Código: | G2410334 | Sigla: | QEGS | |
Áreas Científicas: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LG | 6 | Aviso nº 18228/2024/2 | 3º | 4 ECTS | 32,5 | 32,5 |
Teóricas: | 17,50 |
Inquéritos: | 3,00 |
Docência - Horas
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Pretende-se promover uma reflexão em torno de questões relevantes, dotando os alunos de competências críticas e teoricamente sustentadas para a análise dos processos de envelhecimento contemporâneos. Assim, o estudante deverá ficar apto a: i) Problematizar modalidades múltiplas e interseccionais de discriminação social, bem como formas não normativas de (re)construção relacional ao longo do envelhecimento; ii) Identificar múltiplas formas de violência e maus-tratos contra as pessoas mais velhas, suas causas e mecanismos de resposta; iii) Refletir sobre o potencial das tecnologias na promoção de um envelhecimento saudável, seus contextos de aplicação e limites éticos iv)Consciencializar para os limites das respostas tradicionais, refletindo sobre as exigências e implicações de novas respostas de aging in place; v) Conhecer e acionar respostas não farmacológicas para o envelhecimento, promotoras do bem-estar psicossocial e da preservação de competências emocionais, cognitivas e sensoriais.
1. Sexualidade(s) Não-Normativas e Envelhecimento
Esta UC visa a produzir reflexão sobre problemáticas ou intervenções que pela sua pertinência e/ou carácter inovador possam ajudar a traçar caminhos para a reflexão e a intervenção em gerontologia. Os primeiros dois pontos do programa evidenciam a preocupação na transmissão de conhecimento sobre múltiplas discriminações em torno da(s)sexualidade(s) não normativas no envelhecimento e múltiplas formas de exercer violência e maus-tratos sobre adultos mais velhos. Os 3 últimos pontos dos conteúdos, dão resposta aos 3 últimos objetivos, essencialmente centrados na reflexão em torno de contextos, formas ou dispositivos de apoio aos processos de envelhecimento que, refletindo sobre os limites das soluções tradicionais e contrariando práticas ou respostas estereotipadas, contribuam para que adultos mais velhos preservem a sua autonomia e independência, o seu bem-estar e o seu sentido de pertença a contextos familiares, com tudo o que representam em termos simbólicos, relacionais e emocionais.
Fearing G, Sheppard CL, McDonald L, Beaulieu M, Hitzig SL. ;A systematic review on community-based interventions for elder abuse and neglect.external icon , J Elder Abuse Negl.; 29(2-3): 102-133, 2017. ISBN: doi:10.1080/08946566.2017.1308286. |
Fonseca, A. M. ;Ageing in Place. Envelhecimento em Casa e na Comunidade. Modelos e estratégias centrados na autonomia, participação social e promoção do bem-estar das pessoas idosas, Fundação Calouste Gulbenkian/Universidade Católica Portuguesa, 2012 |
Magalhães, S. I. & Nogueira, C. (Coord.);Envelhecimento, Género e Sexualidades, V. N. Famalicão: Edições Húmus ¿Coleção Debater o Social, 55., 2021 |
Paulino, M. & Costa, D.;Maus-tratos a pessoas idosas., Lisboa: Pactor Editora, 2020 |
Phillips, J., Ajrouch, K., & Hillcoat-Nallétamby, S.;Key concepts in Social Gerontology, London: SAGE, 2010 |
Peine, A., Marshall, B., Martin, W., & Neven, L;Socio-gerontechnology. Interdisciplinary Critical Studies of Ageing and Technology, New York: Routledge, 2021 |
As metodologias de ensino em aula, incluem a exposição de conteúdos pelos docentes, complementada pela discussão ativa de textos científicos, análise de estatísticas e análise de casos, bem como pela exploração pedagógica de material audiovisual (e.g. apresentação de projetos, filmes ou documentários). Pretende-se, igualmente, que os alunos tenham oportunidade de debater e questionar os temas em estudo, favorecendo uma aprendizagem ativa, pelo que se aulas deverão ser interativas, apelando à participação ativa e à problematização coletiva.
A avaliação final consistirá em uma de duas opções:
1. AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA:
- participação nas aulas (10%)
- trabalho escrito individual (versando sobre um tema do programa) (60%) - a entregar em data de exame final
- apresentação do trabalho final - última aula da UC -(30%) 3 de junho, 2025
2. AVALIAÇÃO FINAL
- exame final (100%)
1
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 35 | |
Assiduidade e participação ativa nas aulas - 10% | Participação Presencial | ||
Trabalho individual sobre um tema à escolha - 60% | Relatório/Dissertação | ||
Apresentação oral do trabalho - 30% | Participação Presencial | ||
Total: | 35 |
Considerando os objetivos da disciplina traçados para os alunos, as metodologias de ensino procuram privilegiar a aquisição de conhecimentos que favoreçam a consciencialização para temas e problemáticas emergentes que requerem a maior atenção do trabalho do gerontólogo. Este trabalho apela à transmissão de conteúdos teóricos e estatísticos que promovam o conhecimento dos fenómenos em análise, e suas causalidades, complementados pela leitura de artigos que estimulem o pensamento crítico, o questionamento sobre os processos de envelhecimento na contemporaneidade. Por outro lado, a partilha de exemplos de intervenções não farmacológicas, consideradas boas práticas na promoção do bem-estar psicossocial no envelhecimento, seja pela visualização de filmes, leitura de notícias, partilha de exemplos por parte de profissionais ou outras estratégias que se possam afigurar como relevantes, serão valorizadas sempre que favoreçam o alargamento de horizontes e a concretização heurística de modalidades de intervenção capacitadoras de adultos mais velhos.