Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Fornecer aos alunos conhecimentos substantivos sobre as grandes evoluções das sociedades contemporâneas de modo a romper com as visões de senso comum relativamente a um conjunto de fenómenos sociais: - Desenvolver a capacidade de compreensão e de análise científica da génese dos problemas sociais - Desenvolver a capacidade de compreensão da especificidade dos padrões de desenvolvimento da sociedade portuguesa enquanto sociedade de desenvolvimento intermédio - Desenvolver a capacidade de observar e interpretar a diversidade sócio-cultural no seio da própria sociedade portuguesa
Programa
Divisão do trabalho, dinâmicas económicas e integração social
1. Conceitos básicos: instituições económicas, trabalho, emprego, divisão técnica e social do trabalho, sectores e ramos de actividade económica, população activa/inactiva, taxa de actividade, taxa de desemprego, profissão e situação na profissão, qualificação, terciarização, integração social
2. A insegurança no/do emprego. 2.1. O desemprego de massa na «era da globalização» 2.2. A precarização das relações contratuais 2.3. Metamorfoses da questão social: relação salarial concorrencial; relação salarial fordista; a regressão social desde o último quarto do séc. XX
3. Satisfação e sofrimento no trabalho: a evolução dos sistemas de trabalho 3.1. Do sistema de trabalho oficinal ao taylorismo/crise do trabalho operário 3.2. Toyotismo, organização qualificante e intensificação do ritmo de trabalho
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
As transformações económicas a que as sociedades modernas têm vindo a assistir produzem profundas desigualdades sociais em matéria de acesso ao mercado de emprego e geram problemas sociais como o desemprego crescente, a precarização do emprego e novas formas de sofrimento no trabalho. Romper com visões estereotipadas sobre a realidade social nesta matéria, nomeadamente as que colocam no indivíduo e nas suas características a génese dos problemas (como o desemprego, por exemplo) é fundamental para a intervenção do Assistente Social. Nesse sentido, o programa da disciplina contempla um conjunto de conceitos e de teorias cujo domínio é fundamental para compreender a génese dos problemas sociais em estudo, assim como as próprias particularidades de desenvolvimento da sociedade portuguesa.
Bibliografia Principal
Almeida, J. F. (coord.) ;Introdução à Sociologia, Universidade Aberta, 1994
Carmo, H. ;Problemas Sociais Contemporâneos, Universidade Aberta, 2001
Castel, R. ;L¿insécurité sociale. Qu¿est-ce qu¿être protégé?, Seuil, 2003
Diogo, F. ;Precários voláteis e trajectórias de emprego em carrossel, o caso dos beneficiários do RSI, Forum Sociológico, 20: 29-38. Disponível em https://journals.openedition.org/sociologico/90 , 2010
Engels, F. ;A situação da classe trabalhadora em Inglaterra, Afrontamento, s.d.
Freire, J. ;Sociologia do Trabalho, Afrontamento, 2002
Giddens, A. ;Sociologia, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997
Giddens, A. ;Sociology, Polity Press, 2021
Kovács, I. ;Flexibilidade e crise de emprego: tendências e controvérsias, SOCIUS Working Papers, nº 8. ISEG., 2006
Mousli, M. ;Taylor et l¿organisation scientifique du travail, Alternatives Economiques, nº 238, 2006
Sá, T. ;"Precariedade" e "trabalho precário": consequências sociais da precarização laboral, Configurações. Revista de Sociologia, n.º 7., 2010
Santos, B. de S. ;Estado e Sociedade em Portugal (1974-1988), Afrontamento, 1990
Standing, G. ;O precariado. A nova classe perigososa, Presença, 2014
Ferreira, P. I.;Serviço Social e vulnerabilidades laborais: desafios face à complexidade do mundo atual, Intervenção Social, 49/50, pp.43-66, 2017
Bibliografia Complementar
Worsley, P. ;Introdução à Sociologia, D. Quixote, 1973
Diogo, F.;Precariedade no emprego em Portugal e desigualdades sociais: alguns contributos, Universidade dos Açores. Disponível em https://repositorio.uac.pt/bitstream/10400.3/2722/1/Precariedade%20no%20emprego%20em%20Portugal%20e%20desigualdades%20sociais.pdf, 2012
Métodos de Ensino
A disciplina de Fenómenos Societais 1 é uma disciplina teórica. Não obstante, as aulas não se traduzem em mera exposição de conteúdos mas contemplam, simultaneamente, actividades diversificadas estimuladoras da aprendizagem e que contrariam a lógica da mera memorização de conteúdos: exercícios práticos de realização de cálculos de diversos indicadores com o objectivo de treinar o raciocínio; análise de resultados de cálculos efectuados ou de dados estatísticos com o objectivo de identificar fenómenos sociais, leitura e discussão de textos fornecidos, visualização de filmes/documentários sobre a realidade portuguesa em matéria de organização económica.
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
45
Total:
45
Avaliação Contínua
Os estudantes podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída
a) Teste escrito a realizar na época de exames em janeiro de 2025. Ponderação - 70%
b) Trabalho de grupo - ponderação de 30%. Consultar guião orientador na pasta de documentos no Sigarra.
NOTE BEM: i) Só poderão manter-se em avaliação distribuída os estudantes que assistam a pelo menos 65% das aulas previstas para a UC. Esta regra não se aplica aos estudantes abrangidos por regulamentos especiais (Lei 116/1997 e Lei 90/2001).
ii) Ao abrigo do artigo 11º do RAC serão aprovadas em avaliação distribuída os estudantes que no final tenham uma classificação igual ou superior a 10 valores, desde que nas classificações parcelares tenham pelo menos 6,5 valores. Os estudantes devem ler com atenção o artigo 11º do RAC.
2. Exame final Realização de uma prova escrita na época de exames.
Avaliação Final
Avaliação Distribuída
Teste = 70%
Trabalho de grupo = 30%
Exame final
Exame escrito = 100%
Provas e Trabalhos Especiais
Não aplicável.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas do RAC.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
De acordo com as normas do RAC.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A compreensão e análise científica da génese dos problemas sociais estreitamente relacionados com as transformações económicas, bem como a capacidade de observar e interpretar a diversidade sócio-cultural da sociedade portuguesa, não se coadunam com a mera memorização de conteúdos. O recurso a estratégias pedagógicas que passam pela implicação activa dos alunos no processo de aprendizagem e conhecimento, através da realização de exercícios práticos diversificados, revela-se a mais adequada.