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Psicopatologia do Envelhecimento 1


Código: G2410322    Sigla: PE1
Áreas Científicas: PSICOLOGIA

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LG 12 Aviso nº 18228/2024/2 5 ECTS 32,5 32,5

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA2-LG

Teórico-Práticas: 20,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,50
Maria Teresa Soares Souto   2,50
Inquéritos Totais 1 0,00
Maria Teresa Soares Souto   0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

- Ampliar a compreensão do envelhecimento humano à luz dos conceitos de saúde mental e psicopatologia, com ênfase particular nas perturbações neurocognitivas e estados psicóticos;.
- Promover a discussão dos conceitos de normalidade versus patologia relativos ao processo de envelhecimento humano;
- Familiarizar os estudantes com os critérios de diagnóstico das síndromes psicopatológicas mais comuns na idade avançada, evidenciando as suas especificidades;.
- Desenvolver competências elementares para o trabalho gerontológico junto da pessoa idosa com perturbação mental (screening de sintomas).

Programa

1. Introdução à psicopatologia: objecto, conceitos e sistemas de classificação
2. Saúde mental nas idades avançadas
3. Perturbações neurocognitivas: perturbações major e ligeira e seus subtipos etiológicos (D. Alzheimer; degeneração lobar frontotemporal; D. dos Corpos de Lewy; D. Vascular; D. de Parkinson; outras); delirium
4. Esquizofrenia e psicoses de inicio tardio.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos selecionados para esta UC permitem ao estudante a obtenção de conhecimentos no âmbito da psicopatologia descritiva e compreensiva relativo aos principais quadros psicopatológicos do adulto idoso. Promove-se, ainda, o contato com os principais sistemas de classificação diagnóstica das perturbações mentais e a reflexão crítica sobre o conceito de normalidade.

Valorização da empatia e da escuta ativa no âmbito da construção da relação do profissional de gerontologia.

Bibliografia Principal

Guerreiro, M., Silva, A. P., Botelho, M., Leitão, O., Castro-Caldas, A., & Garcia, C;Adaptação à população portuguesa da tradução do Mini Mental State Examination, Revista Portuguesa de Neurologia, 1, 9., 1994
Morgado, J., Rocha, C. S., Maruta, C., Guerreiro, M., & Martins, I. P;Novos valores normativos do Mini-Mental State Examination, Sinapse, 9(2), 10-16, 2009
Firmino, Horácio Simões, Mário R., Cerejeira, Joaquim; Saúde mental das pessoas mais velhas, Lidel, 2016. ISBN: 978-989-752-147-8
Fernandes, L.;Envelhecimento e demência : testemunhos da prática clínica, Pfizer, 2016. ISBN: 978-989-96445-1-9
Firmino, H., Marques, L., Ferreira, L.;Doença de Alzheimer e outras demências: como diagnosticar, Psychologica, 42, 157-181, 2006. ISBN: 0871-4657
Nordhus, U. H.;Clinical geropsychology, American Psychological Association, 2007. ISBN: 1-55798-519-7
Paúl, M. C., Ribeiro, O.;Manual de gerontologia: aspectos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento, Lidel, 2012. ISBN: 978-972-757-799-6
Fonseca, A. M. et al. ;Envelhecimento, saúde e doença : novos desafios para a prestação de cuidados a idosos, Coisas de Ler, 2014. ISBN: 978-989-8659-35-4
American Psychiatric Association ;Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (5ªed.), Climepsi, 2013
World Health Organization;International statistical classification of diseases and related health problems (10th rev.), 2007 (http://www.who.int/classifications/icd/en/)

Métodos de Ensino

Aulas expositivas com discussão de casos práticos; exploração pedagógica de material escrito (artigos e relatórios científicos, DSM-5 e DSM-5 TR) e material audiovisual (extratos de reportagens, filmes).

Implementação de tarefa prática de rastreio/screening cognitivo de um adulto idoso que terá, previamente, um enquadramento teórico relativo ao instrumento a utilizar, assim como uma componente de simulação da respetiva administração, em contexto de sala de aula, com feedback pela docente e pares.


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  35
  Total: 35

Avaliação Contínua

Avaliação distribuída com vários componentes de avaliação: (i) apresentação oral dos resultados obtidos na administração de instrumento de rastreio de déficite cognitivo e respetiva análise crítica e (ii) realização de uma prova escrita na data do exame.

Cada momento de avaliação tem um peso específico na classificação final da disciplina: 

  • apresentação oral dos resultados obtidos na administração do Mini Mental State Examination (MMSE) (50%); 
  • prova escrita (50%);
Cada classificação parcelar deverá ter pelo menos 6,5 valores.

Nota: a realização do elemento de avaliação Apresentação oral dos resultados obtidos na administração do Mini Mental State Examination (MMSE) presupõe a presença obrigatória na aula onde é efetuado exercício de simulação da adminsitração do referido instrumento

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Exame final (100% de ponderação)

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas expositivas pretendem dotar os estudantes do conhecimento sobre os conteúdos temáticos que constituem o program da UC.
A administração de instrumento de screening cognitivo a um adulto idoso, permitirá treino de competências de relação numa aproximação de contexto prático, no âmbito do processo de aprendizagem, assim como:
- a capacitação na adequada administração, cotação e interpretação de resultados;
- estruturação da informação a apresentar sobre o avaliado e respetiva pertinência para compreensão dos resultados obtidos;

- treino de competências de comunicação (especificamente de oralidade).