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Fenómenos Societais 1


Código: SS2210201    Sigla: FS1
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 43 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 5 ECTS 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Teóricas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 3,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
Idalina Maria Morais Machado   3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Fornecer aos alunos conhecimentos substantivos sobre as grandes evoluções das sociedades contemporâneas de modo a romper com as visões de senso comum relativamente a um conjunto de fenómenos sociais:
- Desenvolver a capacidade de compreensão e de análise científica da génese dos problemas sociais
- Desenvolver a capacidade de compreensão da especificidade dos padrões de desenvolvimento da sociedade portuguesa enquanto sociedade de desenvolvimento intermédio
- Desenvolver a capacidade de observar e interpretar a diversidade sócio-cultural no seio da própria sociedade portuguesa

Programa

Divisão do trabalho, dinâmicas económicas e integração social

1. Conceitos básicos: instituições económicas, trabalho, emprego, divisão técnica e social do trabalho, sectores e ramos de actividade económica, população activa/inactiva, taxa de actividade, taxa de desemprego, profissão e situação na profissão, qualificação, terciarização, integração social

2. A insegurança no/do emprego.
2.1. O desemprego de massa na «era da globalização»
2.2. A precarização das relações contratuais
2.3. Metamorfoses da questão social: relação salarial concorrencial; relação salarial fordista; a regressão social desde o último quarto do séc. XX

3. Satisfação e sofrimento no trabalho: a evolução dos sistemas de trabalho
3.1. Do sistema de trabalho oficinal ao taylorismo/crise do trabalho operário
3.2. Toyotismo, organização qualificante e intensificação do ritmo de trabalho

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

As transformações económicas a que as sociedades modernas têm vindo a assistir produzem profundas desigualdades sociais em matéria de acesso ao mercado de emprego e geram problemas sociais como o desemprego crescente, a precarização do emprego e novas formas de sofrimento no trabalho. Romper com visões estereotipadas sobre a realidade social nesta matéria, nomeadamente as que colocam no indivíduo e nas suas características a génese dos problemas (como o desemprego, por exemplo) é fundamental para a intervenção do Assistente Social. Nesse sentido, o programa da disciplina contempla um conjunto de conceitos e de teorias cujo domínio é fundamental para compreender a génese dos problemas sociais em estudo, assim como as próprias particularidades de desenvolvimento da sociedade portuguesa.

Bibliografia Principal

Almeida, J. F. (coord.) ;Introdução à Sociologia, Universidade Aberta, 1994
Carmo, H. ;Problemas Sociais Contemporâneos, Universidade Aberta, 2001
Castel, R. ;L¿insécurité sociale. Qu¿est-ce qu¿être protégé?, Seuil, 2003
Diogo, F. ;Precários voláteis e trajectórias de emprego em carrossel, o caso dos beneficiários do RSI, Forum Sociológico, 20: 29-38. Disponível em https://journals.openedition.org/sociologico/90 , 2010
Engels, F. ;A situação da classe trabalhadora em Inglaterra, Afrontamento, s.d.
Freire, J. ;Sociologia do Trabalho, Afrontamento, 2002
Giddens, A. ;Sociologia, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997
Giddens, A. ;Sociology, Polity Press, 2021
Kovács, I. ;Flexibilidade e crise de emprego: tendências e controvérsias, SOCIUS Working Papers, nº 8. ISEG., 2006
Mousli, M. ;Taylor et l¿organisation scientifique du travail, Alternatives Economiques, nº 238, 2006
Sá, T. ;"Precariedade" e "trabalho precário": consequências sociais da precarização laboral, Configurações. Revista de Sociologia, n.º 7., 2010
Santos, B. de S. ;Estado e Sociedade em Portugal (1974-1988), Afrontamento, 1990
Standing, G. ;O precariado. A nova classe perigososa, Presença, 2014
Ferreira, P. I.;Serviço Social e vulnerabilidades laborais: desafios face à complexidade do mundo atual, Intervenção Social, 49/50, pp.43-66, 2017

Bibliografia Complementar

Worsley, P. ;Introdução à Sociologia, D. Quixote, 1973
Diogo, F.;Precariedade no emprego em Portugal e desigualdades sociais: alguns contributos, Universidade dos Açores. Disponível em https://repositorio.uac.pt/bitstream/10400.3/2722/1/Precariedade%20no%20emprego%20em%20Portugal%20e%20desigualdades%20sociais.pdf, 2012

Métodos de Ensino

A disciplina de Fenómenos Societais 1 é uma disciplina teórica. Não obstante, as aulas não se traduzem em mera exposição de conteúdos mas contemplam, simultaneamente, actividades diversificadas estimuladoras da aprendizagem e que contrariam a lógica da mera memorização de conteúdos: exercícios práticos de realização de cálculos de diversos indicadores com o objectivo de treinar o raciocínio; análise de resultados de cálculos efectuados ou de dados estatísticos com o objectivo de identificar fenómenos sociais, leitura e discussão de textos fornecidos, visualização de filmes/documentários sobre a realidade portuguesa em matéria de organização económica.


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua

Os estudantes podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

1. Avaliação distribuída

a) Teste escrito a realizar na época de exames em janeiro de 2025. Ponderação - 70%

b) Trabalho de grupo - ponderação de 30%. Consultar guião orientador na pasta de documentos no Sigarra.

NOTE BEM:
i) Só poderão manter-se em avaliação distribuída os estudantes que assistam a pelo menos 65% das aulas previstas para a UC. Esta regra não se aplica aos estudantes abrangidos por regulamentos especiais (Lei 116/1997 e Lei 90/2001).

ii) Ao abrigo do artigo 11º do RAC serão aprovadas em avaliação distribuída os estudantes que no final tenham uma classificação igual ou superior a 10 valores, desde que nas classificações parcelares tenham pelo menos 6,5 valores.
Os estudantes devem ler com atenção o artigo 11º do RAC.

2. Exame final
Realização de uma prova escrita na época de exames.

Avaliação Final

Avaliação Distribuída
Teste = 70%
Trabalho de grupo = 30%

Exame final
Exame escrito = 100%

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas do RAC.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com as normas do RAC.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A compreensão e análise científica da génese dos problemas sociais estreitamente relacionados com as transformações económicas, bem como a capacidade de observar e interpretar a diversidade sócio-cultural da sociedade portuguesa, não se coadunam com a mera memorização de conteúdos. O recurso a estratégias pedagógicas que passam pela implicação activa dos alunos no processo de aprendizagem e conhecimento, através da realização de exercícios práticos diversificados, revela-se a mais adequada.