana;

Programa

1. Demografia do envelhecimento 

1.1. Envelhecimento individual e coletivo; 
1.2. Envelhecimento demográfico: principais indicadores ; 
1.3. A transição demográfica ; 
1.3.1. Tendências globais, regionais e nacionais ; 
1.3.2. Fatores socioeconómicos do declínio da natalidade e do aumento da esperança média de vida e da longevidade ; 1.4.Consequências sociais e económicas do envelhecimento demográfico;
2. Diversidade social e desigualdades de envelhecimento;
2.1. Desigualdade social: conceito, critérios e categorias de análise; 
2.2. Pertença social e diversidade de condições de existência, de disposições e de expetativas. ;
2.2.1. Desigualdades económicas entre os reformados na Europa e em Portugal ;
2.2.2. Desigualdades de recursos culturais e sociais e desiguais oportunidades de participação social ;
2.2.3. Desigualdades de poder e status-3. Abordagem na perspetiva do curso de vida; 
3.1. O conceito de curso de vida ;
3.2. Abordagens multinível do curso de vida ao longo da vida humana

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos permitem demonstrar que fenómenos aparentemente naturais (a longevidade e a morte) ou dependentes de decisões dos indivíduos (a diminuição do número de filhos por mulher) são fortemente influenciados por fatores socioeconómicos. Demonstrar que a esperança média de vida sobe em função do desenvolvimento dos países, que, dentro de cada país, essa esperança média de vida sofre a influência da pertença social ou que as taxas de natalidade e fecundidade descem com o aumento do nível de enriquecimento dos países, a urbanização e terciarização permite captar a influência da sociedade sobre a dimensão biológica do envelhecimento e entender o modo como a Sociologia aborda o estudo do social. Permitem que os alunos conheçam as dinâmicas de envelhecimento da população portuguesa e entendam a necessidade de a sociedade adaptar as suas estruturas sociais e mentais a factos demográficos que resultam de mudanças societais muito positivas.

Bibliografia Principal

Alves, H. et al. (2018). Perfis sociodemográficos da população sénior de Vila Nova de Gaia: de privilegiados, a remediados e excluídos. Sociologia ¿ Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, XXXV: 11-42.
Lopes, A. (2011). Ageing and social class: towards a dynamic approach to class inequalities in old age. In M. Sargeant (ed). Age Discrimination and Diversity. Multiple Discrimination from an Age Perspective. Cambridge U. Press.
Melo, S., Guedes, J., & Mendes, S. (2019). Theory of Cumulative Disadvantage/Advantage. In D. Gu & M. E. Dupre (Eds.), Encyclopedia of Gerontology and Population Aging (pp. 1¿8). Springer International Publishing.
Nazareth, J. M. (2009). Crescer e envelhecer. Constrangimentos e oportunidades do envelhecimento demográfico. Presença.
Rosa, M. J. V. (2020). Um tempo sem idades: ensaio sobre o envelhecimento da população. Tinta da China. Settersten, R. & Angel, J. (2011). Handbook of Sociology of Aging. Springer.

Observações Bibliográficas

Outros recursos: Documentário Portugal um Retrato Social de António Barreto (2007)

Métodos de Ensino

O ensino incentiva a reflexão na base da reunião de informações estatísticas destinadas a objetivar os factos e a lançar questões que os textos de apoio da disciplina permitem aprofundar. Procurar-se-á, através de exercícios práticos, desconstruir ideias-feitas, provocar a polémica entre os pontos de vista do senso comum, inclusive o institucional, e as abordagens da sociologia e dos investigadores. A avaliação poderá ser distribuída ou por exame final de acordo com as normas estabelecidas no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos em vigor.


Modo de Avaliação

1

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Avaliação Contínua

A avaliação ocorrerá através da elaboração de um trabalho individual (30%) + um trabalho de grupo escrito (40%) com apresentação (20%) + participação em aula e assiduidade (10%)

Avaliação Final

De acordo com o Rac do ISSSP

Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com o Rac do ISSSP

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Rac do ISSSP

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o Rac do ISSSP

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino centradas na atividade do aluno são indicadas para romper com as representações que reduzem a velhice a uma etapa do desenvolvimento biológico do ser humano, definida pela idade cronológica e a perspetivam como uma condição de inevitável de declínio físico, dependência, inatividade e retraimento social.
Desafiam o aluno a interrogar-se sobre as suas próprias representações dos factos sociais, a identificar modos redutores de os interpretar e a realizar as operações de relacionação e relativização indispensáveis para aprender a explicar o social pelo social. Permitem igualmente desenvolver competências essenciais de raciocínio, interpretação de textos, exposição oral e escrita e de trabalho em grupo.