Código: | G2410322 | Sigla: | PE1 | |
Áreas Científicas: | PSICOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LG | 12 | Aviso nº 18228/2024/2 | 2º | 5 ECTS | 32,5 | 32,5 |
Teórico-Práticas: | 20,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
- Ampliar a compreensão do envelhecimento humano à luz dos conceitos de saúde mental e psicopatologia, com ênfase particular nas perturbações neurocognitivas e estados psicóticos;.
- Promover a discussão dos conceitos de normalidade versus patologia relativos ao processo de envelhecimento humano;
- Familiarizar os estudantes com os critérios de diagnóstico das síndromes psicopatológicas mais comuns na idade avançada, evidenciando as suas especificidades;.
- Desenvolver competências elementares para o trabalho gerontológico junto da pessoa idosa com perturbação mental (screening de sintomas).
1. Introdução à psicopatologia: objecto, conceitos e sistemas de classificação
2. Saúde mental nas idades avançadas
3. Perturbações neurocognitivas: perturbações major e ligeira e seus subtipos etiológicos (D. Alzheimer; degeneração lobar frontotemporal; D. dos Corpos de Lewy; D. Vascular; D. de Parkinson; outras); delirium
4. Esquizofrenia e psicoses de inicio tardio.
Os conteúdos programáticos selecionados para esta UC permitem ao estudante a obtenção de conhecimentos no âmbito da psicopatologia descritiva e compreensiva relativo aos principais quadros psicopatológicos do adulto idoso. Promove-se, ainda, o contato com os principais sistemas de classificação diagnóstica das perturbações mentais e a reflexão crítica sobre o conceito de normalidade.
Valorização da empatia e da escuta ativa no âmbito da construção da relação do profissional de gerontologia.
Guerreiro, M., Silva, A. P., Botelho, M., Leitão, O., Castro-Caldas, A., & Garcia, C;Adaptação à população portuguesa da tradução do Mini Mental State Examination, Revista Portuguesa de Neurologia, 1, 9., 1994 |
Morgado, J., Rocha, C. S., Maruta, C., Guerreiro, M., & Martins, I. P;Novos valores normativos do Mini-Mental State Examination, Sinapse, 9(2), 10-16, 2009 |
Firmino, Horácio Simões, Mário R., Cerejeira, Joaquim; Saúde mental das pessoas mais velhas, Lidel, 2016. ISBN: 978-989-752-147-8 |
Fernandes, L.;Envelhecimento e demência : testemunhos da prática clínica, Pfizer, 2016. ISBN: 978-989-96445-1-9 |
Firmino, H., Marques, L., Ferreira, L.;Doença de Alzheimer e outras demências: como diagnosticar, Psychologica, 42, 157-181, 2006. ISBN: 0871-4657 |
Nordhus, U. H.;Clinical geropsychology, American Psychological Association, 2007. ISBN: 1-55798-519-7 |
Paúl, M. C., Ribeiro, O.;Manual de gerontologia: aspectos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento, Lidel, 2012. ISBN: 978-972-757-799-6 |
Fonseca, A. M. et al. ;Envelhecimento, saúde e doença : novos desafios para a prestação de cuidados a idosos, Coisas de Ler, 2014. ISBN: 978-989-8659-35-4 |
American Psychiatric Association ;Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (5ªed.), Climepsi, 2013 |
World Health Organization;International statistical classification of diseases and related health problems (10th rev.), 2007 (http://www.who.int/classifications/icd/en/) |
Aulas expositivas com discussão de casos práticos; exploração pedagógica de material escrito (artigos e relatórios científicos, DSM-5 e DSM-5 TR) e material audiovisual (extratos de reportagens, filmes).
3
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 35 | |
Total: | 35 |
Avaliação distribuída com vários componentes de avaliação: (i) apresentação oral dos resultados obtidos na administração de instrumento de rastreio de déficite cognitivo e respetiva análise crítica e (ii) realização de uma prova escrita na data do exame.
Cada momento de avaliação tem um peso específico na classificação final da disciplina:
Exame final (100% de ponderação)
As aulas expositivas pretendem dotar os estudantes do conhecimento sobre os conteúdos temáticos que constituem o program da UC.
A administração de instrumento de screening cognitivo a um adulto idoso, permitirá treino de competências de relação numa aproximação de contexto prático, no âmbito do processo de aprendizagem, assim como:
- a capacitação na adequada administração, cotação e interpretação de resultados;
- estruturação da informação a apresentar sobre o avaliado e respetiva pertinência para compreensão dos resultados obtidos;