Saúde e Envelhecimento
Ocorrência: 2024/25 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LG |
2 |
Aviso nº 18228/2024/2 |
1º |
4 ECTS |
32,5 |
32,5 |
Horas Efetivamente Lecionadas
TURMA1-LG
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
-Identificar os principais desafios colocados pelo envelhecimento, à sociedade e aos serviços de saúde;
- Reflectir sobre o enquadramento da problemática do envelhecimento no âmbito das políticas sociais e da
saúde;
- Desenvolver competências que permitam identificar necessidades, encontrar soluções, diagnosticar
situações de risco, organizar e planear acções de intervenção.
Programa
¿Saúde e Envelhecimento: Conceitos e teorias (biológicas e psicossociais);
¿Factores que influenciam o estado de saúde do idoso;
¿Envelhecimento normal (comum e bem sucedido);
¿Fisiologia do envelhecimento normal;
¿Epidemiologia do envelhecimento: Mortalidade, Morbilidade;
¿Vulnerabilidade; Co-morbilidade e doença crónica;
¿Patologias do foro físico mais frequentes no idoso;
¿Síndromes geriátricas;
¿Situação funcional;
¿Fatores de risco e condutas pessoais;
¿Envelhecimento e sexualidade;
¿Envelhecimento e família;
¿Cuidar a pessoa idosa: Impacto sobre os serviços de saúde;
¿A problemática do fim da vida;
Avaliação da pessoa idosa.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Segundo a Organização das Nações Unidas (2021) são necessárias medidas, em todos os países, para um envelhecimento saudável. Deste modo, as políticas e os programas devem basear-se nos direitos, necessidades, preferências e habilidades das pessoas idosas e devem incluir uma perspectiva de ciclo de vida que reconheça a importância das vivências para a forma como os indivíduos envelhecem. A unidade curricular de Saúde e Envelhecimento destaca a promoção da saúde, valorizando o estilo de vida, os
comportamentos de autocuidado e a capacidade funcional, tal como preconizado no Plano Nacional de
Saúde 2030 (Direção Geral da Saúde, 2021) e na Década do Envelhecimento saudável (UNU, 2021). Este cenário implica uma educação que permita a reflexão e a mudança de atitude face à saúde na velhice.
Métodos de Ensino
a) A metodologia de ensino-aprendizagem e de avaliação são vitais para o sucesso de uma unidade curricular.
Para que o processo de ensino-aprendizagem, assim como o de avaliação, seja eficaz é necessário ter em
consideração o processo de reflexão sobre as experiências individuais de cada estudante. Assim, embora a
unidade curricular seja constituída apenas por uma componente teórica e tenha sido utilizado o método de
ensino expositivo, para facilitar o auto desenvolvimento e a aprendizagem procurou-se sempre a interacção
entre professor e estudantes.
b) Para verificar em que medida os objectivos propostos foram alcançados é importante a avaliação. A
avaliação é realizada através de uma frequência. Nesta, os estudantes aprofundam um tema relacionado com a
saúde dos idosos, tendo em consideração o seu papel como gerontólogos.
Modo de Avaliação
1
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O envelhecimento da sociedade é uma realidade inevitável. Esta situação implica a necessidade de se pensar
formas de assistência que promovam a autonomia e independência da pessoa idosa e, consequentemente, a
manutenção da sua qualidade de vida. Para isso, é fundamental formar profissionais para que desenvolvam
competências cognitivas (informação) e competências pessoais (saber lidar com).