ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
  • EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Spotify
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > G2410308

Economia e Gestão Gerontológica: Sustentabilidade


Código: G2410308    Sigla: EGGS
Áreas Científicas: Gestão

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LG 3 Aviso nº 18228/2024/2 4 ECTS 32,5 32,5

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA1-LG

Teórico-Práticas: 20,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,50
Natália Sofia Correia Duarte   2,50
Inquéritos Totais 1 0,00
Natália Sofia Correia Duarte   0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Nesta UC pretendem-se atingir os seguintes objetivos de aprendizagem:

Ao nível dos conhecimentos, tornar os discentes conscientes das principais teorias e aplicações relativas à questão da sustentabilidade da economia e das organizações (com enfoque no domínio da gerontologia).

Ao nível das aptidões e competências a desenvolver, fazer com que os discentes sejam capazes de utilizar as teorias e as ferramentas práticas ligadas à sustentabilidade económica e organizacional, aplicando-as nos seus contextos profissionais de organizações gerontológicas.

Programa

1.      Conteúdos programáticos:

Os conceitos de sustentabilidade:

Sustentabilidade organizacional

Sustentabilidade económica e social

Sustentabilidade ambiental

Estratégias para a sustentabilidade organizacional:

Marketing - A Importância da Comunicação e do Marketing Social nas Organizações Sem Fins Lucrativos

Gestão de Recursos Humanos - Liderança ¿ Recrutamento e Seleção de Pessoas - Avaliação de Desempenho

A dimensão financeira

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos descritos no ponto anterior visam dar aos estudantes a capacidade de compreender o conceito de sustentabilidade, nas suas múltiplas vertentes, assim como fazer a transferência dessas análises para contexto aplicado das organizações, através da aprendizagem das principais ferramentas de gestão conducentes à sustentabilidade organizacional. Ao se analisarem as diferentes dimensões da sustentabilidade e ao se veicularem as principais técnicas de gestão para a sustentabilidade organizacional, consegue-se que os alunos desta UC fiquem com um conhecimento atual, e vasto, do que significa sustentabilidade, para a economia e para as organizações, para além de ficarem capazes de atuar de acordo com as características das instituições gerontológicas. 


Bibliografia Principal

Parente, T. C. ;Sustentabilidade Organizacional, Senac, 2019. ISBN: 9788539621125
Epstein, M. J. & Buhovac, A. R. ;Making Sustainability Work: Best Practices in Managing and Measuring Corporate Social, Environmental and Economic Impact, Taylor & Francis, 2014. ISBN: 9781907643934
Popescu, C. R. ;Handbook of Research on Novel Practices and Current Successes in Achieving the Sustainable Development Goals, IGI Global, 2021. ISBN: 9781799884262
Ana Maria Sotomayor, Jorge Rodrigues, Manuela Duarte;Princípios de Gestão das Organizações, 2021. ISBN: 9789895650392

Métodos de Ensino

Aulas fundamentalmente teóricas, com exemplificação de situações próximas da realidade com que se defrontam os gestores e os profissionais do sector gerontológico. São apresentadas sínteses operativas sobre as diversas matérias objeto de análise e discussão. Os alunos são estimulados a acompanhar de forma compreensiva as matérias lecionadas, assim como a familiarizarem-se com conceitos mais comuns nesta área do conhecimento. São disponibilizados, como suporte teórico base, os slides apresentados nas aulas, que congregam os conteúdos fundamentais da UC. Há um esforço de uma prática pedagógica pró-activa, estimulando os alunos a participarem e a colocarem questões sobre as matérias em análise. O professor disponibiliza todos os materiais de suporte no Sigarra. A avaliação proposta é distribuída, baseada em dois testes que ocorrerão em dois momentos diferentes (50%+50%). As regras de avaliação reger-se-ão de acordo com os regulamentos de avaliação em vigor.


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  35
Teste de Avaliação  Teste/Exame  2025-03-27
Teste de avaliação  Teste/Exame 
  Total: 35

Avaliação Final

A avaliação final corresponde à média dos dois momentos de avaliação. As regras de avaliação reger-se-ão de acordo com os regulamentos de avaliação em vigor. 


Provas e Trabalhos Especiais

A avaliação proposta é distribuída, baseada em dois testes que ocorrerão em dois momentos diferentes (50%+50%).

O primeiro teste realiza-se no dia 27/03/2025; já o segundo decorre na data do exame final da UC.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

As regras de avaliação reger-se-ão de acordo com os regulamentos de avaliação em vigor. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular faz parte de um conjunto mais amplo de matérias, no quadro da economia e gestão gerontológica, existindo mais duas unidades curriculares (uma precedente, outra subsequente). Assim, não deve ser analisada de forma isolada. Nesta UC, aborda-se a economia e a gestão gerontológicas através da perspetiva da sustentabilidade, privilegiando-se uma metodologia de ensino que, ainda que participada, é teórica e dirigida. A apresentação das matérias em análise, e a sua discussão, é centrada nos contributos teóricos e na mediação interpretativa efetuada pelo professor, aliado ao debate com os alunos. Esta UC terá um enforque mais aplicado, face à UC EGGT, insistindo-se, durante as aulas, na aplicação prática das teorias e na exemplificação através dos casos concretos do sector gerontológico, de forma a permitir a integração dos conhecimentos à luz da especificidade e das exigências sociais que se colocam à economia e organizações gerontológicas.