Código: | G2410308 | Sigla: | EGGS | |
Áreas Científicas: | Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LG | 3 | Aviso nº 18228/2024/2 | 1º | 4 ECTS | 32,5 | 32,5 |
Teórico-Práticas: | 20,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Nesta UC pretendem-se atingir os seguintes objetivos de aprendizagem:
Ao nível dos conhecimentos, tornar os discentes conscientes das principais teorias e aplicações relativas à questão da sustentabilidade da economia e das organizações (com enfoque no domínio da gerontologia).
Ao nível das aptidões e competências a desenvolver, fazer com que os discentes sejam capazes de utilizar as teorias e as ferramentas práticas ligadas à sustentabilidade económica e organizacional, aplicando-as nos seus contextos profissionais de organizações gerontológicas.
1. Conteúdos programáticos:
Os conceitos de sustentabilidade:
Sustentabilidade organizacional
Sustentabilidade económica e social
Sustentabilidade ambiental
Estratégias para a sustentabilidade organizacional:
Marketing - A Importância da Comunicação e do Marketing Social nas Organizações Sem Fins Lucrativos
Gestão de Recursos Humanos - Liderança ¿ Recrutamento e Seleção de Pessoas - Avaliação de Desempenho
A dimensão financeira
Os conteúdos programáticos descritos no ponto anterior visam dar aos estudantes a capacidade de compreender o conceito de sustentabilidade, nas suas múltiplas vertentes, assim como fazer a transferência dessas análises para contexto aplicado das organizações, através da aprendizagem das principais ferramentas de gestão conducentes à sustentabilidade organizacional. Ao se analisarem as diferentes dimensões da sustentabilidade e ao se veicularem as principais técnicas de gestão para a sustentabilidade organizacional, consegue-se que os alunos desta UC fiquem com um conhecimento atual, e vasto, do que significa sustentabilidade, para a economia e para as organizações, para além de ficarem capazes de atuar de acordo com as características das instituições gerontológicas.
Parente, T. C. ;Sustentabilidade Organizacional, Senac, 2019. ISBN: 9788539621125 |
Epstein, M. J. & Buhovac, A. R. ;Making Sustainability Work: Best Practices in Managing and Measuring Corporate Social, Environmental and Economic Impact, Taylor & Francis, 2014. ISBN: 9781907643934 |
Popescu, C. R. ;Handbook of Research on Novel Practices and Current Successes in Achieving the Sustainable Development Goals, IGI Global, 2021. ISBN: 9781799884262 |
Ana Maria Sotomayor, Jorge Rodrigues, Manuela Duarte;Princípios de Gestão das Organizações, 2021. ISBN: 9789895650392 |
Aulas fundamentalmente teóricas, com exemplificação de situações próximas da realidade com que se defrontam os gestores e os profissionais do sector gerontológico. São apresentadas sínteses operativas sobre as diversas matérias objeto de análise e discussão. Os alunos são estimulados a acompanhar de forma compreensiva as matérias lecionadas, assim como a familiarizarem-se com conceitos mais comuns nesta área do conhecimento. São disponibilizados, como suporte teórico base, os slides apresentados nas aulas, que congregam os conteúdos fundamentais da UC. Há um esforço de uma prática pedagógica pró-activa, estimulando os alunos a participarem e a colocarem questões sobre as matérias em análise. O professor disponibiliza todos os materiais de suporte no Sigarra. A avaliação proposta é distribuída, baseada em dois testes que ocorrerão em dois momentos diferentes (50%+50%). As regras de avaliação reger-se-ão de acordo com os regulamentos de avaliação em vigor.
3
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 35 | |
Teste de Avaliação | Teste/Exame | 2025-03-27 | |
Teste de avaliação | Teste/Exame | ||
Total: | 35 |
A avaliação final corresponde à média dos dois momentos de avaliação. As regras de avaliação reger-se-ão de acordo com os
regulamentos de avaliação em vigor.
A avaliação proposta é distribuída, baseada em dois testes que ocorrerão em dois momentos diferentes (50%+50%).
As regras de avaliação reger-se-ão de acordo com os regulamentos de avaliação em vigor.
Esta unidade curricular faz parte de um conjunto mais amplo
de matérias, no quadro da economia e gestão gerontológica, existindo mais duas
unidades curriculares (uma precedente, outra subsequente). Assim, não deve ser
analisada de forma isolada. Nesta UC, aborda-se a economia e a gestão
gerontológicas através da perspetiva da sustentabilidade, privilegiando-se uma
metodologia de ensino que, ainda que participada, é teórica e dirigida. A
apresentação das matérias em análise, e a sua discussão, é centrada nos
contributos teóricos e na mediação interpretativa efetuada pelo professor,
aliado ao debate com os alunos. Esta UC terá um enforque mais aplicado, face à
UC EGGT, insistindo-se, durante as aulas, na aplicação prática das teorias e na
exemplificação através dos casos concretos do sector gerontológico, de forma a
permitir a integração dos conhecimentos à luz da especificidade e das
exigências sociais que se colocam à economia e organizações gerontológicas.