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Seminário de Práticas Gerontológicas 2


Código: G2410314    Sigla: SPG2
Áreas Científicas: Gerontologia Aplicada

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LG 8 Aviso nº 18228/2024/2 8 ECTS 129 129

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA2-GS

Seminário: 36,00
Estágio: 0,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Seminário: 3,00
Estágio: 0,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 3,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   3,00
Estágio Totais 1 0,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   0,00
Inquéritos Totais 1 0,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem



Pretende-se que o aluno mobilize conhecimentos e treine competências relativas ao trabalho com idosos, governos locais e organizações comunitárias em prol do desenvolvimento de territórios amigos das pessoas idosas.
Espera-se que seja capaz de: 
(i) analisar dinâmicas das atuais configurações demográficas e familiares e seu impacto na solidariedade social e interdependência;
(ii) reconhecer que as condições de vida dos mais velhos e suas famílias são influenciadas pelas políticas locais e globais;
(iii) desenhar um estudo na comunidade utilizando métodos e procedimentos de recolha de dados que produzam conhecimento gerontológico fiável e válido; 
(iv) realizar um diagnóstico que evidencie potencialidades e fragilidades da comunidade, espelhando as visões dos vários interlocutores; 
(v) reconhecer os princípios e valores éticos inerentes ao exercício profissional e à investigação com pessoas idosas, 
(vi) desenvolver relações de cooperação com vários agentes e entidades da comunidade.

Programa


1. Modos de conhecer e fazer em gerontologia:
1.1 O envelhecimento experienciado num determinado contexto comunitário ¿ aprofundar o impacto que as mudanças que se têm vindo a operar nas estruturas demográfica e familiar produzem nas comunidades locais e os desafios que colocam à construção de políticas e projetos de proteção das pessoas idosas. 
1.2 A condução dos processos de integração e participação nos contextos de estágio, atendendo às particularidades dos contextos locais e do trabalho de articulação entre equipas, projetos, agentes privilegiados da comunidade e pessoas idosas
1.3 Construção de diagnósticos sócio locais através de uma avaliação multidimensional que espelhe as particularidades dos contextos ¿ instrumentos de recolha e análise de dados (grelhas de observação; guião de entrevista; inquéritos à população; análise de documentos e estatísticas existentes)
1.4 Análise integrada da informação recolhida

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC


Os conteúdos programáticos visam traduzir os conhecimentos teóricos multidisciplinares em projetos de ação. Parte-se do aprofundamento do impacto que mudanças complexas operadas nas estruturas demográficas e familiar produzem na solidariedade social e relações de interdependência. Estas mudanças traduzem-se em desafios e problemas aos quais as comunidades locais atribuem respostas distintas através das medidas de política social global e nacional e através de medidas e projetos de expressão local. Percebe-se que os contextos locais não providenciam a mesma qualidade e diversidade de serviços ou projetos, nem os seus agentes se articulam nas mesmas lógicas de parceria ou rentabilização e partilha de recursos. Neste sentido, os conteúdos programáticos respondem à necessidade de construir um diagnóstico local, acionando procedimentos de investigação éticos e fiáveis que permitam ao investigador desenvolver relações de cooperação e espelhem as visões dos vários interlocutores.

Bibliografia Principal

Fernandes, R;Avaliação comunitária de uma população de idosos: da funcionalidade à utilização de serviços, Coimbra: Mar da Palavra , 2009
Fonseca, A. M. ;Ageing in Place. Envelhecimento em Casa e na Comunidade, Fundação Calouste Gulbenkian Portuguesa , 2021
Foote, C & Stanners, C.;Integrating care for older people: new care for old: a systems approach, London: Jessica Kingsley Publishers , 2005
Friedrich, D.;Successful aging: integrating contemporary ideas, research findings, and intervention strategies, Springfield: Charles C. Thomas Publisher , 2001
Pereira, J. D., Lopes, M. S. & Rodrigues, T. M;Animação sociocultural, gerontologia e geriatria: a intervenção social, cultural e educativa na terceira idade, Chaves: Intervenção-Associação para a Promoção e Divulgação Cultural , 2013
Pearce, B.W.;Senior living communities: Operations management and marketing for assisted living, congregate, and continuing-care retirement communities, Maryland: The John Hopkins University Press ¿, 2000

Modo de Avaliação

1

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  39
Relatório de estágio - 40%  Relatório/Dissertação 
Qualidade do trabalho de campo - 50%  Estágio 
Assiduidade e participação ativa nas aulas - 10%  Participação Presencial 
  Total: 39

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando os objetivos da UC traçados para os alunos, as metodologias de ensino procuram privilegiar condições pedagógicas favorecedoras da articulação entre conhecimento teórico e sua operacionalização, corroborando o pressuposto de que a participação dos alunos nos contextos de estágio é contratualizada na base do pressuposto que estes devem ser agentes ativos de investigação e ação. Neste sentido, os objetivos desta UC pressupõem uma abordagem problematizadora das sínteses teóricas produzidas pelas várias disciplinas sustentam a gerontologia, dando especial relevo aos contributos da sociologia, da demografia e da política social que refletem superiormente sobre o impacto das atuais configurações demográfica e familiar na construção de medidas de política social locais e nacionais. Para este trabalho é especialmente útil a discussão orientada de textos científicos e as dinâmicas grupais de discussão e partilha coletiva. Em paralelo, procedeu-se à construção de diagnósticos socio locais, elaborados tendo por base o desenho de um estudo na comunidade cujas etapas foram acompanhadas em sala de aula, considerando a natureza teórico prática desta UC. O estímulo a uma atitude participativa e crítica contribui para a seleção conjunta de procedimentos de recolha de dados que garantam a produção de conhecimento gerontológico fiável e válido, assente em princípios éticos inerentes ao exercício profissional e à investigação com pessoas idosas. Exercícios de treino de competências permitem reconhecer a importância da mediação e do estabelecimento de relações de cooperação com agentes e entidades da comunidade. Sempre que nos pareça pertinente poderão ser dinamizados alguns seminários de partilha de relatos, experiências ou projetos de intervenção comunitária apresentados por profissionais que trabalham no campo da gerontologia.