Seminário de Práticas Gerontológicas 2
Ocorrência: 2024/25 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LG |
8 |
Aviso nº 18228/2024/2 |
2º |
8 ECTS |
129 |
129 |
Horas Efetivamente Lecionadas
TURMA2-GS
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Pretende-se que o aluno mobilize conhecimentos e treine competências relativas ao trabalho com idosos, governos locais e organizações comunitárias em prol do desenvolvimento de territórios amigos das pessoas idosas.
Espera-se que seja capaz de:
(i) analisar dinâmicas das atuais configurações demográficas e familiares e seu impacto na solidariedade social e interdependência;
(ii) reconhecer que as condições de vida dos mais velhos e suas famílias são influenciadas pelas políticas locais e globais;
(iii) desenhar um estudo na comunidade utilizando métodos e procedimentos de recolha de dados que produzam conhecimento gerontológico fiável e válido;
(iv) realizar um diagnóstico que evidencie potencialidades e fragilidades da comunidade, espelhando as visões dos vários interlocutores;
(v) reconhecer os princípios e valores éticos inerentes ao exercício profissional e à investigação com pessoas idosas,
(vi) desenvolver relações de cooperação com vários agentes e entidades da comunidade.
Programa
1. Modos de conhecer e
fazer em gerontologia:1.1 O envelhecimento experienciado num determinado
contexto comunitário ¿ aprofundar o impacto que as mudanças que se têm vindo a
operar nas estruturas demográfica e familiar produzem nas comunidades locais e
os desafios que colocam à construção de
políticas e projetos de proteção das pessoas idosas.
1.2 A condução dos
processos de integração e participação nos contextos de estágio, atendendo às
particularidades dos contextos locais e do trabalho de articulação entre equipas,
projetos, agentes privilegiados da comunidade e pessoas idosas
1.3 Construção
de diagnósticos sócio locais através de uma avaliação multidimensional que
espelhe as particularidades dos contextos ¿ instrumentos de recolha e análise
de dados (grelhas de observação; guião de entrevista; inquéritos à população;
análise de documentos e estatísticas existentes)
1.4 Análise integrada da
informação recolhida
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os conteúdos programáticos visam traduzir os conhecimentos teóricos multidisciplinares em projetos de ação. Parte-se do aprofundamento do impacto que mudanças complexas operadas nas estruturas demográficas e familiar produzem na solidariedade social e relações de interdependência. Estas mudanças traduzem-se em desafios e problemas aos quais as comunidades locais atribuem respostas distintas através das medidas de política social global e nacional e através de medidas e projetos de expressão local. Percebe-se que os contextos locais não providenciam a mesma qualidade e diversidade de serviços ou projetos, nem os seus agentes se articulam nas mesmas lógicas de parceria ou rentabilização e partilha de recursos. Neste sentido, os conteúdos programáticos respondem à necessidade de construir um diagnóstico local, acionando procedimentos de investigação éticos e fiáveis que permitam ao investigador desenvolver relações de cooperação e espelhem as visões dos vários interlocutores.
Bibliografia Principal
Fernandes, R;Avaliação comunitária de uma população de idosos: da funcionalidade à utilização de serviços, Coimbra: Mar da Palavra , 2009 |
Fonseca, A. M. ;Ageing in Place. Envelhecimento em Casa e na Comunidade, Fundação Calouste Gulbenkian Portuguesa , 2021 |
Foote, C & Stanners, C.;Integrating care for older people: new care for old: a systems approach, London: Jessica Kingsley Publishers , 2005 |
Friedrich, D.;Successful aging: integrating contemporary ideas, research findings, and intervention strategies, Springfield: Charles C. Thomas Publisher , 2001 |
Pereira, J. D., Lopes, M. S. & Rodrigues, T. M;Animação sociocultural, gerontologia e geriatria: a intervenção social, cultural e educativa na terceira idade, Chaves: Intervenção-Associação para a Promoção e Divulgação Cultural , 2013 |
Pearce, B.W.;Senior living communities: Operations management and marketing for assisted living, congregate, and continuing-care retirement communities, Maryland: The John Hopkins University Press ¿, 2000 |
Modo de Avaliação
1
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
39 |
|
Relatório de estágio - 40% |
Relatório/Dissertação |
|
|
Qualidade do trabalho de campo - 50% |
Estágio |
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|
Assiduidade e participação ativa nas aulas - 10% |
Participação Presencial |
|
|
|
Total: |
39 |
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Considerando os
objetivos da UC traçados para os alunos, as metodologias de ensino procuram
privilegiar condições pedagógicas favorecedoras da articulação entre
conhecimento teórico e sua operacionalização, corroborando o pressuposto de que
a participação dos alunos nos contextos de estágio é contratualizada na base do
pressuposto que estes devem ser agentes ativos de investigação e ação. Neste
sentido, os objetivos desta UC pressupõem uma abordagem problematizadora das
sínteses teóricas produzidas pelas várias disciplinas sustentam a gerontologia,
dando especial relevo aos contributos da sociologia, da demografia e da
política social que refletem superiormente sobre o impacto das atuais
configurações demográfica e familiar na construção de medidas de política
social locais e nacionais. Para este trabalho é especialmente útil a discussão
orientada de textos científicos e as dinâmicas grupais de discussão e partilha
coletiva. Em paralelo, procedeu-se à construção de diagnósticos socio locais,
elaborados tendo por base o desenho de um estudo na comunidade cujas etapas
foram acompanhadas em sala de aula, considerando a natureza teórico prática
desta UC. O estímulo a uma atitude participativa e crítica contribui para a
seleção conjunta de procedimentos de recolha de dados que garantam a produção
de conhecimento gerontológico fiável e válido, assente em princípios éticos
inerentes ao exercício profissional e à investigação com pessoas idosas.
Exercícios de treino de competências permitem reconhecer a importância da mediação
e do estabelecimento de relações de cooperação com agentes e entidades da
comunidade. Sempre que nos pareça pertinente poderão ser dinamizados alguns
seminários de partilha de relatos, experiências ou projetos de intervenção
comunitária apresentados por profissionais que trabalham no campo da
gerontologia.