Código: | G2410307 | Sigla: | ASC1 | |
Áreas Científicas: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LG | 3 | Aviso nº 18228/2024/2 | 1º | 4 ECTS | 32,5 | 32,5 |
Teórico-Práticas: | 22,50 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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1.Transmitir conhecimento sobre a génese e a evolução do conceito de animação sociocultural os seus objetivos, áreas de aplicação em Portugal e noutros países. 2. Dar a conhecer os paradigmas teóricos na área da animação sociocultural 3. Transmitir conhecimentos teóricos sobre a questão do desenvolvimento social e comunitário e sobre o processo de intervenção comunitário. 4. Promover nos estudantes a capacidade para diagnosticarem necessidades e problemas do coletivo das pessoas idosas, numa determinada comunidade, as possibilidades de intervenção e sua avaliação. 5.Dar a conhecer instrumentos e projetos de animação sociocultural (ASC) para idosos, como meios para o desenvolvimento social e comunitário. 6. Promover estratégias para a preparação para a reforma e o ócio.
I. Génese e evolução da animação sociocultura 1. Antecedentes da animação sociocultural. 2. Fatores que influenciaram o seu aparecimento. 3. Principais fases de desenvolvimento. 4. A Animação Sociocultural em Portugal e em diferentes países. 5. Paradigmas teóricos da animação sociocultural 6. Desenvolvimento social e comunitário: desenvolvimento, comunidade, organização comunitária. II. A associação, o ator coletivo e a organização comunitária. III. Etapas do processo de intervenção em organização comunitária, no domínio das pessoas idosas: a) Preparação da intervenção; b) Realização da intervenção; c) Avaliação da intervenção. IV.A animação sociocultural para idosos e o desenvolvimento social e comunitário. a) o papel dos centros comunitários; b) as Cidades Educadoras; c) a Cidade Amiga do Idoso. V. A animação sociocultural em pessoas adultas e em pessoas idosas 1. Educação de adultos, preparação para a reforma e participação social na nova sociedade de ócio.
Para promover a aquisição de conhecimentos teóricos sobre a génese, a evolução, os conceitos e as teorias explicativas da ASC e o desenvolvimento social e comunitário e¿ preciso dotar os estudantes de instrumentos conceptuais (ponto 1 e 2 do programa). Em seguida, e¿ necessário que os estudantes saibam fazer um diagnostico das necessidades específicas das pessoas idosas no âmbito da comunidade e capacita¿-los para a intervenção (Ponto 3 do programa). No ponto 4 do programa, através de estratégias e projetos concretos, da¿-se a conhecer a importância da ASC para idosos como recurso para o desenvolvimento social e comunitário. Por fim, no ponto 5, traremos à discussão a importância na educação de adultos, numa perspetiva de preparação para a reforma e o ócio.
Badesa, S. M.;Perfil del Animador Sociocultural. , Madrid: Narcea, S.A. de Ediciones, 2ª. edición., 2008 |
Badesa, S. M. & Moriche, P. R.;¿Metodologias e Projetos de Intervenção Sociocultural¿. In J. D. L. Pereira, M. S. Lopes & M. A. Maciel, (coords.). O Animador Sociocultural no Século XXI ¿ perfil, funções, âmbitos, metodologias, modelos de formação e projetos de intervenção , (pp. 199-211). Chaves, 2015 |
López, M.M.L., Haro, A.E.;Alternativas socioeducativas para las personas mayores. , Madrid: Dikinson, 2009 |
Marques, A.P., Moreira, R.;Cidades Educadoras: transferibilidade de boas práticas para os municípios do eixo atlântico., 2009 |
Martins, EC. ;Gerontologia/Gerontagogia. Animação sociocultural em idosos. , Lisboa: Editorial Ca¿ritas., 2013 |
Pereira JDL, Lopes MS, Rodrigues TM. ;Animação sociocultural, gerontologia e geriatria: a intervenção social, cultural e educativa na terceira idade, , Chaves: Intervenção-Associação para a Promoção e Divulgação Cultural. ISBN 978-989-97571-3-4, 2013 |
Marcelino de Sousa Lopes;A Animação Sociocultural, a Educação Social e os Desafios da Contemporaneidade, Laplage em Revista (Sorocaba), vol.5, n.2, mai.- ago. 2019, p.61-74, 2019 |
1. Utilizam-se aulas expositivas para transmitir os conhecimentos teóricos mais relevantes nesta área. 2. Utilizam-se aulas de comentário, análise e discussão de textos, para que os estudantes possam integrar os conhecimentos teóricos com o confronto de textos produzidos por autores reconhecidos sobre estas questões. 3. Utilizam-se aulas de análise de projetos concretos de ASC como recurso para o desenvolvimento social e comunitário para que os estudantes possam refletir sobre essas práticas a¿ luz dos conhecimentos teóricos. Avaliação distribuída ou avaliação final. Avaliação distribuída: (1) um teste de avaliação de conhecimentos (40%); (2) um trabalho individual com apresentação (50%); participação nas aulas (10%). Avaliação final: um teste de avaliação de conhecimentos no final do semestre que corresponde à ponderação total
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 35 | |
Assiduidade e participação ativa nas aulas - 10% | Participação Presencial | ||
Teste de avaliação de conhecimentos - 40% | Teste/Exame | ||
Trabalho individual com apresentação - 50% | Projectos | ||
Total: | 35 |
A disciplina tem um caráter teórico e prático. Teoricamente, e¿ necessário transmitir a produção científica mais relevante sobre a génese e a evolução histórica; assim como do desenvolvimento social e comunitário e a ASC como recurso. Para tal serão necessárias aulas teóricas, de caráter expositivo para dar a conhecer essas produções. Paralelamente, e¿ necessário conjugar estas aulas teóricas com aulas de caráter mais prático em que os estudantes possam refletir sobre esses conhecimentos e perceber o seu sentido e importância no confronto com projetos concretos de ASC, de modo a que eles próprios possam, posteriormente, ser capazes de elaborar projetos de ASC para idosos que contribuam para o desenvolvimento social e comunitário.