Código: | G2410313 | Sigla: | CIRA | |
Áreas Científicas: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LG | 8 | Aviso nº 18228/2024/2 | 2º | 5 ECTS | 32,5 | 32,5 |
Práticas: | 35,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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1. Desenvolver competências de comunicação e de relacionamento interpessoal, através de um processo experiencial, no formato de Grupos de Encontro, segundo o modelo da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers;
2. Desenvolver capacidades de auto-reflexão e de análise acerca da complexidade do processo de comunicação em geral e na construção da relação de ajuda, em particular;
3. Desenvolver uma ética do cuidado, expressa na empatia, atenção, escuta ativa, congruência e responsabilidade, centrada em dois planos: eu; eu-outro.
1. A comunicação como fenómeno humano e internacional
1.1. que é Comunicação
1.2. Contributos da Escola de Palo Alto para compreender o processo de comunicação: os axiomas da comunicação
1.3. Diferenças e complementaridades entre comunicação verbal e não-verbal
1.4. Condições para uma comunicação eficaz: barreiras da comunicação
2. Centralidade da comunicação na ação do interventor social
2.1. Prática baseada no relacionamento e construção da relação de ajuda: o que é a relação de ajuda
2.2. Centramento no outro, definição de conceitos-chave das relações interpessoais, segundo o modelo rogeriano: escuta ativa, não diretividade, aceitação incondicional positiva; compreensão empática, congruência
3. A comunicação com adultos mais velhos
3.1. Alterações associadas ao envelhecimento normal e patológico e implicações na comunicação
3.2. Estratégias para comunicar com pessoas com demência
3.3. Tecnologia e idosos: desafios da inclusão digital do idoso
Os conteúdos programáticos visam dotar os alunos de conhecimentos e saberes que lhes permitam desenvolver competências de auto-conhecimento, comunicação e relacionamento interpessoal. Pretende-se desenvolver nos estudantes 1) uma cultura de intervenção, baseada na construção de relações empáticas, centradas no Outro e nas suas necessidades; 2) uma cultura de diálogo e comunicação que se traduza na construção de significados partilhados entre os intervenientes, onde as diferenças possam emergir, ser estudadas e não ignoradas.
Bender, E. N., Savundranayagam, M. Y., Murray, L., & Orange, J. B. ;Supportive strategies for nonverbal communication with persons living with dementia: A scoping review., International Journal of Nursing Studies, 136, 2022 |
Bermejo, J. C. ;Apuntes de relacion de ayuda, Sal Terrae., 1998 |
Cardoso, R. M. (Coord.) ;Competências clínicas da comunicação, Unidade de Psicologia Médica, Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 2012 |
Guzman-Parra, J., Barnestein-Fonseca, P., Guerrero-Pertiñez, G., Anderberg, P., Jimenez-Fernandez, L., Valero-Moreno, E., ... & Lemmens, E. ;Attitudes and Use of Information and Communication Technologies in Older Adults With Mild Cognitive Impairment or Early Stages of Dementia and Their Caregivers: Cross-Sectional Study, J Med Internet Res, 22(6), 2020 |
Rogers, C. ;Tornar-se Pessoa, Padrões Culturais Editora, 2009 |
Torralba, F. ;A arte de saber escutar, Guerra e Paz, 2010 |
Oliveira, L.F.; Enoque, A. G. ;O Cuidar e o Envelhecer: um estudo acerca das representações sociais do cuidado na perspectiva de idosos, Revista Interdisciplina de Gestão Social. set./dez. 2020 v.9n.3 p. 131-145, 2020 |
A disciplina tem um carácter teórico-prático, pelo que a metodologia de ensino-aprendizagem pressupõe a orientação das aulas em dois sentidos: 1) aulas expositivas para apresentação dos principais conteúdos programáticos, ilustrados com exemplos concretos e fazendo apelo à participação dos alunos; 2) aulas práticas com vista à exercitação e treino das competências de comunicação e relacionamento interpessoal, através da realização de jogos de dinâmica relacional.
A avaliação consistirá na realização de um teste destinado à avaliação dos conhecimentos de carácter teórico.
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Não aplicável.
A avaliação para os alunos em regime de avaliação final consistirá na realização de um exame individual escrito (100% da nota final).
Não aplicável.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
A aquisição de conhecimentos sobre as competências de comunicação interpessoal e relação de ajuda pressupõe o recurso a processos pedagógicos dinâmicos e interativos. Procurar-se-á estabelecer ligações entre a teoria e a prática, numa aprendizagem ancorada na exemplificação e em práticas de simulação, muito em particular, em torno de jogos e dinâmicas relacionais que conduzam os alunos a olhar para si, a saber escutar ativamente os Outros, a suspender os julgamentos, a saber comunicar as diferenças e as emoções escondidas, a construir significados partilhados, a desenvolver uma ética do cuidado enquanto processo co-construído no qual cada ambas as partes (eu Outro) se desenvolvam.